Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133 |
Resumo: | Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento. |
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Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.Satisfaction survey on the services provided by the human resources department in an automobile company in Brazil.Pesquisa de satisfação - setor automobilísticoSetor automobilístico - satisfaçãoRecursos humanosPesquisa surveyMontadora de automóveisSatisfaction survey - automotive sectorAutomotive sector - satisfactionHuman ResourcesSurvey researchAutomakerEngenharia de Produção.Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-17T21:24:04Z2023-10-172023-10-17T21:24:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133THOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133porTHOMAZI, Fernanda.BENEVENUTTI, Valdésio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:30:36Zoai:localhost:riufcg/32133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:30:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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