Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolocka, Rute Estanislava
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freire Siqueira, Kelly Cristina, Mendes, Renato, de Lima, Mayara Mascarenhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622
Resumo: Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se  implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais;  houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.
id UFG-4_bd34b53476aba3402c76c8fb1066db20
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51622
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integralCrecheExercícioMúsicaDesenvolvimento InfantilHá pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se  implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais;  houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5162210.5216/rpp.v22.51622Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622/32997Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTolocka, Rute EstanislavaFreire Siqueira, Kelly CristinaMendes, Renatode Lima, Mayara Mascarenhas2020-02-27T15:53:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51622Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.252031Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
title Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
spellingShingle Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
Tolocka, Rute Estanislava
Creche
Exercício
Música
Desenvolvimento Infantil
title_short Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
title_full Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
title_fullStr Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
title_full_unstemmed Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
title_sort Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
author Tolocka, Rute Estanislava
author_facet Tolocka, Rute Estanislava
Freire Siqueira, Kelly Cristina
Mendes, Renato
de Lima, Mayara Mascarenhas
author_role author
author2 Freire Siqueira, Kelly Cristina
Mendes, Renato
de Lima, Mayara Mascarenhas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolocka, Rute Estanislava
Freire Siqueira, Kelly Cristina
Mendes, Renato
de Lima, Mayara Mascarenhas
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Exercício
Música
Desenvolvimento Infantil
topic Creche
Exercício
Música
Desenvolvimento Infantil
description Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se  implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais;  houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622
10.5216/rpp.v22.51622
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.51622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622/32997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859169218560