Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347 |
Resumo: | A educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente. |
id |
UFCG_9f93c82abe4cac69323c1ac90fdb7d80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5347 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.Reading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development.Educação de jovens e adultosDificuldades na aprendizagemLeitura e escritaDesenvolvimento socialYouth and adult education Learning difficulties Reading and writing Social developmentA educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.Youth and Adult Education (EJA) is especially important today, with as aim providing access to school by public that for some reason was excluded, thus making it possible to make up for lost time in formal education field and in preparation for exercise their rights and duties as citizens. Present research has purpose of making some reflections about reading and writing in EJA. It presents as objectives to evaluate importance of reading and writing in the personal and social development of students, as well as highlighting learning difficulties. Relevance of study is evidenced when, in role of teacher of EJA, in Municipal School of Elementary Education of Congo-PB, institution researched, it was possible to observe difficulties presented in learning of reading and writing. Methodology used was field research technique, with use of a questionnaire. Twenty of the 55 EJA students were interviewed. It was found that, although they feel difficulty, students were able to overcome its and learn to read and write, despite their limitations in learning. Such learning can aid in improving interpersonal and professional relationships of these citizens, collaborating with their social development limitations of each student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.LIMA, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/8075219229606935FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.VITAL, Adriana de Fátima Meira.PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.20172019-08-02T12:44:27Z2019-08-022019-08-02T12:44:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T13:52:50Zoai:localhost:riufcg/5347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T13:52:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. Reading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development. |
title |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. |
spellingShingle |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Educação de jovens e adultos Dificuldades na aprendizagem Leitura e escrita Desenvolvimento social Youth and adult education Learning difficulties Reading and writing Social development |
title_short |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. |
title_full |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. |
title_fullStr |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. |
title_sort |
Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. |
author |
PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. |
author_facet |
PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. LIMA, L. M. R. http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Dificuldades na aprendizagem Leitura e escrita Desenvolvimento social Youth and adult education Learning difficulties Reading and writing Social development |
topic |
Educação de jovens e adultos Dificuldades na aprendizagem Leitura e escrita Desenvolvimento social Youth and adult education Learning difficulties Reading and writing Social development |
description |
A educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-08-02T12:44:27Z 2019-08-02 2019-08-02T12:44:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347 PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892110488633344 |