Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622 |
Resumo: | Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais; houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral. |
id |
UFG-4_bd34b53476aba3402c76c8fb1066db20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/51622 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integralCrecheExercícioMúsicaDesenvolvimento InfantilHá pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais; houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.Universidade Federal de Goiás2019-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5162210.5216/rpp.v22.51622Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622/32997Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTolocka, Rute EstanislavaFreire Siqueira, Kelly CristinaMendes, Renatode Lima, Mayara Mascarenhas2020-02-27T15:53:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/51622Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:23.252031Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
title |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
spellingShingle |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral Tolocka, Rute Estanislava Creche Exercício Música Desenvolvimento Infantil |
title_short |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
title_full |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
title_fullStr |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
title_full_unstemmed |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
title_sort |
Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral |
author |
Tolocka, Rute Estanislava |
author_facet |
Tolocka, Rute Estanislava Freire Siqueira, Kelly Cristina Mendes, Renato de Lima, Mayara Mascarenhas |
author_role |
author |
author2 |
Freire Siqueira, Kelly Cristina Mendes, Renato de Lima, Mayara Mascarenhas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tolocka, Rute Estanislava Freire Siqueira, Kelly Cristina Mendes, Renato de Lima, Mayara Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Exercício Música Desenvolvimento Infantil |
topic |
Creche Exercício Música Desenvolvimento Infantil |
description |
Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais; houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622 10.5216/rpp.v22.51622 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.51622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51622/32997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859169218560 |