A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo.
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34184 |
Resumo: | Não é novidade a condição privilegiada que a mulher ocupa em relação à beleza. Os cartazes publicitários, as capas de revista, a poesia, as manequins, nos lembram disso a toda hora. A mídia, aliada à indústria da beleza, incute cada vez mais na mulher a necessidade de ser permanentemente bela, como se o belo fosse sinônimo de feminino. Para os homens nada de semelhante, visto que o belo não mantém relação direta com a virilidade. O curioso é observar que nem sempre foi assim, a imagem da mulher e sua identificação direta com o belo não passa de um construto histórico-social, que se delineou com a chegada da Modernidade. A partir do século XX, a revolução técnica de produtos voltados para o embelezamento da mulher provocou uma mudança de postura da imprensa feminina em relação às formas de abordagem de seus temas. Neste contexto, as revistas femininas passaram a tratar o corpo como meio de socialização, construindo, para tanto, padrões de beleza. A mídia passou a exercer um papel de coerção intensa, impondo à mulher comum a cópia de símbolos, representados por mulheres famosas e divulgados massivamente na sociedade. A partir dessa nova realidade, faz-se importante rever os métodos de abordagem midiática, para que se possam desvendar os processos históricos e ideológicos que subjaze a essas produções. Neste cenário, o presente trabalho se propõe a analisar as capas da revista Boa Forma, enquanto composições contemporâneas, para demonstrar o quanto dessas produções são construídas sócio e historicamente. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico a análise histórica dos percursos da beleza feminina na sociedade e a análise de conteúdo das capas da revista Boa Forma. Dessa maneira, pôde-se chegar à conclusão de que a mulher é tratada como alvo de consumo dos produtos estéticos, sendo guiadas pela imprensa feminina – que está alicerçada em concepções históricas que perpassaram os séculos – a perseguir padrões de beleza inatingíveis. |
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A mulher desapossada de si: concepções históricas e sociais na construção do padrão de beleza feminino contemporâneo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1511-1521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34184info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporFARIAS, Fabiana Albuquerque.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34184/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALA MULHER DESAPOSSADA DE SI - EVENTO II COLOQUIO INT. 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