Políticas públicas da educação do/no campo em duas escolas multisseriadas de São Domingos- PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Deuziene Pereira de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21895
Resumo: Esse trabalho versa sobre as políticas públicas da educação do/no campo em duas escolas multisseriadas de São Domingos-PB. A justificativa da pesquisa se pauta nas contribuições que o tema proporcionará para refletirmos sobre o papel das políticas na formação do professor que atua no campo e como isso implica no processo educativo e, sobretudo na valorização da carreira docente e da prática pedagógica. O problema da pesquisa é: Qual a contribuição das políticas públicas educacionais para a formação docente do campo em duas escolas multisseriadas no município de São Domingos -PB?Nesse sentido, o objetivo geral consiste em: analisar a contribuição das políticas públicas educacionais para formação docente na educação do campo em duas escolas multisseriadas no município de São Domingos-PB, assim sendo, os objetivos específicos para o estudo, foram: Identificar as principais contribuições políticas públicas para a formação docente na educação do campo; compreender o entendimento dos/as professores/as sobre a qualidade do ensino relacionada as políticas públicas para a formação docente do campo: Refletir sobre a importância das políticas públicas direcionadas para educação no campo nas escolas investigadas, no perídio letivo presencial e também remoto. As contribuições teóricas são fundamentadas em: Arroyo (2007) e (2004), Caldart (2004) e (2012), Molina (2010) entre outros. Para tanto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa por meio de um questionário, aplicado como instrumento de coletada de dados, para 04 professoras que atuam em duas escolas multisseriadas na zona rural do município de São Domingos-PB. A análise dos dados foi fundamentada pelos estudos de Bardin (2016), em consideração se levou a contextualização dos dois lócus da pesquisa, e nas respostas dos docentes ao questionário. Como resultado destacamos a importância de investimentos e manutenção das políticas públicas para a educação para campo, considerando os avanços já conquistados, mas também os novos desafios postos atualmente pelo ensino remoto. Os professores participantes da pesquisa reconhecem a importância da formação de professores para atuarem e desempenharem sua função docente com eficiência proporcionando de fato um ensino e aprendizagem considerando as especificidades e contexto social em que as escolas estão inseridas.
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O problema da pesquisa é: Qual a contribuição das políticas públicas educacionais para a formação docente do campo em duas escolas multisseriadas no município de São Domingos -PB?Nesse sentido, o objetivo geral consiste em: analisar a contribuição das políticas públicas educacionais para formação docente na educação do campo em duas escolas multisseriadas no município de São Domingos-PB, assim sendo, os objetivos específicos para o estudo, foram: Identificar as principais contribuições políticas públicas para a formação docente na educação do campo; compreender o entendimento dos/as professores/as sobre a qualidade do ensino relacionada as políticas públicas para a formação docente do campo: Refletir sobre a importância das políticas públicas direcionadas para educação no campo nas escolas investigadas, no perídio letivo presencial e também remoto. As contribuições teóricas são fundamentadas em: Arroyo (2007) e (2004), Caldart (2004) e (2012), Molina (2010) entre outros. Para tanto, a metodologia teve uma abordagem qualitativa por meio de um questionário, aplicado como instrumento de coletada de dados, para 04 professoras que atuam em duas escolas multisseriadas na zona rural do município de São Domingos-PB. A análise dos dados foi fundamentada pelos estudos de Bardin (2016), em consideração se levou a contextualização dos dois lócus da pesquisa, e nas respostas dos docentes ao questionário. Como resultado destacamos a importância de investimentos e manutenção das políticas públicas para a educação para campo, considerando os avanços já conquistados, mas também os novos desafios postos atualmente pelo ensino remoto. Os professores participantes da pesquisa reconhecem a importância da formação de professores para atuarem e desempenharem sua função docente com eficiência proporcionando de fato um ensino e aprendizagem considerando as especificidades e contexto social em que as escolas estão inseridas.This work deals with public policies for education in/in the countryside in two multigrade schools in São Domingos-PB. The justification for the research is based on the contributions that the theme will provide for us to reflect on the role of policies in the training of teachers who work in the field and how this implies in the educational process and, above all, in the enhancement of the teaching career and pedagogical practice. The research problem is: What is the contribution of educational public policies to the training of rural teachers in two multigrade schools in the city of São Domingos -PB? In this sense, the general objective is to: analyze the contribution of educational public policies to teacher training in rural education in two multigrade schools in the city of São Domingos-PB, therefore, the specific objectives for the study were: Identify the main public policy contributions to teacher education in rural education; understand the understanding of teachers about the quality of teaching related to public policies for teacher training in the field: Reflect on the importance of public policies aimed at education in the field in the schools investigated, in the classroom and remote teaching period. The theoretical contributions are based on: Arroyo (2007) and (2004), Caldart (2004) and (2012), Molina (2010) among others. Therefore, the methodology had a qualitative approach through a questionnaire, applied as a data collection instrument, to 04 teachers who work in two multigrade schools in the rural area of ​​the city of São Domingos-PB. Data analysis was based on studies by Bardin (2016), taking into account the contextualization of the two locus of research, and the responses of teachers to the questionnaire. As a result, we highlight the importance of investments and maintenance of public policies for rural education, considering the advances already achieved, but also the new challenges currently posed by remote education. Teachers participating in the research recognize the importance of training teachers to act and perform their teaching function efficiently, providing in fact teaching and learning considering the specificities and social context in which schools are inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PIRES, Aparecida Carneiro.SOUSA, Rozilene Lopes de.SOUSA, Maria Deuziene Pereira de.2021-05-142021-11-09T13:16:50Z2021-11-092021-11-09T13:16:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21895SOUSA, Maria Deuziene Pereira de. Políticas públicas da educação do/no campo em duas escolas multisseriadas de São Domingos-PB. 2021. 67f. 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