Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206 |
Resumo: | O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. |
id |
UFCG_ef2306a412d14be2d19087e7d26a1340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36206 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development.AutoformaçãoDesenvolvimento - Pessoal - ProfissionalFormação profissionalGraduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - ParaíbaEnsino Superior - Cajazeiras - Município- ParaíbaSelf-trainingDevelopment - Personal - ProfessionalProfessional qualificationGraduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - ParaíbaHigher Education - Cajazeiras - Municipality - ParaíbaEducação.O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899CAMPOS, Maria de Lourdes.RODRIGUES, João Marcos de Souza.ABREU, Valéria de Sousa.2023-11-222024-06-20T14:00:22Z2024-06-202024-06-20T14:00:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T14:01:36Zoai:localhost:riufcg/36206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T14:01:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development. |
title |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
spellingShingle |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. ABREU, Valéria de Sousa. Autoformação Desenvolvimento - Pessoal - Profissional Formação profissional Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba Self-training Development - Personal - Professional Professional qualification Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Educação. |
title_short |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
title_full |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
title_fullStr |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
title_full_unstemmed |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
title_sort |
Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. |
author |
ABREU, Valéria de Sousa. |
author_facet |
ABREU, Valéria de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. AMARAL, M. G. B. http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 CAMPOS, Maria de Lourdes. RODRIGUES, João Marcos de Souza. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABREU, Valéria de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoformação Desenvolvimento - Pessoal - Profissional Formação profissional Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba Self-training Development - Personal - Professional Professional qualification Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Educação. |
topic |
Autoformação Desenvolvimento - Pessoal - Profissional Formação profissional Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba Self-training Development - Personal - Professional Professional qualification Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Educação. |
description |
O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-22 2024-06-20T14:00:22Z 2024-06-20 2024-06-20T14:00:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206 ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206 |
identifier_str_mv |
ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625513005056 |