Criação de jogo didático para o ensino da física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102 |
Resumo: | Os jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula. |
id |
UFCG_ea047aba2ff1dba7c8fe4cc795ace3e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36102 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Criação de jogo didático para o ensino da física.Creation of a didactic game for teaching physics.Creación de un juego didáctico para la enseñanza de la física.Ensino de físicaJogos didáticosLudicidadePhysics teachingDidactic gamesPlayfulnessEnseñanza de la físicaJuegos didácticosAlegríaFísicaOs jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula.Didactic games are an important tool to help teachers in their teaching practice. Through them you can bring motivation, fun and knowledge to players. In the discipline of physics, there is often difficulty in understanding issues, this is associated with mathematics and the fact that concepts are often difficult to visualize. This creates demotivation in students and makes learning difficult. In this way, playfulness is used with the aim of generating motivation and greater interest among students. With this perspective, the game “jogando com a física” was developed and research was carried out to verify its effectiveness. A survey was carried out in the first year class of technical high school in the city of Cuité-PB, with the aim of providing educational and social improvement within the classroom.Los juegos didácticos son una herramienta importante para ayudar a los profesores en la práctica. maestro. A través de ellos podrás aportar motivación, diversión y conocimiento a jugadores. En la disciplina de la física, a menudo hay dificultades para comprender de preguntas, esto está asociado con las matemáticas y el hecho de que los conceptos a menudo ser difícil de visualizar. Esto crea desmotivación entre los estudiantes y dificulta la aprendiendo. De esta manera, se utiliza la lúdica con el objetivo de generar motivación y mayor interés de los estudiantes. Con esta perspectiva, el juego “jugando con la física”, y se realizaron investigaciones para comprobar su efectividad. A La investigación se realizó en un aula de primer año de secundaria técnica de la ciudad. de Cuité-PB, con el objetivo de brindar mejora educativa y social dentro del aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.J. D. Dantas.DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943MEDEIROS, Fábio Ferreira de.DE MEDEIROS, F. F.http://lattes.cnpq.br/7268744971022470SANTOS, Priscila da Silva.SANTOS, P. S.DA SILVA SANTOS, PRISCILA.http://lattes.cnpq.br/7012810287403197COSTA, João Victor da Fonseca.2024-05-152024-06-14T12:02:35Z2024-06-142024-06-14T12:02:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-14T12:02:35Zoai:localhost:riufcg/36102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-14T12:02:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de jogo didático para o ensino da física. Creation of a didactic game for teaching physics. Creación de un juego didáctico para la enseñanza de la física. |
title |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
spellingShingle |
Criação de jogo didático para o ensino da física. COSTA, João Victor da Fonseca. Ensino de física Jogos didáticos Ludicidade Physics teaching Didactic games Playfulness Enseñanza de la física Juegos didácticos Alegría Física |
title_short |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
title_full |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
title_fullStr |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
title_full_unstemmed |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
title_sort |
Criação de jogo didático para o ensino da física. |
author |
COSTA, João Victor da Fonseca. |
author_facet |
COSTA, João Victor da Fonseca. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Joseclécio Dutra. DANTAS, J. D. J. D. Dantas. DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA. http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 MEDEIROS, Fábio Ferreira de. DE MEDEIROS, F. F. http://lattes.cnpq.br/7268744971022470 SANTOS, Priscila da Silva. SANTOS, P. S. DA SILVA SANTOS, PRISCILA. http://lattes.cnpq.br/7012810287403197 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, João Victor da Fonseca. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Jogos didáticos Ludicidade Physics teaching Didactic games Playfulness Enseñanza de la física Juegos didácticos Alegría Física |
topic |
Ensino de física Jogos didáticos Ludicidade Physics teaching Didactic games Playfulness Enseñanza de la física Juegos didácticos Alegría Física |
description |
Os jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-15 2024-06-14T12:02:35Z 2024-06-14 2024-06-14T12:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102 COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102 |
identifier_str_mv |
COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744624722378752 |