Educação infantil : um paraíso lúdico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255471 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. |
id |
UFRGS-2_064ddce26a18802bbbb8480974cfad95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255471 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tomasetto, Euclécia de Fátima CalzaZiede, Mariangela Kraemer LenzAguiar, Tiane Fernanda de2023-03-09T03:29:12Z2022http://hdl.handle.net/10183/255471001159826A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.The main objective of the research is to present the importance of early childhood education for the full cognitive, social, emotional and cultural development of the child. The research takes place in an exploratory and bibliographic way, following analyzes and opinions of several authors and scholars in the area, among them Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989) and has a foundation before the BNCC and LDB. In the use of these, he committed to solving the objective in question, which is to understand how the use of recreational practices can help in the process of the child's cognitive, social and affective development within the school context. For this, the research has five topics, and before these topics, we obtained the answer to the researched question. How can the use of playful practices, as a learning methodology, help in the child's cognitive, social and affective development process?application/pdfporEducação infantilLudicidadeEarly childhood educationPlayfulnessPlayful developmentEducação infantil : um paraíso lúdicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159826.pdf.txt001159826.pdf.txtExtracted Texttext/plain77041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/2/001159826.pdf.txt13fa3214a77dcc7be7e0dc8f49dfc991MD52ORIGINAL001159826.pdfTexto completoapplication/pdf744411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/1/001159826.pdf57d3b570c56e609f5c71525410a2b820MD5110183/2554712023-03-10 03:26:41.475977oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255471Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-10T06:26:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
title |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
spellingShingle |
Educação infantil : um paraíso lúdico Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza Educação infantil Ludicidade Early childhood education Playfulness Playful development |
title_short |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
title_full |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
title_fullStr |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
title_full_unstemmed |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
title_sort |
Educação infantil : um paraíso lúdico |
author |
Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza |
author_facet |
Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasetto, Euclécia de Fátima Calza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Aguiar, Tiane Fernanda de |
contributor_str_mv |
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz Aguiar, Tiane Fernanda de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ludicidade |
topic |
Educação infantil Ludicidade Early childhood education Playfulness Playful development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Playfulness Playful development |
description |
A pesquisa tem como objetivo principal a apresentação da importância da educação infantil para o pleno desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural da criança. A pesquisa se dá de maneira exploratória e bibliográfica, seguindo análises e opiniões de diversos autores e estudiosos na área, entre os quais Luckesi (2000), Piaget (1974), Vigostsky (1989), e conta com embasamento da BNCC e LDB. Buscou-se compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas pode auxiliar no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança dentro do contexto escolar. Foi respondido através de 5 tópicos como o uso de práticas lúdicas como metodologia de aprendizagem pode auxiliar no processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-09T03:29:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255471 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159826 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255471 |
identifier_str_mv |
001159826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/2/001159826.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255471/1/001159826.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13fa3214a77dcc7be7e0dc8f49dfc991 57d3b570c56e609f5c71525410a2b820 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447332890607616 |