Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes. |
id |
UFCG_d0baa547d7f4eaa4da5b4bf0ead39a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27688 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG.Leitura e escrita de sinaisCurso de Letras Libras - UFCGLibrasEstudos linguísticosAprendizagemEscrita de sinaisSignal reading and writingLibras Letters Course - UFCGPoundsLinguistic studiesLearningSign writingLinguísticaEste trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMARTINS, Shayane Tayana.MARTINS, S. T.http://lattes.cnpq.br/3625457287627057MARQUES, Ewerton Carlos Matos.MARQUES, E. C. M.OLIVEIRA, Germana Silva de.OLIVEIRA, G. S.SILVA, Rodrigo Lima da.2022-03-312022-10-24T23:46:46Z2022-10-242022-10-24T23:46:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-24T23:47:42Zoai:localhost:riufcg/27688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-24T23:47:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG. |
title |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
spellingShingle |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. SILVA, Rodrigo Lima da. Leitura e escrita de sinais Curso de Letras Libras - UFCG Libras Estudos linguísticos Aprendizagem Escrita de sinais Signal reading and writing Libras Letters Course - UFCG Pounds Linguistic studies Learning Sign writing Linguística |
title_short |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
title_full |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
title_fullStr |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
title_full_unstemmed |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
title_sort |
Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. |
author |
SILVA, Rodrigo Lima da. |
author_facet |
SILVA, Rodrigo Lima da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARTINS, Shayane Tayana. MARTINS, S. T. http://lattes.cnpq.br/3625457287627057 MARQUES, Ewerton Carlos Matos. MARQUES, E. C. M. OLIVEIRA, Germana Silva de. OLIVEIRA, G. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rodrigo Lima da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita de sinais Curso de Letras Libras - UFCG Libras Estudos linguísticos Aprendizagem Escrita de sinais Signal reading and writing Libras Letters Course - UFCG Pounds Linguistic studies Learning Sign writing Linguística |
topic |
Leitura e escrita de sinais Curso de Letras Libras - UFCG Libras Estudos linguísticos Aprendizagem Escrita de sinais Signal reading and writing Libras Letters Course - UFCG Pounds Linguistic studies Learning Sign writing Linguística |
description |
Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 2022-10-24T23:46:46Z 2022-10-24 2022-10-24T23:46:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559222030336 |