Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria do Socorro.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911
Resumo: O presente artigo tem como finalidade refletir sobre como a luta por uma política de Educação do Campo, emerge no Brasil, nos últimos 20 anos, como uma estratégia fundante do Movimento da Educação do Campo. Este Movimento que nasceu na contraposição ao modelo de sociedade gerador de assimetrias sociais, políticas e econômicas que marca a história passada e presente do Brasil, e que se posiciona de forma crítica contra o modelo de escola precarizada e descontextualizada que se implantou no campo brasileiro. A abordagem dialética orientou o processo investigativo que teve na análise documental e na revisão de literatura procedimentos fundamentais para construção deste texto. A contradição posta pelo Estado como instrumento de regulação do capital gerou ao longo destes anos um tensionamento na materialização das políticas e programas reivindicados pelo Movimento da Educação do Campo, especialmente neste momento de retrocessos e recuos nos direitos sociais em nosso País, todavia, identificamos conquistas nas práticas educativas, na articulação da diversidade dos sujeitos do campo, das águas e da floresta na luta contra a opressão e pela afirmação de uma territorialização da agricultura familiar e agroecológica.
id UFCG_de8c9fa5aa993883de5317d497b2f5e8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35911
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.Éducation de la campagne et politiques éducatives: avancées, contradictions et reculs.Field education and educational politics: advances, contradictions and regrecess.Educação do CampoPolítica educacional do campoMovimento da Educação do CampoBrasil - movimento da Educação do CampoCountryside EducationRural educational policyRural Education MovementBrazil - Rural Education movementÉducation à la campagnePolitique éducative ruraleMouvement d'éducation ruraleBrésil - Mouvement d'éducation ruraleBrésil - Mouvement d'éducation ruraleO presente artigo tem como finalidade refletir sobre como a luta por uma política de Educação do Campo, emerge no Brasil, nos últimos 20 anos, como uma estratégia fundante do Movimento da Educação do Campo. Este Movimento que nasceu na contraposição ao modelo de sociedade gerador de assimetrias sociais, políticas e econômicas que marca a história passada e presente do Brasil, e que se posiciona de forma crítica contra o modelo de escola precarizada e descontextualizada que se implantou no campo brasileiro. A abordagem dialética orientou o processo investigativo que teve na análise documental e na revisão de literatura procedimentos fundamentais para construção deste texto. A contradição posta pelo Estado como instrumento de regulação do capital gerou ao longo destes anos um tensionamento na materialização das políticas e programas reivindicados pelo Movimento da Educação do Campo, especialmente neste momento de retrocessos e recuos nos direitos sociais em nosso País, todavia, identificamos conquistas nas práticas educativas, na articulação da diversidade dos sujeitos do campo, das águas e da floresta na luta contra a opressão e pela afirmação de uma territorialização da agricultura familiar e agroecológica.The current article aims to make a reflection how a policy for Field Education, rises on Brazil, in last 20 years, as a founder strategy of the Field Education Movement. This Movement has emerged against the society model that reproduces social, political and economic asymmetries which marks the past and present Brazil history, and displays a critical position against the precarious and decontextualized school model implemented in Brazilian country. The dialetic approach guided the investigative process that had in the documentary analysis and in the literature review fundamental procedures for the construction of this text. The contradiction posed by the State as an instrument of capital regulation, has generated over the years a tension in the materialization of the policies and programs claimed by the Field Education Movement, especially at this moment of retreats and returns in social rights in our Country. However, we identify achievements in educational practices, in the articulation of the diversity of rural, water and forest subjects in the fight against oppression and by the affirmation of a territorialization of family and agroecological agriculture.Cet article vise à réfléchir sur la façon dont la lutte pour une politique de l´Éducation du champ a émergé au Brésil au cours des 20 dernières années en tant que stratégie fondatrice du Mouvement pour l'Éducation du champ. Ce mouvement est né en opposition au modèle de société qui génère des asymétries sociales, politiques et économiques qui marquent l'histoire passée et présente du Brésil; au même temps, il se positionne de manière critique contre le modèle scolaire précaire et décontextualisé implanté dans la campagne brésilienne. L'approche dialectique a guidé le processus d'enquête, en particulier dans l'analyse documentaire et la revue de la littérature, des procédures fondamentales dans la construction de ce texte.La contradiction posée par l'État en tant qu'instrument de régulation du capital a généré au cours des années une tension dans la matérialisation des politiques et des programmes revendiqués par le Mouvement de l'Éducation du Champ, notamment en ce moment de revers et reculs des droits sociaux dans notre pays. Cependant, nous avons identifié des réussites dans les pratiques éducatives, dans l'articulation de la diversité des sujets paysans, de l'eau et de la forêt dans la lutte contre l'oppression et par l'affirmation d'une territorialisation de l'agriculture familiale et agroécologique.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-06-04T18:59:52Z2024-06-042024-06-04T18:59:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911SILVA, Maria do Socorro. Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos. Revista Educação e Políticas em Debate. v.7, n.1, p.23-41, jan./abr., 2018. ISSN: 2238-8346. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911porSILVA, Maria do Socorro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T19:00:15Zoai:localhost:riufcg/35911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T19:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
Éducation de la campagne et politiques éducatives: avancées, contradictions et reculs.
Field education and educational politics: advances, contradictions and regrecess.
title Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
spellingShingle Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
SILVA, Maria do Socorro.
Educação do Campo
Política educacional do campo
Movimento da Educação do Campo
Brasil - movimento da Educação do Campo
Countryside Education
Rural educational policy
Rural Education Movement
Brazil - Rural Education movement
Éducation à la campagne
Politique éducative rurale
Mouvement d'éducation rurale
Brésil - Mouvement d'éducation rurale
Brésil - Mouvement d'éducation rurale
title_short Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
title_full Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
title_fullStr Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
title_full_unstemmed Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
title_sort Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos.
author SILVA, Maria do Socorro.
author_facet SILVA, Maria do Socorro.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Política educacional do campo
Movimento da Educação do Campo
Brasil - movimento da Educação do Campo
Countryside Education
Rural educational policy
Rural Education Movement
Brazil - Rural Education movement
Éducation à la campagne
Politique éducative rurale
Mouvement d'éducation rurale
Brésil - Mouvement d'éducation rurale
Brésil - Mouvement d'éducation rurale
topic Educação do Campo
Política educacional do campo
Movimento da Educação do Campo
Brasil - movimento da Educação do Campo
Countryside Education
Rural educational policy
Rural Education Movement
Brazil - Rural Education movement
Éducation à la campagne
Politique éducative rurale
Mouvement d'éducation rurale
Brésil - Mouvement d'éducation rurale
Brésil - Mouvement d'éducation rurale
description O presente artigo tem como finalidade refletir sobre como a luta por uma política de Educação do Campo, emerge no Brasil, nos últimos 20 anos, como uma estratégia fundante do Movimento da Educação do Campo. Este Movimento que nasceu na contraposição ao modelo de sociedade gerador de assimetrias sociais, políticas e econômicas que marca a história passada e presente do Brasil, e que se posiciona de forma crítica contra o modelo de escola precarizada e descontextualizada que se implantou no campo brasileiro. A abordagem dialética orientou o processo investigativo que teve na análise documental e na revisão de literatura procedimentos fundamentais para construção deste texto. A contradição posta pelo Estado como instrumento de regulação do capital gerou ao longo destes anos um tensionamento na materialização das políticas e programas reivindicados pelo Movimento da Educação do Campo, especialmente neste momento de retrocessos e recuos nos direitos sociais em nosso País, todavia, identificamos conquistas nas práticas educativas, na articulação da diversidade dos sujeitos do campo, das águas e da floresta na luta contra a opressão e pela afirmação de uma territorialização da agricultura familiar e agroecológica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-06-04T18:59:52Z
2024-06-04
2024-06-04T18:59:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911
SILVA, Maria do Socorro. Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos. Revista Educação e Políticas em Debate. v.7, n.1, p.23-41, jan./abr., 2018. ISSN: 2238-8346. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911
identifier_str_mv SILVA, Maria do Socorro. Educação do campo e políticas educacionais: avanços, contradições e retrocessos. Revista Educação e Políticas em Debate. v.7, n.1, p.23-41, jan./abr., 2018. ISSN: 2238-8346. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623192506368