Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Valéria de Sousa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
Resumo: O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
id UFCG_ef2306a412d14be2d19087e7d26a1340
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36206
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development.AutoformaçãoDesenvolvimento - Pessoal - ProfissionalFormação profissionalGraduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - ParaíbaEnsino Superior - Cajazeiras - Município- ParaíbaSelf-trainingDevelopment - Personal - ProfessionalProfessional qualificationGraduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - ParaíbaHigher Education - Cajazeiras - Municipality - ParaíbaEducação.O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899CAMPOS, Maria de Lourdes.RODRIGUES, João Marcos de Souza.ABREU, Valéria de Sousa.2023-11-222024-06-20T14:00:22Z2024-06-202024-06-20T14:00:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T14:01:36Zoai:localhost:riufcg/36206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T14:01:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development.
title Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
spellingShingle Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
ABREU, Valéria de Sousa.
Autoformação
Desenvolvimento - Pessoal - Profissional
Formação profissional
Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba
Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba
Self-training
Development - Personal - Professional
Professional qualification
Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Educação.
title_short Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
title_full Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
title_fullStr Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
title_full_unstemmed Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
title_sort Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
author ABREU, Valéria de Sousa.
author_facet ABREU, Valéria de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
CAMPOS, Maria de Lourdes.
RODRIGUES, João Marcos de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Valéria de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Autoformação
Desenvolvimento - Pessoal - Profissional
Formação profissional
Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba
Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba
Self-training
Development - Personal - Professional
Professional qualification
Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Educação.
topic Autoformação
Desenvolvimento - Pessoal - Profissional
Formação profissional
Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba
Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba
Self-training
Development - Personal - Professional
Professional qualification
Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Educação.
description O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
2024-06-20T14:00:22Z
2024-06-20
2024-06-20T14:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
identifier_str_mv ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625513005056