Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THOMAZI, Fernanda.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BENEVENUTTI, Valdésio.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
Resumo: Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento.
id UFCG_ef1fe0509ac8c4251b60ac693bb8a7ff
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32133
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.Satisfaction survey on the services provided by the human resources department in an automobile company in Brazil.Pesquisa de satisfação - setor automobilísticoSetor automobilístico - satisfaçãoRecursos humanosPesquisa surveyMontadora de automóveisSatisfaction survey - automotive sectorAutomotive sector - satisfactionHuman ResourcesSurvey researchAutomakerEngenharia de Produção.Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-17T21:24:04Z2023-10-172023-10-17T21:24:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133THOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133porTHOMAZI, Fernanda.BENEVENUTTI, Valdésio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:30:36Zoai:localhost:riufcg/32133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:30:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
Satisfaction survey on the services provided by the human resources department in an automobile company in Brazil.
title Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
spellingShingle Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
THOMAZI, Fernanda.
Pesquisa de satisfação - setor automobilístico
Setor automobilístico - satisfação
Recursos humanos
Pesquisa survey
Montadora de automóveis
Satisfaction survey - automotive sector
Automotive sector - satisfaction
Human Resources
Survey research
Automaker
Engenharia de Produção.
title_short Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
title_full Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
title_fullStr Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
title_sort Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil.
author THOMAZI, Fernanda.
author_facet THOMAZI, Fernanda.
BENEVENUTTI, Valdésio.
author_role author
author2 BENEVENUTTI, Valdésio.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv THOMAZI, Fernanda.
BENEVENUTTI, Valdésio.
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa de satisfação - setor automobilístico
Setor automobilístico - satisfação
Recursos humanos
Pesquisa survey
Montadora de automóveis
Satisfaction survey - automotive sector
Automotive sector - satisfaction
Human Resources
Survey research
Automaker
Engenharia de Produção.
topic Pesquisa de satisfação - setor automobilístico
Setor automobilístico - satisfação
Recursos humanos
Pesquisa survey
Montadora de automóveis
Satisfaction survey - automotive sector
Automotive sector - satisfaction
Human Resources
Survey research
Automaker
Engenharia de Produção.
description Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem utilizar medidas de desempenho que as levem a conhecer como está sua situação frente aos seus clientes e a partir do resultado obtido, reavaliar suas ações, garantindo desta forma o foco na excelência. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a opinião dos colaboradores frente aos seus serviços oferecidos pelos três pilares existentes no departamento de Recursos Humanos – Planning & Steering, Business Partner e HR Services - em uma empresa do setor automobilístico no Brasil e também a percepção da satisfação em relação ao departamento em geral. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório através da aplicação de um questionário (Survey), que possibilitasse, além do levantamento de dados, entender com maior familiaridade o nível de satisfação dos 505 participantes da pesquisa com margem de erro de 2,37%. O resultado da pesquisa revelou que os colaboradores em sua grande maioria estão satisfeitos com os serviços oferecidos, principalmente em relação ao atendimento operacional realizado pelo HR Services. Os resultados apresentados mostraram um elevado número de colaboradores que não possuem conhecimento do papel de cada pilar dentro da estrutura. Ainda, demonstraram um acentuado índice de insatisfação quando questionados a respeito da transparência e abertura à mudança do departamento de Recursos Humanos. Embora o atendimento operacional esteja atendendo satisfatoriamente os colaboradores, ainda há uma necessidade de reforçar as atividades e papel de cada pilar e também, investigar quais fatores levam os colaboradores a avaliarem negativamente a transparência e abertura a mudanças do departamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-17T21:24:04Z
2023-10-17
2023-10-17T21:24:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
THOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
identifier_str_mv THOMAZI, Fernanda; BENEVENUTTI, Valdésio. Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados pelo departamento de recursos humanos em uma empresa do segmento automobilístico no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744595064455168