O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180
Resumo: A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial.
id UFCG_f34b520c7b719163660903bf96c0af65
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5180
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.The impact of racial discrimination on the construction of black child identity in the city of Cajazeiras.Educação infantilDiscriminação racialPreconceito - impactosIdentidade culturalFormação de professoreschild educationRacial discriminationPrejudice - ImpactsCultural identityTeacher trainingEducação.A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial.Discrimination has taken place in a variety of ways, not choosing victims or where they happen. However, racial discrimination has corrosively affected school spaces, environments in which it is expected to build the cultural and social identity of each individual, making them critical-reflective citizens and aware of their role in shaping society. It is in the face of this racial discrimination that has occurred in the school context, bringing numerous impacts to the construction of children's identity. The present study aimed to understand the impact of racial prejudice on the construction of black child identity, aiming to create the necessary conditions to face racism and discrimination in the relational coexistence of students. The specific objectives were to identify in the current literature the impact caused to children by suffering racial discrimination in their process of formation of child identity; map the pedagogical strategies about law 10.639 / 03 in early childhood education; discuss the role of family and school in shaping the personal and social identity of children of African descent. To achieve these objectives, a field study was adopted as a methodology, conducted through the application of a semi-structured questionnaire with five teachers of early childhood education, from a school in the municipal education system of Cajazeiras-PB, in order to provide support the discussions around this theme. The results showed that the lack of teacher training, as well as their own ignorance of the ethnic issue, has hindered the work around the discussions inherent to race relations. Another factor that was also taken into consideration by the research was that the school has dealt with this issue in a fragmented way, since the subject only gets more attention when on commemorative dates, as in the case of Black Consciousness Day. Regarding the contents, there is still some discrepancy as to put such theme on the agenda, given the lack of training and non commitment of some teachers to deal with content related to the racial aspect.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959SANTIAGO, Stella Márcia de MoraesNOVIKOFF, Cristina.FERNANDES, Josefa Jussara Assis.2016-05-192019-07-30T17:08:35Z2019-07-302019-07-30T17:08:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:19:42Zoai:localhost:riufcg/5180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:19:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
The impact of racial discrimination on the construction of black child identity in the city of Cajazeiras.
title O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
spellingShingle O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
Educação infantil
Discriminação racial
Preconceito - impactos
Identidade cultural
Formação de professores
child education
Racial discrimination
Prejudice - Impacts
Cultural identity
Teacher training
Educação.
title_short O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
title_full O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
title_fullStr O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
title_full_unstemmed O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
title_sort O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
author FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
author_facet FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Risomar Alves dos.
SANTOS, R. A.
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959
SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes
NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Josefa Jussara Assis.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Discriminação racial
Preconceito - impactos
Identidade cultural
Formação de professores
child education
Racial discrimination
Prejudice - Impacts
Cultural identity
Teacher training
Educação.
topic Educação infantil
Discriminação racial
Preconceito - impactos
Identidade cultural
Formação de professores
child education
Racial discrimination
Prejudice - Impacts
Cultural identity
Teacher training
Educação.
description A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
2019-07-30T17:08:35Z
2019-07-30
2019-07-30T17:08:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180
FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180
identifier_str_mv FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382393319424