A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Janssen Felipe da.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
Resumo: Este trabalho intenciona compreender a constituição contextual e epistêmica das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013 através das Epistemologias do Sul. Para tanto, tecemos um diálogo entre o Pensamento Decolonial Latino-Americano (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) e a Sociologia das Ausências e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). Utilizamos a metodologia do ensaio bibliográfico para relacionar o diálogo entre as Epistemologias do Sul e o contexto de produção das coleções didáticas do PNLDCAMPO/ 2013. Ressaltamos que o Colonialismo se estabeleceu por meio de monoculturas que alicerçam a lógica da Colonialidade. Estas monoculturas coloniais são confrontadas pelas atitudes decoloniais dos povos campesinos que reivindicam projetos outros de sociedade produzindo ecologias decoloniais. Este conflito atravessa os livros didáticos utilizados nos territórios rurais, uma vez que estes representam textos curriculares que se expressam no contexto da Diferença Colonial. Frisamos a importância histórica da ocupação dos livros didáticos pelos povos campesinos. Todavia, compreendemos que a oficialização das diferenças culturais não é suficiente para a construção de um Ainda-Não Intercultural Crítico.
id UFCG_f33b26e9b2e4462305a9d02155fc9d10
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35814
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.The decolonial critique of southern epistemologies and the context in which the didactic collections of PNLD-CAMPO/2013 were constituted.Livro didáticoAnálise de livro didáticoPrograma Nacional do Livro Didático - CampoPNLD-CAMPOPensamento decolonial latino-americanoEpistemologias do sulColeções didáticas - PNLD-CAMPOInterculturalidadeTextbookTextbook analysisNational Textbook Program - FieldLatin American decolonial thoughtSouthern epistemologiesDidactic collections - PNLD-CAMPOInterculturalityEducação.Este trabalho intenciona compreender a constituição contextual e epistêmica das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013 através das Epistemologias do Sul. Para tanto, tecemos um diálogo entre o Pensamento Decolonial Latino-Americano (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) e a Sociologia das Ausências e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). Utilizamos a metodologia do ensaio bibliográfico para relacionar o diálogo entre as Epistemologias do Sul e o contexto de produção das coleções didáticas do PNLDCAMPO/ 2013. Ressaltamos que o Colonialismo se estabeleceu por meio de monoculturas que alicerçam a lógica da Colonialidade. Estas monoculturas coloniais são confrontadas pelas atitudes decoloniais dos povos campesinos que reivindicam projetos outros de sociedade produzindo ecologias decoloniais. Este conflito atravessa os livros didáticos utilizados nos territórios rurais, uma vez que estes representam textos curriculares que se expressam no contexto da Diferença Colonial. Frisamos a importância histórica da ocupação dos livros didáticos pelos povos campesinos. Todavia, compreendemos que a oficialização das diferenças culturais não é suficiente para a construção de um Ainda-Não Intercultural Crítico.This work aims to comprehend the contextual and epistemic constitution of the teaching collections from PNLD-CAMPO/2013 through the Southern Epistemologies. Thus, we built a dialogue between the Latin-American Decolonial Thinking (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) and the Sociology of Absences and the Sociology of Emergencies (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). We used the methodology of bibliographical essay to connect the dialogue between the Southern Epistemologies and the context of production of the teaching collection from PNLD-CAMPO/2013. We emphasize that the Colonialism was established by the monocultures that are the basis of the logic of Coloniality. These colonial monocultures are confronted by the decolonial attitudes of the rural people whom claim projects from other societies producing decolonial ecologies. This conflict crosses the didactic books used in rural areas, as they represent curricular texts which are expressed in the context of Colonial Difference. We highlight the historical importance of the occupation of didactic books by rural people. However, we comprehend that the officialization of the cultural differences are not enough to the construction of a Not-Yet Interculutural Critic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142024-05-28T17:16:45Z2024-05-282024-05-28T17:16:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. REALIS, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014 – ISSN 2179-7501. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814porSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, Janssen Felipe da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-28T17:17:08Zoai:localhost:riufcg/35814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-28T17:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
The decolonial critique of southern epistemologies and the context in which the didactic collections of PNLD-CAMPO/2013 were constituted.
title A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
spellingShingle A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
Livro didático
Análise de livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - Campo
PNLD-CAMPO
Pensamento decolonial latino-americano
Epistemologias do sul
Coleções didáticas - PNLD-CAMPO
Interculturalidade
Textbook
Textbook analysis
National Textbook Program - Field
Latin American decolonial thought
Southern epistemologies
Didactic collections - PNLD-CAMPO
Interculturality
Educação.
title_short A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
title_full A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
title_fullStr A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
title_full_unstemmed A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
title_sort A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013.
author SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
author_facet SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Janssen Felipe da.
author_role author
author2 SILVA, Janssen Felipe da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, Janssen Felipe da.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Análise de livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - Campo
PNLD-CAMPO
Pensamento decolonial latino-americano
Epistemologias do sul
Coleções didáticas - PNLD-CAMPO
Interculturalidade
Textbook
Textbook analysis
National Textbook Program - Field
Latin American decolonial thought
Southern epistemologies
Didactic collections - PNLD-CAMPO
Interculturality
Educação.
topic Livro didático
Análise de livro didático
Programa Nacional do Livro Didático - Campo
PNLD-CAMPO
Pensamento decolonial latino-americano
Epistemologias do sul
Coleções didáticas - PNLD-CAMPO
Interculturalidade
Textbook
Textbook analysis
National Textbook Program - Field
Latin American decolonial thought
Southern epistemologies
Didactic collections - PNLD-CAMPO
Interculturality
Educação.
description Este trabalho intenciona compreender a constituição contextual e epistêmica das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013 através das Epistemologias do Sul. Para tanto, tecemos um diálogo entre o Pensamento Decolonial Latino-Americano (MIGNOLO, 2005; 2007; QUIJANO 2005, 2007; WALSH, 2008, 2009) e a Sociologia das Ausências e a Sociologia das Emergências (SANTOS, 2010a; SANTOS, 2010b). Utilizamos a metodologia do ensaio bibliográfico para relacionar o diálogo entre as Epistemologias do Sul e o contexto de produção das coleções didáticas do PNLDCAMPO/ 2013. Ressaltamos que o Colonialismo se estabeleceu por meio de monoculturas que alicerçam a lógica da Colonialidade. Estas monoculturas coloniais são confrontadas pelas atitudes decoloniais dos povos campesinos que reivindicam projetos outros de sociedade produzindo ecologias decoloniais. Este conflito atravessa os livros didáticos utilizados nos territórios rurais, uma vez que estes representam textos curriculares que se expressam no contexto da Diferença Colonial. Frisamos a importância histórica da ocupação dos livros didáticos pelos povos campesinos. Todavia, compreendemos que a oficialização das diferenças culturais não é suficiente para a construção de um Ainda-Não Intercultural Crítico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2024-05-28T17:16:45Z
2024-05-28
2024-05-28T17:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. REALIS, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014 – ISSN 2179-7501. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
identifier_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da; SILVA, Janssen Felipe da. A crítica decolonial das epistemologias do sul e o contexto de constituição das coleções didáticas do PNLD-CAMPO/2013. REALIS, v.4, n. 02, Jul-Dez. 2014 – ISSN 2179-7501. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744622291779584