Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212 |
Resumo: | Analisando a avaliação da aprendizagem da quarta serie inicial do ensino fundamental I, pudemos observar através de investigação a necessidade que os professores têm de melhorarem a ação avaliativa de seus alunos de acordo com a realidade social deles. O objetivo deste trabalho e para tentar despertar os protagonistas do sistema educacional a repensarem as praticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização da ação avaliativa, visando o aperfeiçoamento, com o intuito de buscarem a construção de laços de segurança entre os alunos e a equipe multidisciplinar. Para melhores esclarecimentos e compreensão acerca do tema, apresentaremos concertos e ideias de alguns especialistas na área, como também mitos que existem na pratica que muitas vezes dificultam a ação. Contudo, com o fim de trabalhar no sentido de uma avaliação não extremamente tradicional, mas segundo uma avaliação construtivista, somatória e contínua, que desenvolvam a participação, a socialização e o conhecimento em que ambas as partes estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. |
id |
UFCG_e86fc7e3e47f2260c50f7d50887a2c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13212 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.Learning assessment: a constructivist perspective.Avaliação da aprendizagemAção avaliativaConstrutivismo e educaçãoSocialização do conhecimentoLearning assessmentConstructivism and educationAprendizagemEducação.Analisando a avaliação da aprendizagem da quarta serie inicial do ensino fundamental I, pudemos observar através de investigação a necessidade que os professores têm de melhorarem a ação avaliativa de seus alunos de acordo com a realidade social deles. O objetivo deste trabalho e para tentar despertar os protagonistas do sistema educacional a repensarem as praticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização da ação avaliativa, visando o aperfeiçoamento, com o intuito de buscarem a construção de laços de segurança entre os alunos e a equipe multidisciplinar. Para melhores esclarecimentos e compreensão acerca do tema, apresentaremos concertos e ideias de alguns especialistas na área, como também mitos que existem na pratica que muitas vezes dificultam a ação. Contudo, com o fim de trabalhar no sentido de uma avaliação não extremamente tradicional, mas segundo uma avaliação construtivista, somatória e contínua, que desenvolvam a participação, a socialização e o conhecimento em que ambas as partes estão inseridos no processo de ensino aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NASCIMENTO, Janaina Alves do.20072020-07-09T15:09:33Z2020-07-092020-07-09T15:09:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:02:26Zoai:localhost:riufcg/13212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:02:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. Learning assessment: a constructivist perspective. |
title |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem Ação avaliativa Construtivismo e educação Socialização do conhecimento Learning assessment Constructivism and education Aprendizagem Educação. |
title_short |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. |
title_full |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. |
author |
NASCIMENTO, Janaina Alves do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Janaina Alves do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Janaina Alves do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Ação avaliativa Construtivismo e educação Socialização do conhecimento Learning assessment Constructivism and education Aprendizagem Educação. |
topic |
Avaliação da aprendizagem Ação avaliativa Construtivismo e educação Socialização do conhecimento Learning assessment Constructivism and education Aprendizagem Educação. |
description |
Analisando a avaliação da aprendizagem da quarta serie inicial do ensino fundamental I, pudemos observar através de investigação a necessidade que os professores têm de melhorarem a ação avaliativa de seus alunos de acordo com a realidade social deles. O objetivo deste trabalho e para tentar despertar os protagonistas do sistema educacional a repensarem as praticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização da ação avaliativa, visando o aperfeiçoamento, com o intuito de buscarem a construção de laços de segurança entre os alunos e a equipe multidisciplinar. Para melhores esclarecimentos e compreensão acerca do tema, apresentaremos concertos e ideias de alguns especialistas na área, como também mitos que existem na pratica que muitas vezes dificultam a ação. Contudo, com o fim de trabalhar no sentido de uma avaliação não extremamente tradicional, mas segundo uma avaliação construtivista, somatória e contínua, que desenvolvam a participação, a socialização e o conhecimento em que ambas as partes estão inseridos no processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-07-09T15:09:33Z 2020-07-09 2020-07-09T15:09:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212 NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446518984704 |