Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rodrigo Lima da.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes.
id UFCG_d0baa547d7f4eaa4da5b4bf0ead39a99
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27688
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG.Leitura e escrita de sinaisCurso de Letras Libras - UFCGLibrasEstudos linguísticosAprendizagemEscrita de sinaisSignal reading and writingLibras Letters Course - UFCGPoundsLinguistic studiesLearningSign writingLinguísticaEste trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMARTINS, Shayane Tayana.MARTINS, S. T.http://lattes.cnpq.br/3625457287627057MARQUES, Ewerton Carlos Matos.MARQUES, E. C. M.OLIVEIRA, Germana Silva de.OLIVEIRA, G. S.SILVA, Rodrigo Lima da.2022-03-312022-10-24T23:46:46Z2022-10-242022-10-24T23:46:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-24T23:47:42Zoai:localhost:riufcg/27688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-24T23:47:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
Process of reading and writing signs: a case study with students of the course of Letters Libras at UFCG.
title Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
spellingShingle Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
SILVA, Rodrigo Lima da.
Leitura e escrita de sinais
Curso de Letras Libras - UFCG
Libras
Estudos linguísticos
Aprendizagem
Escrita de sinais
Signal reading and writing
Libras Letters Course - UFCG
Pounds
Linguistic studies
Learning
Sign writing
Linguística
title_short Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
title_full Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
title_fullStr Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
title_full_unstemmed Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
title_sort Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG.
author SILVA, Rodrigo Lima da.
author_facet SILVA, Rodrigo Lima da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, Shayane Tayana.
MARTINS, S. T.
http://lattes.cnpq.br/3625457287627057
MARQUES, Ewerton Carlos Matos.
MARQUES, E. C. M.
OLIVEIRA, Germana Silva de.
OLIVEIRA, G. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rodrigo Lima da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita de sinais
Curso de Letras Libras - UFCG
Libras
Estudos linguísticos
Aprendizagem
Escrita de sinais
Signal reading and writing
Libras Letters Course - UFCG
Pounds
Linguistic studies
Learning
Sign writing
Linguística
topic Leitura e escrita de sinais
Curso de Letras Libras - UFCG
Libras
Estudos linguísticos
Aprendizagem
Escrita de sinais
Signal reading and writing
Libras Letters Course - UFCG
Pounds
Linguistic studies
Learning
Sign writing
Linguística
description Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a aprendizagem da Escrita de Sinais (ES) a partir dos perfis dos alunos surdos e ouvintes do curso de Licenciatura em Letras- Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo teve como objetivo geral investigar por meio de um estudo de caso licenciandos do curso Letras-Libras para saber como se deu o conhecimento da Escrita de Sinais no Curso. E como objetivos específicos: (a) Apontar os aspectos históricos da Escrita de Sinais; (b) Discutir a relevância do ensino/aprendizagem da leitura e a escrita em ELS nos cursos de Licenciatura em Letras Libras e; (c) Analisar os relatos de experiência dos alunos graduandos que cursaram a disciplina de Escrita de Sinais, apresentando as facilidades e dificuldades neste percurso. O estudo referencial da escrita de sinais teve como elementos teóricos essenciais a ampliação da comunicação e expressão do surdo no ensino aprendizagem de Libras em relação a Escrita de Sinais I (OLIVEIRA, M. e OLIVEIRA, 2020; KLIMSA, SAMPAIO, KLIMSA, 2011); os sistemas de escrita de sinais no Brasil (SILVA, COSTA, BOZOLI E GUMIERO, 2018); e o ensino de produção textual da escrita de sinais (COELHO e PALOMANES, 2019). A metodologia da pesquisa foi qualitativa e quantitativa (GIL, 2008) e do tipo estudo de caso (ORSOLINI e OLIVEIRA, 2019). Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário de quinze perguntas abertas e fechadas. As perguntas categorizam os dados em três categorias: 1- identificação do aluno; 2- perspectiva sobre escrita de sinais; 3- aprendizado na disciplina de escrita de sinais. As respostas foram dispostas em gráficos analisados buscando relacionar os dados dos gráficos com os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam que o espaço da escrita de sinais no curso de Letras Libras interfere no processo de aprendizagem da leitura e escrita da língua de sinais no Curso; que a expressão de escrita e leitura no processo de aprendizagem é muito limitada para seu aprendizado; que as facilidades e dificuldades estimuladas na leitura e escrita são parte do conhecimento da aprendizagem de escrita de sinais por estes alunos que, formados, serão os futuros profissionais professores de Libras surdos e ouvintes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
2022-10-24T23:46:46Z
2022-10-24
2022-10-24T23:46:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
identifier_str_mv SILVA, Rodrigo Lima da. Processo de leitura e escrita de sinais: um estudo de caso com discentes do curso de Letras Libras da UFCG. 2022. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559222030336