Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Raianny Lopes.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341
Resumo: Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual.
id UFCG_eccc3413d994ed458347e1e29e0b073f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4341
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.Multiletramentos: a new conception in the teaching of writing.Leitura e escritaLetramentosMultiletramentoReading and writingLetteringMultiletramentoLetras - Língua Portuguesa.Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual.In this work, we emphasize the importance of spreading the pedagogy of multiliteracies by the multiplicity of languages that involves culture and values of different subjects, giving source to textual genres hybrids, which in turn, are highly interactive and collaborative in communicative social activities, as in has its accelerated movement in society with the advent of new information technologies. The choice of multiliteracies as the basis of that work is due to wanting to show that, with the emergence of new technologies, literacies are insufficient for the construction of meaning, since it only deals with reading and writing skills in social practices, which are increasingly more bombarded with multissemioses from the contemporary world. In this perspective, the objective of the research is to show the importance of working with writing through multiliteracies and reflect on the contribution of digital genres in this type of activity. To support research in embasamos studies Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) and others. The research is a qualitative approach, bibliographical nature. To highlight the importance of multiliteracies, present a proposal to work with writing, with the genre tale and is supported by the blog, to emphasize the importance of using didactic sequence as a methodological tool to represent a real situation of communication and, thus enable a better textual production.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA , Abdoral Inácio da.DUARTE, Raianny Lopes.2016-05-272019-06-13T17:51:28Z2019-06-132019-06-13T17:51:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T14:08:41Zoai:localhost:riufcg/4341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T14:08:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
Multiletramentos: a new conception in the teaching of writing.
title Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
spellingShingle Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
DUARTE, Raianny Lopes.
Leitura e escrita
Letramentos
Multiletramento
Reading and writing
Lettering
Multiletramento
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
title_full Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
title_fullStr Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
title_full_unstemmed Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
title_sort Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
author DUARTE, Raianny Lopes.
author_facet DUARTE, Raianny Lopes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Raianny Lopes.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Letramentos
Multiletramento
Reading and writing
Lettering
Multiletramento
Letras - Língua Portuguesa.
topic Leitura e escrita
Letramentos
Multiletramento
Reading and writing
Lettering
Multiletramento
Letras - Língua Portuguesa.
description Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-27
2019-06-13T17:51:28Z
2019-06-13
2019-06-13T17:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341
DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341
identifier_str_mv DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376850546688