Índice de responsabilidade social da universidade: uma metodologia de avaliação institucional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, José Mancinelli Lêdo do.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16949
Resumo: O presente estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de índice de responsabilidade social da universidade, como metodologia de mensuração para a avaliação institucional. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa e qualitativa, norteada pelo Artigo 3o inciso III da Lei nº 10.861/2004 que institui um Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e nas abordagens propostas por La Jara et. al. (2006), Calderón (2006) e Rolim (2009). A metodologia proposta se apresenta constituída de critérios, subcritérios e atributos que permitem mensurar a dimensão da Responsabilidade Social proposta na legislação. A aplicação da metodologia para verificar os índices ocorreu no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, localizado no município de Bananeiras - PB. O caminho seguido passou pela contextualização da universidade em relação à concepção de organização, origem e desdobramentos, a sua diferenciação e função social, a responsabilidade social no contexto empresarial e os seus pressupostos para a universidade. Para a avaliação dos dados coletados foram preparadas planilhas de sistematização. Os resultados estão presentes na elaboração da metodologia de avaliação, a definição das fórmulas matemáticas e sua aplicação, que resultou na obtenção de um índice de RSU. Conclui-se que a metodologia proposta reforça a disseminação de práticas de mensuração de resultados e a compreensão da gestão de que a universidade é a protagonista da responsabilidade social, ao tempo que aponta novas perspectivas na avaliação da dimensão da RS na universidade.
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A metodologia proposta se apresenta constituída de critérios, subcritérios e atributos que permitem mensurar a dimensão da Responsabilidade Social proposta na legislação. A aplicação da metodologia para verificar os índices ocorreu no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, localizado no município de Bananeiras - PB. O caminho seguido passou pela contextualização da universidade em relação à concepção de organização, origem e desdobramentos, a sua diferenciação e função social, a responsabilidade social no contexto empresarial e os seus pressupostos para a universidade. Para a avaliação dos dados coletados foram preparadas planilhas de sistematização. Os resultados estão presentes na elaboração da metodologia de avaliação, a definição das fórmulas matemáticas e sua aplicação, que resultou na obtenção de um índice de RSU. Conclui-se que a metodologia proposta reforça a disseminação de práticas de mensuração de resultados e a compreensão da gestão de que a universidade é a protagonista da responsabilidade social, ao tempo que aponta novas perspectivas na avaliação da dimensão da RS na universidade.The present study aimed to elaborate a proposal of index of social responsibility at the university, as methodology to measure an institutional evaluation. This way, it was realized an exploratory research of quantitative and qualitative nature, guided by the Article 3rd indent III from Law nº 10.861/2004, that institutes a Nacional System of Evaluation of Higher Education, and in the proposals approached by La Jara et. al. (2006), Calderón (2006) and Rolim (2009). The methodology presented is constituted of criterions, subcriterions and atributes that allows to measure the dimension of the Social Responsibility proposed at the legislation. The application of the methodology to verify the index happened in the Center of Humane, Social and Agrarian Sciences of the Federal University of Paraíba, Campus III, located in the town of Bananeiras-PB. The path followed passed through the contextualization of the university related to the concept of organization, origin and ramifications, their differentiation and social function, the social responsability in the empresarial context and the assumptions for the university. Spreadsheets of systematization were prepared to evaluate the data collected. The results are present in the elaboration of the evaluation methodology, in the definition of the mathematical formulas and their application, which resulted in the acquisition of an index of SRU. It’s possible to conclude that the methodology proposed reinforces the dissemination of practicals of measurement of results and the comprehension of the university as protagonist of the social responsibility, as well as indicates new perspectives for the evaluation of the dimension of the SR at the university.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISUFCGCURI, Rosires Catão.CURI, R. C.http://lattes.cnpq.br/7625445154639508CURI, Wilson Fadlo.CÂNDIDO, GEsinaldo Ataíde.SILVA, Ricardo Moreira da.CALDERÓN, Adolfo Ignácio.NASCIMENTO, José Mancinelli Lêdo do.2014-02-142021-01-06T16:33:49Z2021-01-062021-01-06T16:33:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16949NASCIMENTO, José Mancinelli Lêdo do. Índice de responsabilidade social da universidade: uma metodologia de avaliação institucional. 2014. 218f. 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