Do berço ao berçário : uma travessia complexa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Circe Mara
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Unger, Tamara Pisoni, Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188585
Resumo: Este artigo trata da inserção escolar na educação infantil. Teve como objetivo discutir a importância da participação da família na inserção da criança na escola e o modo como se concretiza essa participação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu um estudo de caso realizado em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região da grande Porto Alegre. A coleta de dados ocorreu por meio de observações e de entrevistas semiestruturadas com a gestora, as professoras e familiares das crianças. Os resultados mostraram que a instituição investe mais esforços na decoração do espaço e na invenção de estratégias para separar a criança dos pais do que em escutar e construir relações com as famílias. O choro é visto como o principal problema, desconsiderando outros modos de a criança expressar seus sentimentos. A escola não precisa (e não deve) apressar o afastamento entre a criança e a família, mas ao contrário, usufruir desses momentos para construir laços e aprender sobre os modos como os pais lidam com seus filhos nas diferentes situações. A travessia do berço à escola é um fenômeno complexo que envolve uma rede de relações na tessitura de um projeto compartilhado.
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A escola não precisa (e não deve) apressar o afastamento entre a criança e a família, mas ao contrário, usufruir desses momentos para construir laços e aprender sobre os modos como os pais lidam com seus filhos nas diferentes situações. A travessia do berço à escola é um fenômeno complexo que envolve uma rede de relações na tessitura de um projeto compartilhado.This article deals with school insertion in early childhood education. The objective was to discuss the importance of family participation in the child's adaptation to school and the way in which this participation takes place. The qualitative research involved a case study, carried out in a public school of early childhood education, located in the region of Porto Alegre City. The data collection took place through observations and semi-structured interviews with the manager, teachers and family members of the children. The results showed that schools are investing more in the preparation of novelties, the decoration of space and the invention of strategies to separate the child from the parents than in listening and building relationships with families. Crying is seen as being the main problem, disregarding other ways the child manifests his feelings. This manifestation is still closely associated with the parents 'lack of collaboration in the sense that they do not' comply 'with the teachers' orientations. The school does not need to (and should not) rush the distance between the child and the family, but rather enjoy these moments to build bonds and learn about the ways parents cope with their children in different situations. Crossing from cradle to school is a complex phenomenon involving a network of relationships for the construction of a shared project.Este artículo trata de la inserción escolar en la educación infantil. El objetivo fue discutir la importancia de la participación de la familia en la adaptación del niño en la escuela y el modo en que se concreta esa participación. La investigación, de orden cualitativo, involucró un estudio de caso, realizado en una escuela pública de educación infantil, ubicada en la región de la gran Porto Alegre. La recolección de datos ocurrió a través de observaciones y de entrevistas semiestructuradas con la gestora, las profesoras y familiares de los niños. Los resultados mostraron que las escuelas invierten más esfuerzos en la decoración del espacio y en la invención de estrategias para separar al niño de los padres que en escuchar y construir relaciones con las familias. El llanto es visto como el principal problema, desconsiderando otros modos del niño expresar sus sentimientos. La escuela no necesita (y no debe) apresurar el alejamiento entre el niño y la familia, pero al contrario disfrutar de esos momentos para construir lazos y aprender sobre los modos como los padres tratan con sus hijos en las diferentes situaciones. La travesía de la cuna a la escuela es un fenómeno complejo que implica una red de relaciones en la tesitura de un proyecto compartido.application/pdfporRevista Electrónica de Investigación y Docencia (REID). Jaén, Espanha. Vol. 19 (jan.2018), p. 55-72Educação infantilRelação família-escolaEarly childhood educationSchool insertionFamilyEducación infantilInserción escolarFamíliaDo berço ao berçário : uma travessia complexaFrom the cotton to the nursery : a complex transferDe la cuna a la guarderia : una travesia complejaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086525.pdf.txt001086525.pdf.txtExtracted Texttext/plain51801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188585/2/001086525.pdf.txt9a1c0cd63ea8c80ceafadb0a696e1971MD52ORIGINAL001086525.pdfTexto completoapplication/pdf430330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188585/1/001086525.pdf084178c324bf2b995384b78b2fcac5b4MD5110183/1885852023-01-11 05:59:52.922504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-11T07:59:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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