Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Rosineide Alves de.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FONTES, Welton Souto.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975
Resumo: Presente em quase todas as aulas de História como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Livro Didático é o grande companheiro de professores e alunos, com este se mantém uma relação de aproximação e afastamento durante todo o ano letivo. Segundo Bittencourt (2009), não apenas o conteúdo curricular dos livros didáticos de História deve ser minuciosamente analisado pelos educadores/historiadores, mas também os discursos presentes nas imagens e nos textos, sobretudo, para identificar a manutenção de estereótipos. Objetivamos pensar sobre como é gestada a representação sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História, tornando inteligível como a identidade também é construída no espaço escolar e de como o livro didático contribui nesse processo. Partimos do pressuposto de que a identidade é construída a partir daquilo que é similar, reconhecível, mas que também depende daquilo que é estranho e diferente para se contrastar. Para tanto, elencamos em nosso artigo a necessidade de trabalhar a questão da “diferença”, não para aboli-la, mas para entendê-la e desnaturalizar as verdades. A nossa discussão teve como ponto de partida o conceito de civilização gerado com o etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, buscamos analisar as representações sobre os povos indígenas e de como o “diferente”, sob a perspectiva civilizatória imposta pelos europeus, ainda se mantém presente nos manuais de História, perpetuando uma relação de distanciamento. Para isso, analisamos um dos exemplares de maior aceitação nas escolas públicas e privadas do Brasil, buscando perceber como os autores trabalham a questão da “diferença” entre índios e europeus, destacando assim, o Livro Didático como fonte de pesquisa. Com essa leitura, propomos a reflexão sobre a identidade, mas também, sobre o papel do educador e a sua difícil tarefa entre intervir ou reproduzir. Entre contribuir para a formação de cidadãos que reconheçam a importância dos povos indígenas para a constituição do que somos, ou para reproduzir ideais preconceituosos e de distanciamento.
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