Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
Resumo: O presente texto é fruto de investigações realizadas em nosso cotidiano docente numa licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo, no Cariri ocidental da Paraíba, microrregião que está inserida no semiárido brasileiro. Tais investigações estão nos possibilitando gerar materiais que serão suportes para os entendimentos das diferentes práticas matemáticas dos povos campesinos. Esse texto, tem como perspectiva incentivar as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em escolas do Campo, onde a contextualização se apresenta como principal pano de fundo. O objetivo principal aqui, é o de explicitar alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do camponês e apresentar algumas reflexões de como podem ser possíveis várias relações dos mesmos, com os conhecimentos matemáticos que são tradicionalmente ensinados nas salas de aulas de matemática das escolas do Campo, para que seja proporcionada uma maior aproximação do que se vive com o que se estuda.
id UFCG_e8baebe84fdcdc06582eb1b2384f3eca
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35991
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.The mathematical knowledge of peasants' daily lives: elucidation and reflections for teaching mathematics in rural schools.Educação matemáticaCamponeses - conhecimentos matemáticosEnsino e matemáticaEscolas do campoEducação do camposaberes do cotidianoContextualização - ensino e matemáticaMathematics educationPeasants - mathematical knowledgeTeaching and mathematicsCountry schoolsRural educationEveryday knowledgeContextualization - teaching and mathematicsEducação.O presente texto é fruto de investigações realizadas em nosso cotidiano docente numa licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo, no Cariri ocidental da Paraíba, microrregião que está inserida no semiárido brasileiro. Tais investigações estão nos possibilitando gerar materiais que serão suportes para os entendimentos das diferentes práticas matemáticas dos povos campesinos. Esse texto, tem como perspectiva incentivar as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em escolas do Campo, onde a contextualização se apresenta como principal pano de fundo. O objetivo principal aqui, é o de explicitar alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do camponês e apresentar algumas reflexões de como podem ser possíveis várias relações dos mesmos, com os conhecimentos matemáticos que são tradicionalmente ensinados nas salas de aulas de matemática das escolas do Campo, para que seja proporcionada uma maior aproximação do que se vive com o que se estuda.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-06-10T17:54:34Z2024-06-102024-06-10T17:54:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 6, 2016, Juazeiro-BA. Anais [...] Juazeiro-BA, 2016, p. 108-113. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-10T17:55:05Zoai:localhost:riufcg/35991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-10T17:55:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
The mathematical knowledge of peasants' daily lives: elucidation and reflections for teaching mathematics in rural schools.
title Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
spellingShingle Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Educação matemática
Camponeses - conhecimentos matemáticos
Ensino e matemática
Escolas do campo
Educação do campo
saberes do cotidiano
Contextualização - ensino e matemática
Mathematics education
Peasants - mathematical knowledge
Teaching and mathematics
Country schools
Rural education
Everyday knowledge
Contextualization - teaching and mathematics
Educação.
title_short Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
title_full Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
title_fullStr Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
title_full_unstemmed Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
title_sort Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo.
author CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_facet CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Camponeses - conhecimentos matemáticos
Ensino e matemática
Escolas do campo
Educação do campo
saberes do cotidiano
Contextualização - ensino e matemática
Mathematics education
Peasants - mathematical knowledge
Teaching and mathematics
Country schools
Rural education
Everyday knowledge
Contextualization - teaching and mathematics
Educação.
topic Educação matemática
Camponeses - conhecimentos matemáticos
Ensino e matemática
Escolas do campo
Educação do campo
saberes do cotidiano
Contextualização - ensino e matemática
Mathematics education
Peasants - mathematical knowledge
Teaching and mathematics
Country schools
Rural education
Everyday knowledge
Contextualization - teaching and mathematics
Educação.
description O presente texto é fruto de investigações realizadas em nosso cotidiano docente numa licenciatura interdisciplinar em Educação do Campo, no Cariri ocidental da Paraíba, microrregião que está inserida no semiárido brasileiro. Tais investigações estão nos possibilitando gerar materiais que serão suportes para os entendimentos das diferentes práticas matemáticas dos povos campesinos. Esse texto, tem como perspectiva incentivar as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em escolas do Campo, onde a contextualização se apresenta como principal pano de fundo. O objetivo principal aqui, é o de explicitar alguns conhecimentos matemáticos utilizados no cotidiano do camponês e apresentar algumas reflexões de como podem ser possíveis várias relações dos mesmos, com os conhecimentos matemáticos que são tradicionalmente ensinados nas salas de aulas de matemática das escolas do Campo, para que seja proporcionada uma maior aproximação do que se vive com o que se estuda.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-06-10T17:54:34Z
2024-06-10
2024-06-10T17:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 6, 2016, Juazeiro-BA. Anais [...] Juazeiro-BA, 2016, p. 108-113. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
identifier_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Os conhecimentos matemáticos do cotidiano dos camponeses: elucidação e reflexões para o ensino de matemática em escolas do campo. In: VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, 6, 2016, Juazeiro-BA. Anais [...] Juazeiro-BA, 2016, p. 108-113. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623928606720