Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marilia dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sperrhake, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218210
Resumo: Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa
id UFRGS-2_57bca62f1923b066a2923dd15a8e6fb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218210
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nunes, Marilia dos SantosSperrhake, Renata2021-02-25T04:18:18Z20211982-2014http://hdl.handle.net/10183/218210001121899Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapaThis text presents a reflection on the pedagogical practice at Elementary School with a focus on Reading and Writing, in the context of Remote Education. We recovered teaching principles that reinforce the teacher's role as a professional who deals with education, based on authors such as Narodowski (2020), Perrenoud (2001) and Larrosa (2018). Thus, we list some pedagogical proposals that are motivated by everyday family and domestic experiences involving different textual genres, discussing their potential and their possibility in remote education. At the end, we make considerations about the difficulties of remote education considering the students at Elementary School and the curriculum of this level.application/pdfporRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 85 (jan./abr. 2021), p. 26-34Ensino fundamentalLeituraEscritaElementary schoolRemote teachingTeachingReadingWritingEnsino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escritaRemote education and elementary school : reflections around teaching and some educational pedagogical choices for teaching reading and writinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121899.pdf.txt001121899.pdf.txtExtracted Texttext/plain34278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/2/001121899.pdf.txtade2dc589de657def7cc99664ed38962MD52ORIGINAL001121899.pdfTexto completoapplication/pdf381872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/1/001121899.pdf6a1b1ed27f18697afdff903d7e66b681MD5110183/2182102021-10-04 04:23:31.931834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Remote education and elementary school : reflections around teaching and some educational pedagogical choices for teaching reading and writing
title Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
spellingShingle Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
Nunes, Marilia dos Santos
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Elementary school
Remote teaching
Teaching
Reading
Writing
title_short Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
title_full Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
title_fullStr Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
title_full_unstemmed Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
title_sort Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
author Nunes, Marilia dos Santos
author_facet Nunes, Marilia dos Santos
Sperrhake, Renata
author_role author
author2 Sperrhake, Renata
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Marilia dos Santos
Sperrhake, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Leitura
Escrita
topic Ensino fundamental
Leitura
Escrita
Elementary school
Remote teaching
Teaching
Reading
Writing
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary school
Remote teaching
Teaching
Reading
Writing
description Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T04:18:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218210
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2014
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121899
identifier_str_mv 1982-2014
001121899
url http://hdl.handle.net/10183/218210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 85 (jan./abr. 2021), p. 26-34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/2/001121899.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218210/1/001121899.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ade2dc589de657def7cc99664ed38962
6a1b1ed27f18697afdff903d7e66b681
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008846995456