Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRATA, Amanda da Silva.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133
Resumo: O tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade.
id UFCG_d22de5bd67f541ed9a18e3a855c5d0fb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7133
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.EJA students' perception of solidarity economy.Educação de jovens e adultosEconomia solidáriaPercepçãoYouth and adult education  Solidarity economy  PerceptionO tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade.The theme Solidarity Economy has been increasingly discussed today. This paper came from a concern about the discussion about Solidarity Economy in schools, more specifically in the EJA classrooms. During the specialization course in Youth and Adult Education with emphasis in Solidarity Economy, at UFCG, Sumé / PB, the concepts related to this alternative economy were widely discussed, always seeking to establish relationships between youth and adult education and economics as a way of modifying an unsustainable social reality, generated by the current economic system: Capitalism. However, it is not known how this discussion in schools occurs or if it actually occurs. Thus, we sought throughout this investigation to identify the perception that young people and adults, students, have about Solidary Economy. Thus, the present work aims to present the importance of disseminating the perspective of Solidarity Economy in schools for students of EJA, aiming to offer a new vision to this public, which seeks so much to enter the job market. A descriptive-exploratory research was conducted, with a qualitative approach with students of EJA from a municipal school in the city of Monteiro - PB, and it was found that these students have never heard about the principles of Solidary Economy, therefore, need to know the Solidarity Economy and thus disseminate this new economy that preaches equality, unity, sustainability and solidarity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antônio Coêlho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670VITAL, Adriana Meira.LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.PRATA, Amanda da Silva.2013-09-302019-09-19T11:17:59Z2019-09-192019-09-19T11:17:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.pratahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-10T20:12:53Zoai:localhost:riufcg/7133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-10T20:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
EJA students' perception of solidarity economy.
title Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
spellingShingle Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
PRATA, Amanda da Silva.
Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Percepção
Youth and adult education  
Solidarity economy  
Perception
title_short Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
title_full Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
title_fullStr Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
title_full_unstemmed Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
title_sort Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
author PRATA, Amanda da Silva.
author_facet PRATA, Amanda da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
SILVA, L. A. C.
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670
VITAL, Adriana Meira.
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv PRATA, Amanda da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Percepção
Youth and adult education  
Solidarity economy  
Perception
topic Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Percepção
Youth and adult education  
Solidarity economy  
Perception
description O tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
2019-09-19T11:17:59Z
2019-09-19
2019-09-19T11:17:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133
PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133
identifier_str_mv PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744395435507712