O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira., LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de., CARVALHO, Gabriela Fernandes., MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de., SOUSA, Adenilza Silva., MARTINS, Ana Paula., COSTA, Edson de Oliveira., LIRA, Sâmala Souto., AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de., AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
Resumo: Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.
id UFCG_df6917568cabf0783923232fc6806552
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29915
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions.Processo de ensino-aprendizagemExperimentação pedagógicaFormação docenteEducadores críticosEnsino de ciênciasRaciocínio lógico - ensino de ciênciasCuité - PB - ação pedagógicaMídia e EducaçãoEducação ambientalEducação do CampoTeaching-learning processPedagogical experimentationTeacher trainingCritical educatorsScience teachingLogical reasoning - science teachingCuité - PB - pedagogical actionMedia and EducationEnvironmental educationField EducationProceso de enseñanza-aprendizajeExperimentación pedagógicaFormación de profesoresEducadores críticosEnseñanza de las cienciasRazonamiento lógico - enseñanza de las cienciasCuité - PB - acción pedagógicaMedios y EducaciónEducación ambientalEducación de campoProcessus d'enseignement-apprentissageExpérimentation pédagogiqueFormation des enseignantsÉducateurs critiquesEnseignement des sciencesRaisonnement logique - enseignement des sciencesCuité - PB - action pédagogiqueMédias et éducationÉducation environnementaleFormation sur le terrainEducação.Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-05-23T13:00:38Z2023-05-232023-05-23T13:00:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915porSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.CARVALHO, Gabriela Fernandes.SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.SOUSA, Adenilza Silva.MARTINS, Ana Paula.COSTA, Edson de Oliveira.LIRA, Sâmala Souto.AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T13:01:19Zoai:localhost:riufcg/29915Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T13:01:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions.
title O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
spellingShingle O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
Processo de ensino-aprendizagem
Experimentação pedagógica
Formação docente
Educadores críticos
Ensino de ciências
Raciocínio lógico - ensino de ciências
Cuité - PB - ação pedagógica
Mídia e Educação
Educação ambiental
Educação do Campo
Teaching-learning process
Pedagogical experimentation
Teacher training
Critical educators
Science teaching
Logical reasoning - science teaching
Cuité - PB - pedagogical action
Media and Education
Environmental education
Field Education
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Experimentación pedagógica
Formación de profesores
Educadores críticos
Enseñanza de las ciencias
Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias
Cuité - PB - acción pedagógica
Medios y Educación
Educación ambiental
Educación de campo
Processus d'enseignement-apprentissage
Expérimentation pédagogique
Formation des enseignants
Éducateurs critiques
Enseignement des sciences
Raisonnement logique - enseignement des sciences
Cuité - PB - action pédagogique
Médias et éducation
Éducation environnementale
Formation sur le terrain
Educação.
title_short O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
title_full O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
title_fullStr O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
title_full_unstemmed O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
title_sort O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.
author SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
author_facet SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.
CARVALHO, Gabriela Fernandes.
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.
SOUSA, Adenilza Silva.
MARTINS, Ana Paula.
COSTA, Edson de Oliveira.
LIRA, Sâmala Souto.
AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.
AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.
author_role author
author2 CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.
CARVALHO, Gabriela Fernandes.
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.
SOUSA, Adenilza Silva.
MARTINS, Ana Paula.
COSTA, Edson de Oliveira.
LIRA, Sâmala Souto.
AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.
AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.
CARVALHO, Gabriela Fernandes.
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.
SOUSA, Adenilza Silva.
MARTINS, Ana Paula.
COSTA, Edson de Oliveira.
LIRA, Sâmala Souto.
AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.
AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem
Experimentação pedagógica
Formação docente
Educadores críticos
Ensino de ciências
Raciocínio lógico - ensino de ciências
Cuité - PB - ação pedagógica
Mídia e Educação
Educação ambiental
Educação do Campo
Teaching-learning process
Pedagogical experimentation
Teacher training
Critical educators
Science teaching
Logical reasoning - science teaching
Cuité - PB - pedagogical action
Media and Education
Environmental education
Field Education
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Experimentación pedagógica
Formación de profesores
Educadores críticos
Enseñanza de las ciencias
Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias
Cuité - PB - acción pedagógica
Medios y Educación
Educación ambiental
Educación de campo
Processus d'enseignement-apprentissage
Expérimentation pédagogique
Formation des enseignants
Éducateurs critiques
Enseignement des sciences
Raisonnement logique - enseignement des sciences
Cuité - PB - action pédagogique
Médias et éducation
Éducation environnementale
Formation sur le terrain
Educação.
topic Processo de ensino-aprendizagem
Experimentação pedagógica
Formação docente
Educadores críticos
Ensino de ciências
Raciocínio lógico - ensino de ciências
Cuité - PB - ação pedagógica
Mídia e Educação
Educação ambiental
Educação do Campo
Teaching-learning process
Pedagogical experimentation
Teacher training
Critical educators
Science teaching
Logical reasoning - science teaching
Cuité - PB - pedagogical action
Media and Education
Environmental education
Field Education
Proceso de enseñanza-aprendizaje
Experimentación pedagógica
Formación de profesores
Educadores críticos
Enseñanza de las ciencias
Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias
Cuité - PB - acción pedagógica
Medios y Educación
Educación ambiental
Educación de campo
Processus d'enseignement-apprentissage
Expérimentation pédagogique
Formation des enseignants
Éducateurs critiques
Enseignement des sciences
Raisonnement logique - enseignement des sciences
Cuité - PB - action pédagogique
Médias et éducation
Éducation environnementale
Formation sur le terrain
Educação.
description Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-05-23T13:00:38Z
2023-05-23
2023-05-23T13:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
identifier_str_mv SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744577833205760