Educação infantil : um paraíso lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255471
Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.
id UFRGS-2_064ddce26a18802bbbb8480974cfad95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255471
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tomasetto, Euclécia de Fátima CalzaZiede, Mariangela Kraemer LenzAguiar, Tiane Fernanda de2023-03-09T03:29:12Z2022http://hdl.handle.net/10183/255471001159826A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.The main objective of the research is to present the importance of early childhood education for the full cognitive, social, emotional and cultural development of the child. The research takes place in an exploratory and bibliographic way, following analyzes and opinions of several authors and scholars in the area, among them Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989) and has a foundation before the BNCC and LDB. In the use of these, he committed to solving the objective in question, which is to understand how the use of recreational practices can help in the process of the child's cognitive, social and affective development within the school context. For this, the research has five topics, and before these topics, we obtained the answer to the researched question. How can the use of playful practices, as a learning methodology, help in the child's cognitive, social and affective development process?application/pdfporEducação infantilLudicidadeEarly childhood educationPlayfulnessPlayful developmentEducação infantil : um paraíso lúdicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159826.pdf.txt001159826.pdf.txtExtracted Texttext/plain77041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/2/001159826.pdf.txt13fa3214a77dcc7be7e0dc8f49dfc991MD52ORIGINAL001159826.pdfTexto completoapplication/pdf744411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/1/001159826.pdf57d3b570c56e609f5c71525410a2b820MD5110183/2554712023-03-10 03:26:41.475977oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255471Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-10T06:26:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil : um paraíso lúdico
title Educação infantil : um paraíso lúdico
spellingShingle Educação infantil : um paraíso lúdico
Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza
Educação infantil
Ludicidade
Early childhood education
Playfulness
Playful development
title_short Educação infantil : um paraíso lúdico
title_full Educação infantil : um paraíso lúdico
title_fullStr Educação infantil : um paraíso lúdico
title_full_unstemmed Educação infantil : um paraíso lúdico
title_sort Educação infantil : um paraíso lúdico
author Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza
author_facet Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aguiar, Tiane Fernanda de
contributor_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aguiar, Tiane Fernanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ludicidade
topic Educação infantil
Ludicidade
Early childhood education
Playfulness
Playful development
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Playfulness
Playful development
description A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-09T03:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255471
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159826
url http://hdl.handle.net/10183/255471
identifier_str_mv 001159826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/2/001159826.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/1/001159826.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13fa3214a77dcc7be7e0dc8f49dfc991
57d3b570c56e609f5c71525410a2b820
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447332890607616