Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Janaina Alves do.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212
Resumo: Analisando a avaliação da aprendizagem da quarta serie inicial do ensino fundamental I, pudemos observar através de investigação a necessidade que os professores têm de melhorarem a ação avaliativa de seus alunos de acordo com a realidade social deles. O objetivo deste trabalho e para tentar despertar os protagonistas do sistema educacional a repensarem as praticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização da ação avaliativa, visando o aperfeiçoamento, com o intuito de buscarem a construção de laços de segurança entre os alunos e a equipe multidisciplinar. Para melhores esclarecimentos e compreensão acerca do tema, apresentaremos concertos e ideias de alguns especialistas na área, como também mitos que existem na pratica que muitas vezes dificultam a ação. Contudo, com o fim de trabalhar no sentido de uma avaliação não extremamente tradicional, mas segundo uma avaliação construtivista, somatória e contínua, que desenvolvam a participação, a socialização e o conhecimento em que ambas as partes estão inseridos no processo de ensino aprendizagem.
id UFCG_e86fc7e3e47f2260c50f7d50887a2c77
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13212
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.Learning assessment: a constructivist perspective.Avaliação da aprendizagemAção avaliativaConstrutivismo e educaçãoSocialização do conhecimentoLearning assessmentConstructivism and educationAprendizagemEducação.Analisando a avaliação da aprendizagem da quarta serie inicial do ensino fundamental I, pudemos observar através de investigação a necessidade que os professores têm de melhorarem a ação avaliativa de seus alunos de acordo com a realidade social deles. O objetivo deste trabalho e para tentar despertar os protagonistas do sistema educacional a repensarem as praticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização da ação avaliativa, visando o aperfeiçoamento, com o intuito de buscarem a construção de laços de segurança entre os alunos e a equipe multidisciplinar. Para melhores esclarecimentos e compreensão acerca do tema, apresentaremos concertos e ideias de alguns especialistas na área, como também mitos que existem na pratica que muitas vezes dificultam a ação. Contudo, com o fim de trabalhar no sentido de uma avaliação não extremamente tradicional, mas segundo uma avaliação construtivista, somatória e contínua, que desenvolvam a participação, a socialização e o conhecimento em que ambas as partes estão inseridos no processo de ensino aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581NASCIMENTO, Janaina Alves do.20072020-07-09T15:09:33Z2020-07-092020-07-09T15:09:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T17:02:26Zoai:localhost:riufcg/13212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T17:02:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
Learning assessment: a constructivist perspective.
title Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
NASCIMENTO, Janaina Alves do.
Avaliação da aprendizagem
Ação avaliativa
Construtivismo e educação
Socialização do conhecimento
Learning assessment
Constructivism and education
Aprendizagem
Educação.
title_short Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
title_full Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
title_sort Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista.
author NASCIMENTO, Janaina Alves do.
author_facet NASCIMENTO, Janaina Alves do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Janaina Alves do.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ação avaliativa
Construtivismo e educação
Socialização do conhecimento
Learning assessment
Constructivism and education
Aprendizagem
Educação.
topic Avaliação da aprendizagem
Ação avaliativa
Construtivismo e educação
Socialização do conhecimento
Learning assessment
Constructivism and education
Aprendizagem
Educação.
description Analisando a avaliação da aprendizagem da quarta serie inicial do ensino fundamental I, pudemos observar através de investigação a necessidade que os professores têm de melhorarem a ação avaliativa de seus alunos de acordo com a realidade social deles. O objetivo deste trabalho e para tentar despertar os protagonistas do sistema educacional a repensarem as praticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização da ação avaliativa, visando o aperfeiçoamento, com o intuito de buscarem a construção de laços de segurança entre os alunos e a equipe multidisciplinar. Para melhores esclarecimentos e compreensão acerca do tema, apresentaremos concertos e ideias de alguns especialistas na área, como também mitos que existem na pratica que muitas vezes dificultam a ação. Contudo, com o fim de trabalhar no sentido de uma avaliação não extremamente tradicional, mas segundo uma avaliação construtivista, somatória e contínua, que desenvolvam a participação, a socialização e o conhecimento em que ambas as partes estão inseridos no processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-09T15:09:33Z
2020-07-09
2020-07-09T15:09:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212
NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13212
identifier_str_mv NASCIMENTO, Janaina Alves do. Avaliação da aprendizagem: uma perspectiva construtivista. 2007. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446518984704