A contribuição do conselho tutelar para alunos do campo em uma escola do Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josimar Guabiraba da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5298
Resumo: O Conselho Tutelar desenvolve ações buscando assegurar os direitos e proteção dos menores de dezoito anos em seus diversos aspectos. Criado a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente o órgão assume a função de proteger crianças e adolescentes desde a década de 1990, realizando ações através dos conselheiros tutelares que atuam em casos de maus tratos, ameaça e violação das crianças e dos adolescentes, mas também desenvolvem trabalhos auxiliando a apreensão bem como atendimentos no ambiente escolar sempre que acionados por meio da direção quando alunos ultrapassam todos os limites impostos pela escola. Neste sentido, o estudo objetiva analisar a contribuição do Conselho Tutelar no tocante a evasão escolar dos alunos do campo em uma escola pública no cariri paraibano, buscando Identificar como ocorre a abordagem do conselheiro tutelar nos casos de evasão escolar, verificando os procedimentos utilizados, buscando compreender desta forma, como o Conselho Tutelar pode contribuir para a comunidade escolar no contexto da educação do campo. A pesquisa caracteriza-se como relato de experiência, onde, por meio do olhar de um conselheiro tutelar, as ações desenvolvidas em uma escola de pública de Ensino Fundamental, localizada no município de Sumé foram apresentadas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos menores de dezoito anos residentes na zona rural de Sumé que receberam advertência devido a evasão escolar, seus pais ou responsáveis, a direção da escola e os conselheiros tutelares. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados diários de classe e fichas protocolares do Conselho Tutelar. Devido a quantidade de casos semelhantes, relatamos três que foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos éticos foram respeitados sendo utilizados nomes fictícios, idades aproximadas e casos mais comuns que são atendidos acerca da evasão escolar. Com a pesquisa percebeu-se que ao se realizar trabalho em conjunto com a escola, a família e Conselho Tutelar, a probabilidade da criança ou do adolescente se evadir da escola e seguir o caminho correto é muito maior quando não acontece um trabalho em equipe.
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Neste sentido, o estudo objetiva analisar a contribuição do Conselho Tutelar no tocante a evasão escolar dos alunos do campo em uma escola pública no cariri paraibano, buscando Identificar como ocorre a abordagem do conselheiro tutelar nos casos de evasão escolar, verificando os procedimentos utilizados, buscando compreender desta forma, como o Conselho Tutelar pode contribuir para a comunidade escolar no contexto da educação do campo. A pesquisa caracteriza-se como relato de experiência, onde, por meio do olhar de um conselheiro tutelar, as ações desenvolvidas em uma escola de pública de Ensino Fundamental, localizada no município de Sumé foram apresentadas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos menores de dezoito anos residentes na zona rural de Sumé que receberam advertência devido a evasão escolar, seus pais ou responsáveis, a direção da escola e os conselheiros tutelares. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados diários de classe e fichas protocolares do Conselho Tutelar. Devido a quantidade de casos semelhantes, relatamos três que foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos éticos foram respeitados sendo utilizados nomes fictícios, idades aproximadas e casos mais comuns que são atendidos acerca da evasão escolar. Com a pesquisa percebeu-se que ao se realizar trabalho em conjunto com a escola, a família e Conselho Tutelar, a probabilidade da criança ou do adolescente se evadir da escola e seguir o caminho correto é muito maior quando não acontece um trabalho em equipe.The Child Protective Services takes actions seeking to ensure the rights and protection of children under eighteen years in its various aspects. Created from the Child and Adolescent the agency assumes the function of protecting the lowest since the 1990s, taking action through the tutelary counselors who work in cases of abuse, threat and violation of minors, but also develop projects helping the seizure and care at school whenever triggered by direction when students go beyond all the limits imposed by the school. In this sense, the study aims to analyze the Child Protective Services contribution regarding school evasion of the field students in a public school in Paraiba cariri, seeking to identify how is the tutelary advisor approach in cases of school evasion, checking the procedures used, seeking understand this way, as the Child Protective Services can contribute to the school community in the context of rural education. The research is characterized as an experience report, which, through the eyes of a guardianship counselor, the actions developed in a school of public elementary schools in the municipality of Sumé were presented. The research subjects were under eighteen students living in rural Sumé who received warning due to school evasion, their parents or guardians, the school board and the tutelary counselors. As instruments for data collection were used daily class and protocol chips Child Protective Services. Because the amount of similar cases reported three that were interpreted from the content analysis. The ethical aspects were respected and used fictitious names, approximate ages and more common cases that are attended about school evasion. Through research it was noticed that when performing work together with school, family and Child Protection Agency, the less likely to escape school and follow the correct path is much greater when not happen teamwork.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Patrícia de Jesus Costa dos.SANTOS, P. J. C.http://lattes.cnpq.br/8405858467514427CUSTÓDIO, Fabiano.SÁ, Carolina Figueiredo de.SILVA, Josimar Guabiraba da.2016-10-202019-08-01T17:21:05Z2019-07-312019-08-01T17:21:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva2https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2016.tccmon.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5298SILVA, Josimar Guabiraba da. A contribuição do Conselho Tutelar para os alunos do campo em uma escola do Cariri Paraibano. 2016. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T18:06:03Zoai:localhost:riufcg/5298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T18:06:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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