Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133 |
Resumo: | O tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade. |
id |
UFCG_d22de5bd67f541ed9a18e3a855c5d0fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7133 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária.EJA students' perception of solidarity economy.Educação de jovens e adultosEconomia solidáriaPercepçãoYouth and adult education Solidarity economy PerceptionO tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade.The theme Solidarity Economy has been increasingly discussed today. This paper came from a concern about the discussion about Solidarity Economy in schools, more specifically in the EJA classrooms. During the specialization course in Youth and Adult Education with emphasis in Solidarity Economy, at UFCG, Sumé / PB, the concepts related to this alternative economy were widely discussed, always seeking to establish relationships between youth and adult education and economics as a way of modifying an unsustainable social reality, generated by the current economic system: Capitalism. However, it is not known how this discussion in schools occurs or if it actually occurs. Thus, we sought throughout this investigation to identify the perception that young people and adults, students, have about Solidary Economy. Thus, the present work aims to present the importance of disseminating the perspective of Solidarity Economy in schools for students of EJA, aiming to offer a new vision to this public, which seeks so much to enter the job market. A descriptive-exploratory research was conducted, with a qualitative approach with students of EJA from a municipal school in the city of Monteiro - PB, and it was found that these students have never heard about the principles of Solidary Economy, therefore, need to know the Solidarity Economy and thus disseminate this new economy that preaches equality, unity, sustainability and solidarity.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antônio Coêlho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670VITAL, Adriana Meira.LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.PRATA, Amanda da Silva.2013-09-302019-09-19T11:17:59Z2019-09-192019-09-19T11:17:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.pratahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-10T20:12:53Zoai:localhost:riufcg/7133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-10T20:12:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. EJA students' perception of solidarity economy. |
title |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. |
spellingShingle |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. PRATA, Amanda da Silva. Educação de jovens e adultos Economia solidária Percepção Youth and adult education Solidarity economy Perception |
title_short |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. |
title_full |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. |
title_fullStr |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. |
title_full_unstemmed |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. |
title_sort |
Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. |
author |
PRATA, Amanda da Silva. |
author_facet |
PRATA, Amanda da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Luiz Antônio Coêlho da. SILVA, L. A. C. http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 VITAL, Adriana Meira. LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PRATA, Amanda da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Economia solidária Percepção Youth and adult education Solidarity economy Perception |
topic |
Educação de jovens e adultos Economia solidária Percepção Youth and adult education Solidarity economy Perception |
description |
O tema Economia Solidaria vem sendo cada vez mais discutido na atualidade. Este trabalho partiu de uma inquietação a respeito da discussão sobre Economia Solidaria nas escolas, mais especificamente nas salas de aula de EJA. Durante o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com enfase em Economia Solidaria, na UFCG, Sumé/PB, foram discutidos amplamente os conceitos relativos a esta economia alternativa, sempre buscando estabelecer relações entre educação de jovens e adultos e economia como uma forma de modificar uma realidade social insustentável, gerada pelo atual sistema econômico: o Capitalismo. Entretanto, não se sabe como se da esta discussão nas escolas nem se de fato ela ocorre. Assim, buscou-se ao longo desta investigação identificar a percepção que os jovens e adultos, estudantes, tem sobre Economia Solidaria. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar a importância de disseminar a perspectiva da Economia Solidaria nas escolas para alunos de EJA, visando oferecer uma nova visão a este publico, que tanto busca inserir-se no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa junto a estudantes de EJA de uma escola municipal do município de Monteiro - PB, e verificou-se que estes estudantes nunca ouviram falar sobre os princípios da Economia Solidaria, portanto, precisam conhecer a Economia Solidaria e assim disseminar esta nova economia que prega a igualdade, união, sustentabilidade e solidariedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 2019-09-19T11:17:59Z 2019-09-19 2019-09-19T11:17:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133 PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.prata http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133 |
identifier_str_mv |
PRATA, Amanda da Silva. Percepção dos estudantes da EJA sobre economia solidária. 2013. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744395435507712 |