Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHO, Luan Emiliano.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673
Resumo: A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos.
id UFCG_d55ee8c61a7cf02332dec73a104fbbf6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14673
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.Market research: blind beer tests with academics from the CCJS-UFCG administration course.MarketingDegustaçãoSaborCervejaMarcaMarketingTastingFlavorBeerBrandAdministraçãoA cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos.Beer is one of the most consumed beverages in the Brazilian market, currently considered a cultural symbol. The brewing market is growing above the national average in Brazil compared to other sectors of the economy. In this market scenario are disputing the preference of the consumers several national and international breweries. The general objective of the research is to know through a blind tasting test the perception of academic beer consumers and enrolled in the Administration Course of CCJS-UFCG regarding the identification of different brands of beers commercialized in the region of Sousa-PB. Regarding the methodological procedures, the research is characterized as exploratory, descriptive, field experiment and has a mixed approach: qualitative and quantitative. The main technique used was the blind test with beer commercialized in the region polarized by the Municipality of Sousa-PB: the participants were divided into three groups, with equal number of participants and two brands of beers (type A and type B) were adopted; each group underwent two samples of beers, but without knowing their specifications (brand, packaging, etc.). The results obtained with these tests showed that the majority of the participants of groups 1 and 2, despite claiming to be able to identify the beers they consume, presented conflicting reactions when they tried two samples of the same beer; while the participants in group 3 were more assertive.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMELO, Wellington Ferreira de.MELO, W. F.http://lattes.cnpq.br/3396550972394218SILVA, Valterlin dos Santos.SANTOS, V. S.MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.PINHO, Luan Emiliano.20182020-08-30T17:37:15Z2020-08-302020-08-30T17:37:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673PINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-29T20:51:00Zoai:localhost:riufcg/14673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-29T20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
Market research: blind beer tests with academics from the CCJS-UFCG administration course.
title Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
spellingShingle Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
PINHO, Luan Emiliano.
Marketing
Degustação
Sabor
Cerveja
Marca
Marketing
Tasting
Flavor
Beer
Brand
Administração
title_short Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
title_full Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
title_fullStr Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
title_full_unstemmed Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
title_sort Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
author PINHO, Luan Emiliano.
author_facet PINHO, Luan Emiliano.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MELO, Wellington Ferreira de.
MELO, W. F.
http://lattes.cnpq.br/3396550972394218
SILVA, Valterlin dos Santos.
SANTOS, V. S.
MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
MACRI, L. M. S. R.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHO, Luan Emiliano.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Degustação
Sabor
Cerveja
Marca
Marketing
Tasting
Flavor
Beer
Brand
Administração
topic Marketing
Degustação
Sabor
Cerveja
Marca
Marketing
Tasting
Flavor
Beer
Brand
Administração
description A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-30T17:37:15Z
2020-08-30
2020-08-30T17:37:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673
PINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673
identifier_str_mv PINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744458360553472