Vivências em escrita de alunos da EJA: um perfazer sociointeracionista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Maria das Graças dos Santos.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GUIMARÃES, Zuleide Maria de Arruda Santiago.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34282
Resumo: No âmbito das políticas nacionais de educação, discutir o processo da escrita numa sociedade brasileira onde não só apresenta nossas dificuldades e limitações enquanto profissional da área de língua, também é observável uma pluralidade, exclusão e fragmentação social, lingüística e econômica. Tomando em seu sentido amplo, em sua dimensão sócio-histórica, a escrita está correlacionada a um contexto sociocultural (MARCUSCHI, 2001). Dessa forma, esse trabalho se insere num percurso de pesquisa em que se observa o processo da escrita como objeto de estudo e ensino, na história da educação brasileira que aponta para a prática de escrita relacionada com as vivências sociais dos sujeitos escritores. Tal tendência evidenciou-se a partir das concepções Pós- Modernas da própria escrita. Assim, o foco da pesquisa centra-se nas produções textuais escritas coletadas de dois dos nossos alunos do 6º ano, antiga 5ª série, da EJA na E. E. E. Fundamental e Médio Prefeito Williams Arruda da rede pública, situada em Campina Grande, (PB). Na tentativa de investigar, nessas produções, suas próprias vivências, empreendemos uma pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados após a realização da nossa leitura, com o texto intitulado “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles, a partir da qual haveria uma discussão seguida de uma produção textual elaborada pelos alunos. Mesmo percebendo que os nossos alunos não tinham conhecimento sobre o gênero solicitamos que relacionassem a temática a suas experiências de vida, buscando uma aproximação entre essas experiências e as características do texto lido. Os dados apresentaram-se muito significativos para nós à luz de uma visão sóciointeracionista da escrita em detrimento de sua visão autônoma, uma vez que revelaram as vivências dos alunos de acordo com seus contextos sociohistóricos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo reconstruir a trajetória da escrita nos últimos quatro séculos, realçando sua importância na sala de aula como uma atividade sóciointeracionista. Para tanto, este estudo ajudará os profissionais da área de língua portuguesa a ampliar seus conhecimentos em relação à escrita não como algo já definido, mas a ser definido dependendo de seu autor/leitor, e, ajudará no seu aperfeiçoamento das estratégias de produção textual utilizadas na referida escola, bem como em outras instituições de ensino
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