Criação de jogo didático para o ensino da física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, João Victor da Fonseca.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102
Resumo: Os jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula.
id UFCG_ea047aba2ff1dba7c8fe4cc795ace3e8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36102
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Criação de jogo didático para o ensino da física.Creation of a didactic game for teaching physics.Creación de un juego didáctico para la enseñanza de la física.Ensino de físicaJogos didáticosLudicidadePhysics teachingDidactic gamesPlayfulnessEnseñanza de la físicaJuegos didácticosAlegríaFísicaOs jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula.Didactic games are an important tool to help teachers in their teaching practice. Through them you can bring motivation, fun and knowledge to players. In the discipline of physics, there is often difficulty in understanding issues, this is associated with mathematics and the fact that concepts are often difficult to visualize. This creates demotivation in students and makes learning difficult. In this way, playfulness is used with the aim of generating motivation and greater interest among students. With this perspective, the game “jogando com a física” was developed and research was carried out to verify its effectiveness. A survey was carried out in the first year class of technical high school in the city of Cuité-PB, with the aim of providing educational and social improvement within the classroom.Los juegos didácticos son una herramienta importante para ayudar a los profesores en la práctica. maestro. A través de ellos podrás aportar motivación, diversión y conocimiento a jugadores. En la disciplina de la física, a menudo hay dificultades para comprender de preguntas, esto está asociado con las matemáticas y el hecho de que los conceptos a menudo ser difícil de visualizar. Esto crea desmotivación entre los estudiantes y dificulta la aprendiendo. De esta manera, se utiliza la lúdica con el objetivo de generar motivación y mayor interés de los estudiantes. Con esta perspectiva, el juego “jugando con la física”, y se realizaron investigaciones para comprobar su efectividad. A La investigación se realizó en un aula de primer año de secundaria técnica de la ciudad. de Cuité-PB, con el objetivo de brindar mejora educativa y social dentro del aula.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.J. D. Dantas.DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943MEDEIROS, Fábio Ferreira de.DE MEDEIROS, F. F.http://lattes.cnpq.br/7268744971022470SANTOS, Priscila da Silva.SANTOS, P. S.DA SILVA SANTOS, PRISCILA.http://lattes.cnpq.br/7012810287403197COSTA, João Victor da Fonseca.2024-05-152024-06-14T12:02:35Z2024-06-142024-06-14T12:02:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-14T12:02:35Zoai:localhost:riufcg/36102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-14T12:02:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de jogo didático para o ensino da física.
Creation of a didactic game for teaching physics.
Creación de un juego didáctico para la enseñanza de la física.
title Criação de jogo didático para o ensino da física.
spellingShingle Criação de jogo didático para o ensino da física.
COSTA, João Victor da Fonseca.
Ensino de física
Jogos didáticos
Ludicidade
Physics teaching
Didactic games
Playfulness
Enseñanza de la física
Juegos didácticos
Alegría
Física
title_short Criação de jogo didático para o ensino da física.
title_full Criação de jogo didático para o ensino da física.
title_fullStr Criação de jogo didático para o ensino da física.
title_full_unstemmed Criação de jogo didático para o ensino da física.
title_sort Criação de jogo didático para o ensino da física.
author COSTA, João Victor da Fonseca.
author_facet COSTA, João Victor da Fonseca.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Joseclécio Dutra.
DANTAS, J. D.
J. D. Dantas.
DANTAS, JOSECLÉCIO DUTRA.
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943
MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
DE MEDEIROS, F. F.
http://lattes.cnpq.br/7268744971022470
SANTOS, Priscila da Silva.
SANTOS, P. S.
DA SILVA SANTOS, PRISCILA.
http://lattes.cnpq.br/7012810287403197
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, João Victor da Fonseca.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Jogos didáticos
Ludicidade
Physics teaching
Didactic games
Playfulness
Enseñanza de la física
Juegos didácticos
Alegría
Física
topic Ensino de física
Jogos didáticos
Ludicidade
Physics teaching
Didactic games
Playfulness
Enseñanza de la física
Juegos didácticos
Alegría
Física
description Os jogos didáticos são uma importante ferramenta no auxílio ao professor na prática docente. Através deles se pode trazer motivação, diversão e conhecimento para os jogadores. Na disciplina de física, muitas vezes, há uma dificuldade no entendimento de questões, isto associado à matemática e ao fato de os conceitos por muitas vezes serem de difícil visualização. Isso gera desmotivação nos alunos e dificulta a aprendizagem. Dessa forma, a ludicidade é utilizada com o objetivo de gerar motivação e maior interesse dos alunos. Com essa perspectiva, foi desenvolvido o jogo “jogando com a física”, e realizada uma pesquisa para verificar sua eficácia. A pesquisa foi realizada em turma do primeiro ano do ensino médio técnico na cidade de Cuité-PB, com o objetivo de proporcionar uma melhoria educacional e social dentro de sala de aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-15
2024-06-14T12:02:35Z
2024-06-14
2024-06-14T12:02:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102
COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36102
identifier_str_mv COSTA, João Victor da Fonseca. Criação de jogo didático para o ensino da física. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624722378752