A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rapanos, Eduardo Adriani
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247825
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2023.
id UFSC_a818180d6e8e6442f7801fafbefa8e6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247825
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.GeografiaMinecraft (Jogo)Sítios geológicosRealidade virtualGamificaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2023.A geodiversidade é a manifestação dos elementos abióticos da paisagem, aos quais podem ser atribuídos valores científicos e educativos de acordo com seu contexto e uso. Neste contexto, o software Minecraft emerge como uma importante ferramenta aliada da geodiversidade, possibilitando o uso de dados georreferenciados para a construção de paisagens virtuais. Diante disso, o objetivo deste trabalho consistiu em representar a paisagem da Porção NW do Maciço da Areia Branca no Minecraft, visando promover a geocomunicação dos valores científicos e educativos da geodiversidade. A representação virtual da paisagem foi realizada por meio de mapeamento e cartografia geológica, geomorfológica e de cobertura vegetal, com a coleta de dados em campo e o tratamento das informações por meio de um SIG. A metodologia adotada compreendeu etapas de pré-campo, revisão bibliográfica, elaboração de bases cartográficas e definição do cronograma da pesquisa. Posteriormente, foram realizadas as coletas de dados e informações em campo. Na fase pós-campo, as informações foram compiladas, resultando na geração de mapas geológicos, geomorfológicos e de cobertura vegetal, bem como na modelagem da paisagem virtual, que integrou os mapas gerados e intervenções realizadas na paisagem para comunicar os valores da geodiversidade. A construção da paisagem virtual no Minecraft ocorreu com o auxílio de softwares adicionais, nos quais foram inseridos modelos digitais de terreno para sustentar as formas topográficas e, posteriormente, foram incorporados os mapas simulando as ocorrências da paisagem biótica e abiótica. Por fim, foram desenvolvidas estruturas, construções e personagens para facilitar a comunicação dos valores da geodiversidade por meio de diálogos criados. Os resultados obtidos incluem um mapa geológico inédito, com novas unidades geológicas mapeadas, um mapa geomorfológico detalhado, caracterizando os processos geomorfológicos e suas formas associadas, e um mapa de cobertura vegetal, com classes que delimitam as diferentes áreas de cobertura na região de estudo. Com o intuito de facilitar a compreensão e comunicação dos valores da geodiversidade para os visitantes virtuais, foram desenvolvidas estruturas, construções e a inserção de personagens que dialogam com os indivíduos que exploram esses locais. No geral, o uso do Minecraft como plataforma de geocomunicação demonstrou ser uma abordagem inovadora e eficaz para transmitir os valores científicos e educativos da geodiversidade. Além disso, a criação do nome \"GeoparkCraft\" para o jogo desenvolvido neste trabalho reflete a integração da metodologia adotada com a proposta de geocomunicação da geodiversidade, fornecendo uma experiência envolvente e interativa aos usuários interessados em explorar a riqueza e importância dessa paisagem virtual.ABSTRACT: Geodiversity is the manifestation of the abiotic elements of the landscape, to which scientific and educational values can be attributed according to their context and use. In this context, Minecraft software emerges as an important ally of geodiversity, enabling the use of georeferenced data for the construction of virtual landscapes. Therefore, the aim of this study was to represent the landscape of the NW portion of the Areia Branca Massif in Minecraft, aiming to promote the geocommunication of scientific and educational values of geodiversity. The virtual representation of the landscape was carried out through geological, geomorphological, and vegetation cover mapping and cartography, with field data collection and information processing using GIS. The adopted methodology included pre-fieldwork stages, literature review, cartographic base development, and research schedule definition. Subsequently, data and information were collected in the field. In the post-fieldwork phase, the information was compiled, resulting in the generation of geological, geomorphological, and vegetation cover maps, as well as the modeling of the virtual landscape, which integrated the generated maps and interventions in the landscape to communicate the values of geodiversity. The construction of the virtual landscape in Minecraft was aided by additional software, in which digital terrain models were inserted to support topographic forms, and subsequently, maps simulating the occurrences of the biotic and abiotic landscape were incorporated. Finally, structures, buildings, and characters were developed to facilitate the communication of geodiversity values through created dialogues. The obtained results include a unique geological map with new mapped geological units, a detailed geomorphological map characterizing geomorphological processes and their associated forms, and a vegetation cover map with classes delimiting different coverage areas in the study region. To facilitate the understanding and communication of geodiversity values to virtual visitors, structures, buildings, and the inclusion of characters were developed to engage with individuals exploring these locations. Overall, the use of Minecraft as a geocommunication platform has proven to be an innovative and effective approach to convey scientific and educational values of geodiversity. Furthermore, the creation of the name \"GeoparkCraft\" for the game developed in this study reflects the integration of the adopted methodology with the geocommunication proposal of geodiversity, providing an engaging and interactive experience for users interested in exploring the richness and importance of this virtual landscape.Valdati, JairoUniversidade Federal de Santa CatarinaRapanos, Eduardo Adriani2023-06-28T18:28:25Z2023-06-28T18:28:25Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il.application/pdf382348https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247825porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T15:17:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247825Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T15:17:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
title A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
spellingShingle A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
Rapanos, Eduardo Adriani
Geografia
Minecraft (Jogo)
Sítios geológicos
Realidade virtual
Gamificação
title_short A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
title_full A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
title_fullStr A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
title_full_unstemmed A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
title_sort A representação da paisagem no Minecraft: jogo digital na promoção de um Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil.
author Rapanos, Eduardo Adriani
author_facet Rapanos, Eduardo Adriani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdati, Jairo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rapanos, Eduardo Adriani
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Minecraft (Jogo)
Sítios geológicos
Realidade virtual
Gamificação
topic Geografia
Minecraft (Jogo)
Sítios geológicos
Realidade virtual
Gamificação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28T18:28:25Z
2023-06-28T18:28:25Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 382348
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247825
identifier_str_mv 382348
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652152989548544