Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, Fernanda de Sousa.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339
Resumo: O referido trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo das crianças no que diz respeito ao ensino aprendizagem de matemática na sala de aula. O mesmo utilizou como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Além dos instrumentos utilizados para a pesquisa, foram realizadas a aula teste e o Estagio Supervisionado em Docência no intuito de vivenciar o âmbito escolar. Foram utilizadas também algumas fontes de pesquisa como um portfolio e um diário de campo, produzidos antes e no decorrer do estagio. Essas utilizações das fontes de pesquisa tiveram o intuito de enriquecer o trabalho. As fontes de pesquisa tem abordagem metodológica na Nova Historia Cultural, a qual valoriza fontes orais escritas, narrações, entre outras. A pesquisa teve inicio numa turma de 1° ano, porém a continuidade da mesma e o estagio foram realizados numa turma de 4° ano, em uma escola da rede publica de Cajazeiras - PB. A pesquisa em si referia-se ao conhecimento sobre a importância do lúdico em atividades matemáticas que os alunos e a professora adquirissem. Pode-se dizer que os alunos pesquisados não possuem conhecimentos sobre os benefícios que os jogos, as atividades lúdicas podem proporcionar para sua aprendizagem. Para eles. os jogos possuem apenas fins de diversão e distração, e não um fim educativo. Mesmo com as dificuldades que a escola publica apresenta, e possível trabalhar diferencialmente a matemática, contribuindo para a aprendizagem dos educandos. Porem, para que haja uma aprendizagem compensatória, e preciso que os professores, gestores e demais funcionários da área educacional discutam e reflitam sobre a educação e a importância da ludicidade nela envolvida. O Estagio Supervisionado em docência, também realizado para dar continuidade ao referido trabalho apresentou conhecimentos e experiências significativas para a futura pratica docente.
id UFCG_eba00548897a5eadb5982e02b310b4d3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13339
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.Mathematics: working with the playful in the early years of elementary school.Matemática- ensino fundamentalAprendizagem de matemáticaLúdicoMathematics - elementary schoolMath learningLudicEducação.O referido trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo das crianças no que diz respeito ao ensino aprendizagem de matemática na sala de aula. O mesmo utilizou como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Além dos instrumentos utilizados para a pesquisa, foram realizadas a aula teste e o Estagio Supervisionado em Docência no intuito de vivenciar o âmbito escolar. Foram utilizadas também algumas fontes de pesquisa como um portfolio e um diário de campo, produzidos antes e no decorrer do estagio. Essas utilizações das fontes de pesquisa tiveram o intuito de enriquecer o trabalho. As fontes de pesquisa tem abordagem metodológica na Nova Historia Cultural, a qual valoriza fontes orais escritas, narrações, entre outras. A pesquisa teve inicio numa turma de 1° ano, porém a continuidade da mesma e o estagio foram realizados numa turma de 4° ano, em uma escola da rede publica de Cajazeiras - PB. A pesquisa em si referia-se ao conhecimento sobre a importância do lúdico em atividades matemáticas que os alunos e a professora adquirissem. Pode-se dizer que os alunos pesquisados não possuem conhecimentos sobre os benefícios que os jogos, as atividades lúdicas podem proporcionar para sua aprendizagem. Para eles. os jogos possuem apenas fins de diversão e distração, e não um fim educativo. Mesmo com as dificuldades que a escola publica apresenta, e possível trabalhar diferencialmente a matemática, contribuindo para a aprendizagem dos educandos. Porem, para que haja uma aprendizagem compensatória, e preciso que os professores, gestores e demais funcionários da área educacional discutam e reflitam sobre a educação e a importância da ludicidade nela envolvida. O Estagio Supervisionado em docência, também realizado para dar continuidade ao referido trabalho apresentou conhecimentos e experiências significativas para a futura pratica docente.This work aims to analyze the cognitive development of children children with regard to teaching math learning in the classroom. He used observations and interviews as data collection instruments. In addition to the instruments used for the research, the test class and the Supervised Teaching Internship in order to experience the school environment. Were Some research sources such as a portfolio and a field, produced before and during the stage. These uses of sources of research aimed at enriching the work. Research sources have methodological approach in the New Cultural History, which values ​​oral sources writings, narrations, among others. The research started in a 1st year class, however the continuity of the same and the internship were carried out in a 4th grade class, in a school in the public network of Cajazeiras - PB. The research itself referred to the knowledge about the importance of playfulness in mathematical activities that students and the teacher acquire. It can be said that the students surveyed did not have knowledge about the benefits that games, play activities can provide for your learning. For them. games have only purposes fun and distraction, not an educational purpose. Even with the difficulties that public school presents, and it is possible to work differently on mathematics, contributing to the students' learning. However, for there to be a compensatory learning, and I need teachers, managers and others education officials discuss and reflect on education and importance of the playfulness involved. The Supervised Internship in teaching, also carried out to continue that work presented meaningful knowledge and experiences for future teaching practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263XAVIER, Fernanda de Sousa.2010-112020-07-17T00:27:44Z2020-07-162020-07-17T00:27:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339XAVIER, Fernanda de Sousa. Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T15:25:54Zoai:localhost:riufcg/13339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T15:25:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
Mathematics: working with the playful in the early years of elementary school.
title Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
XAVIER, Fernanda de Sousa.
Matemática- ensino fundamental
Aprendizagem de matemática
Lúdico
Mathematics - elementary school
Math learning
Ludic
Educação.
title_short Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental.
author XAVIER, Fernanda de Sousa.
author_facet XAVIER, Fernanda de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv XAVIER, Fernanda de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática- ensino fundamental
Aprendizagem de matemática
Lúdico
Mathematics - elementary school
Math learning
Ludic
Educação.
topic Matemática- ensino fundamental
Aprendizagem de matemática
Lúdico
Mathematics - elementary school
Math learning
Ludic
Educação.
description O referido trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento cognitivo das crianças no que diz respeito ao ensino aprendizagem de matemática na sala de aula. O mesmo utilizou como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Além dos instrumentos utilizados para a pesquisa, foram realizadas a aula teste e o Estagio Supervisionado em Docência no intuito de vivenciar o âmbito escolar. Foram utilizadas também algumas fontes de pesquisa como um portfolio e um diário de campo, produzidos antes e no decorrer do estagio. Essas utilizações das fontes de pesquisa tiveram o intuito de enriquecer o trabalho. As fontes de pesquisa tem abordagem metodológica na Nova Historia Cultural, a qual valoriza fontes orais escritas, narrações, entre outras. A pesquisa teve inicio numa turma de 1° ano, porém a continuidade da mesma e o estagio foram realizados numa turma de 4° ano, em uma escola da rede publica de Cajazeiras - PB. A pesquisa em si referia-se ao conhecimento sobre a importância do lúdico em atividades matemáticas que os alunos e a professora adquirissem. Pode-se dizer que os alunos pesquisados não possuem conhecimentos sobre os benefícios que os jogos, as atividades lúdicas podem proporcionar para sua aprendizagem. Para eles. os jogos possuem apenas fins de diversão e distração, e não um fim educativo. Mesmo com as dificuldades que a escola publica apresenta, e possível trabalhar diferencialmente a matemática, contribuindo para a aprendizagem dos educandos. Porem, para que haja uma aprendizagem compensatória, e preciso que os professores, gestores e demais funcionários da área educacional discutam e reflitam sobre a educação e a importância da ludicidade nela envolvida. O Estagio Supervisionado em docência, também realizado para dar continuidade ao referido trabalho apresentou conhecimentos e experiências significativas para a futura pratica docente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2020-07-17T00:27:44Z
2020-07-16
2020-07-17T00:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339
XAVIER, Fernanda de Sousa. Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13339
identifier_str_mv XAVIER, Fernanda de Sousa. Matemática: trabalhando com o lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447365185536