Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673 |
Resumo: | A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos. |
id |
UFCG_d55ee8c61a7cf02332dec73a104fbbf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14673 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG.Market research: blind beer tests with academics from the CCJS-UFCG administration course.MarketingDegustaçãoSaborCervejaMarcaMarketingTastingFlavorBeerBrandAdministraçãoA cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos.Beer is one of the most consumed beverages in the Brazilian market, currently considered a cultural symbol. The brewing market is growing above the national average in Brazil compared to other sectors of the economy. In this market scenario are disputing the preference of the consumers several national and international breweries. The general objective of the research is to know through a blind tasting test the perception of academic beer consumers and enrolled in the Administration Course of CCJS-UFCG regarding the identification of different brands of beers commercialized in the region of Sousa-PB. Regarding the methodological procedures, the research is characterized as exploratory, descriptive, field experiment and has a mixed approach: qualitative and quantitative. The main technique used was the blind test with beer commercialized in the region polarized by the Municipality of Sousa-PB: the participants were divided into three groups, with equal number of participants and two brands of beers (type A and type B) were adopted; each group underwent two samples of beers, but without knowing their specifications (brand, packaging, etc.). The results obtained with these tests showed that the majority of the participants of groups 1 and 2, despite claiming to be able to identify the beers they consume, presented conflicting reactions when they tried two samples of the same beer; while the participants in group 3 were more assertive.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMELO, Wellington Ferreira de.MELO, W. F.http://lattes.cnpq.br/3396550972394218SILVA, Valterlin dos Santos.SANTOS, V. S.MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.MACRI, L. M. S. R.PINHO, Luan Emiliano.20182020-08-30T17:37:15Z2020-08-302020-08-30T17:37:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673PINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-29T20:51:00Zoai:localhost:riufcg/14673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-29T20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. Market research: blind beer tests with academics from the CCJS-UFCG administration course. |
title |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. |
spellingShingle |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. PINHO, Luan Emiliano. Marketing Degustação Sabor Cerveja Marca Marketing Tasting Flavor Beer Brand Administração |
title_short |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. |
title_full |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. |
title_fullStr |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. |
title_full_unstemmed |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. |
title_sort |
Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. |
author |
PINHO, Luan Emiliano. |
author_facet |
PINHO, Luan Emiliano. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MELO, Wellington Ferreira de. MELO, W. F. http://lattes.cnpq.br/3396550972394218 SILVA, Valterlin dos Santos. SANTOS, V. S. MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues. MACRI, L. M. S. R. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHO, Luan Emiliano. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Degustação Sabor Cerveja Marca Marketing Tasting Flavor Beer Brand Administração |
topic |
Marketing Degustação Sabor Cerveja Marca Marketing Tasting Flavor Beer Brand Administração |
description |
A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mercado brasileiro, considerada atualmente um símbolo cultural. O mercado cervejeiro cresce acima da média nacional no Brasil em comparação com outros setores da economia. Neste cenário mercadológico encontram-se disputando a preferência dos consumidores várias cervejarias nacionais e internacionais. O objetivo geral da pesquisa é conhecer através de um teste de degustação às cegas a percepção dos acadêmicos consumidores de cerveja e matriculados no Curso de Administração do CCJS-UFCG quanto a identificação de diferentes marcas de cervejas comercializadas na região de Sousa-PB. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é caracterizada como exploratória, descritiva, experimento de campo e tem abordagem mista: qualitativa e quantitativa. A principal técnica adotada foi o teste às cegas com cervejas comercializadas na região polarizada pelo Município de Sousa-PB: os participantes foram divididos em três grupos, com igual número de participantes e duas marcas de cervejas (tipo A e tipo B) foram adotadas; cada grupo foi submetido a experimentar duas amostras de cervejas, porém sem saberem suas especificações (marca, embalagem, etc.). Os resultados obtidos com os referidos testes, demonstraram que a maioria dos participantes dos grupos 1 e 2, apesar de afirmarem ser capazes de identificar as cervejas que consomem, apresentaram reações conflitantes quando experimentavam duas amostras da mesma cerveja; enquanto os participantes do grupo 3 foram mais assertivos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-08-30T17:37:15Z 2020-08-30 2020-08-30T17:37:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673 PINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14673 |
identifier_str_mv |
PINHO, Luan Emiliano. Pesquisa de mercado: testes cegos de cervejas com acadêmicos do curso de administração do CCJS-UFCG. 2018. 43fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB –Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744458360553472 |