Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
Resumo: A educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.
id UFCG_9f93c82abe4cac69323c1ac90fdb7d80
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5347
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.Reading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development.Educação de jovens e adultosDificuldades na aprendizagemLeitura e escritaDesenvolvimento socialYouth and adult education  Learning difficulties  Reading and writing  Social developmentA educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.Youth and Adult Education (EJA) is especially important today, with as aim providing access to school by public that for some reason was excluded, thus making it possible to make up for lost time in formal education field and in preparation for exercise their rights and duties as citizens. Present research has purpose of making some reflections about reading and writing in EJA. It presents as objectives to evaluate importance of reading and writing in the personal and social development of students, as well as highlighting learning difficulties. Relevance of study is evidenced when, in role of teacher of EJA, in Municipal School of Elementary Education of Congo-PB, institution researched, it was possible to observe difficulties presented in learning of reading and writing. Methodology used was field research technique, with use of a questionnaire. Twenty of the 55 EJA students were interviewed. It was found that, although they feel difficulty, students were able to overcome its and learn to read and write, despite their limitations in learning. Such learning can aid in improving interpersonal and professional relationships of these citizens, collaborating with their social development limitations of each student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.LIMA, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/8075219229606935FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.VITAL, Adriana de Fátima Meira.PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.20172019-08-02T12:44:27Z2019-08-022019-08-02T12:44:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-12T13:52:50Zoai:localhost:riufcg/5347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-12T13:52:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
Reading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development.
title Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
spellingShingle Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
Educação de jovens e adultos
Dificuldades na aprendizagem
Leitura e escrita
Desenvolvimento social
Youth and adult education  
Learning difficulties  
Reading and writing  
Social development
title_short Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
title_full Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
title_fullStr Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
title_full_unstemmed Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
title_sort Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
author PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
author_facet PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
LIMA, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/8075219229606935
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Dificuldades na aprendizagem
Leitura e escrita
Desenvolvimento social
Youth and adult education  
Learning difficulties  
Reading and writing  
Social development
topic Educação de jovens e adultos
Dificuldades na aprendizagem
Leitura e escrita
Desenvolvimento social
Youth and adult education  
Learning difficulties  
Reading and writing  
Social development
description A educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-02T12:44:27Z
2019-08-02
2019-08-02T12:44:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.pereira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
identifier_str_mv PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383562481664