O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180 |
Resumo: | A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial. |
id |
UFCG_f34b520c7b719163660903bf96c0af65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5180 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras.The impact of racial discrimination on the construction of black child identity in the city of Cajazeiras.Educação infantilDiscriminação racialPreconceito - impactosIdentidade culturalFormação de professoreschild educationRacial discriminationPrejudice - ImpactsCultural identityTeacher trainingEducação.A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial.Discrimination has taken place in a variety of ways, not choosing victims or where they happen. However, racial discrimination has corrosively affected school spaces, environments in which it is expected to build the cultural and social identity of each individual, making them critical-reflective citizens and aware of their role in shaping society. It is in the face of this racial discrimination that has occurred in the school context, bringing numerous impacts to the construction of children's identity. The present study aimed to understand the impact of racial prejudice on the construction of black child identity, aiming to create the necessary conditions to face racism and discrimination in the relational coexistence of students. The specific objectives were to identify in the current literature the impact caused to children by suffering racial discrimination in their process of formation of child identity; map the pedagogical strategies about law 10.639 / 03 in early childhood education; discuss the role of family and school in shaping the personal and social identity of children of African descent. To achieve these objectives, a field study was adopted as a methodology, conducted through the application of a semi-structured questionnaire with five teachers of early childhood education, from a school in the municipal education system of Cajazeiras-PB, in order to provide support the discussions around this theme. The results showed that the lack of teacher training, as well as their own ignorance of the ethnic issue, has hindered the work around the discussions inherent to race relations. Another factor that was also taken into consideration by the research was that the school has dealt with this issue in a fragmented way, since the subject only gets more attention when on commemorative dates, as in the case of Black Consciousness Day. Regarding the contents, there is still some discrepancy as to put such theme on the agenda, given the lack of training and non commitment of some teachers to deal with content related to the racial aspect.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Risomar Alves dos.SANTOS, R. A.http://lattes.cnpq.br/7885903292497959SANTIAGO, Stella Márcia de MoraesNOVIKOFF, Cristina.FERNANDES, Josefa Jussara Assis.2016-05-192019-07-30T17:08:35Z2019-07-302019-07-30T17:08:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:19:42Zoai:localhost:riufcg/5180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:19:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. The impact of racial discrimination on the construction of black child identity in the city of Cajazeiras. |
title |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. |
spellingShingle |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. FERNANDES, Josefa Jussara Assis. Educação infantil Discriminação racial Preconceito - impactos Identidade cultural Formação de professores child education Racial discrimination Prejudice - Impacts Cultural identity Teacher training Educação. |
title_short |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. |
title_full |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. |
title_fullStr |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. |
title_full_unstemmed |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. |
title_sort |
O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. |
author |
FERNANDES, Josefa Jussara Assis. |
author_facet |
FERNANDES, Josefa Jussara Assis. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Risomar Alves dos. SANTOS, R. A. http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes NOVIKOFF, Cristina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Josefa Jussara Assis. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Discriminação racial Preconceito - impactos Identidade cultural Formação de professores child education Racial discrimination Prejudice - Impacts Cultural identity Teacher training Educação. |
topic |
Educação infantil Discriminação racial Preconceito - impactos Identidade cultural Formação de professores child education Racial discrimination Prejudice - Impacts Cultural identity Teacher training Educação. |
description |
A discriminação tem acontecido das mais variadas formas, não escolhendo as vítimas nem onde acontecem. Todavia, a discriminação racial tem afetado de forma corrosiva os espaços escolares, ambientes no qual se espera construir a identidade cultural e social de cada indivíduo, os tornando cidadãos crítico-reflexivos e conscientes do seu papel na formação da sociedade. É em face desta discriminação racial que tem ocorrido no contexto escolar, trazendo inúmeros impactos a construção da identidade das crianças. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o impacto do preconceito racial na construção da identidade negra infantil, visando criar condições necessárias para o enfrentamento do racismo e da discriminação no convívio relacional dos educandos. Já os objetivos específicos consistiram em identificar na literatura vigente o impacto causado à criança ao sofrer discriminação racial em seu processo de formação da identidade infantil; mapear as estratégias pedagógicas acerca da lei 10.639/03 na educação infantil; discutir o papel da família e da escola na formação da identidade pessoal e social da criança afrodescendente. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como metodologia um estudo de campo, realizado através da aplicação de um questionário semi estruturado com cinco professoras da Educação Infantil, de uma escola do sistema municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB, de modo a dar suporte as discussões em torno desta temática. Os resultados apontaram que a não formação dos professores, bem como o seu próprio desconhecimento da questão étnica tem dificultado o trabalho em torno das discussões inerentes as relações raciais. Outro fator que também foi levado em consideração pela pesquisa foi que a escola tem tratado desta questão de forma fragmentada, uma vez que o assunto só tem maior atenção quando em datas comemorativas, como no caso do dia da consciência negra. Já em relação aos conteúdos, ainda existe certa discrepância quanto a colocar em pauta tal temática, haja vista a falta de formação e não compromisso de alguns professores para lidarem com conteúdos ligados ao aspecto racial. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-19 2019-07-30T17:08:35Z 2019-07-30 2019-07-30T17:08:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180 FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5180 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Josefa Jussara Assis.O impacto da discriminação racial na construção da identidade negra infantil na cidade de Cajazeiras. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382393319424 |