O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 |
Resumo: | Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS. |
id |
UFCG_df6917568cabf0783923232fc6806552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29915 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions.Processo de ensino-aprendizagemExperimentação pedagógicaFormação docenteEducadores críticosEnsino de ciênciasRaciocínio lógico - ensino de ciênciasCuité - PB - ação pedagógicaMídia e EducaçãoEducação ambientalEducação do CampoTeaching-learning processPedagogical experimentationTeacher trainingCritical educatorsScience teachingLogical reasoning - science teachingCuité - PB - pedagogical actionMedia and EducationEnvironmental educationField EducationProceso de enseñanza-aprendizajeExperimentación pedagógicaFormación de profesoresEducadores críticosEnseñanza de las cienciasRazonamiento lógico - enseñanza de las cienciasCuité - PB - acción pedagógicaMedios y EducaciónEducación ambientalEducación de campoProcessus d'enseignement-apprentissageExpérimentation pédagogiqueFormation des enseignantsÉducateurs critiquesEnseignement des sciencesRaisonnement logique - enseignement des sciencesCuité - PB - action pédagogiqueMédias et éducationÉducation environnementaleFormation sur le terrainEducação.Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-05-23T13:00:38Z2023-05-232023-05-23T13:00:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915porSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.CARVALHO, Gabriela Fernandes.SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.SOUSA, Adenilza Silva.MARTINS, Ana Paula.COSTA, Edson de Oliveira.LIRA, Sâmala Souto.AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T13:01:19Zoai:localhost:riufcg/29915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T13:01:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions. |
title |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. |
spellingShingle |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. Processo de ensino-aprendizagem Experimentação pedagógica Formação docente Educadores críticos Ensino de ciências Raciocínio lógico - ensino de ciências Cuité - PB - ação pedagógica Mídia e Educação Educação ambiental Educação do Campo Teaching-learning process Pedagogical experimentation Teacher training Critical educators Science teaching Logical reasoning - science teaching Cuité - PB - pedagogical action Media and Education Environmental education Field Education Proceso de enseñanza-aprendizaje Experimentación pedagógica Formación de profesores Educadores críticos Enseñanza de las ciencias Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias Cuité - PB - acción pedagógica Medios y Educación Educación ambiental Educación de campo Processus d'enseignement-apprentissage Expérimentation pédagogique Formation des enseignants Éducateurs critiques Enseignement des sciences Raisonnement logique - enseignement des sciences Cuité - PB - action pédagogique Médias et éducation Éducation environnementale Formation sur le terrain Educação. |
title_short |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. |
title_full |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. |
title_fullStr |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. |
title_sort |
O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. |
author |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. |
author_facet |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de. CARVALHO, Gabriela Fernandes. MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. SOUSA, Adenilza Silva. MARTINS, Ana Paula. COSTA, Edson de Oliveira. LIRA, Sâmala Souto. AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de. AGUIAR, Isabela Maria Pereira de. |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de. CARVALHO, Gabriela Fernandes. MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. SOUSA, Adenilza Silva. MARTINS, Ana Paula. COSTA, Edson de Oliveira. LIRA, Sâmala Souto. AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de. AGUIAR, Isabela Maria Pereira de. |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira. LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de. CARVALHO, Gabriela Fernandes. SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos. MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. SOUSA, Adenilza Silva. MARTINS, Ana Paula. COSTA, Edson de Oliveira. LIRA, Sâmala Souto. AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de. AGUIAR, Isabela Maria Pereira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem Experimentação pedagógica Formação docente Educadores críticos Ensino de ciências Raciocínio lógico - ensino de ciências Cuité - PB - ação pedagógica Mídia e Educação Educação ambiental Educação do Campo Teaching-learning process Pedagogical experimentation Teacher training Critical educators Science teaching Logical reasoning - science teaching Cuité - PB - pedagogical action Media and Education Environmental education Field Education Proceso de enseñanza-aprendizaje Experimentación pedagógica Formación de profesores Educadores críticos Enseñanza de las ciencias Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias Cuité - PB - acción pedagógica Medios y Educación Educación ambiental Educación de campo Processus d'enseignement-apprentissage Expérimentation pédagogique Formation des enseignants Éducateurs critiques Enseignement des sciences Raisonnement logique - enseignement des sciences Cuité - PB - action pédagogique Médias et éducation Éducation environnementale Formation sur le terrain Educação. |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem Experimentação pedagógica Formação docente Educadores críticos Ensino de ciências Raciocínio lógico - ensino de ciências Cuité - PB - ação pedagógica Mídia e Educação Educação ambiental Educação do Campo Teaching-learning process Pedagogical experimentation Teacher training Critical educators Science teaching Logical reasoning - science teaching Cuité - PB - pedagogical action Media and Education Environmental education Field Education Proceso de enseñanza-aprendizaje Experimentación pedagógica Formación de profesores Educadores críticos Enseñanza de las ciencias Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias Cuité - PB - acción pedagógica Medios y Educación Educación ambiental Educación de campo Processus d'enseignement-apprentissage Expérimentation pédagogique Formation des enseignants Éducateurs critiques Enseignement des sciences Raisonnement logique - enseignement des sciences Cuité - PB - action pédagogique Médias et éducation Éducation environnementale Formation sur le terrain Educação. |
description |
Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-05-23T13:00:38Z 2023-05-23 2023-05-23T13:00:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744577833205760 |