Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535
Resumo: A referente monografia analisa a pratica da avaliação educacional no contexto de sala de aula, na formação do educando a partir do processo de ensino e aprendizagem destacando a importância do processo avaliativo na educação bem como acompanhando o desenvolvimento do saber na aquisição e na capacidade do discente a partir da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho e oferecer contribuições para o entendimento da importância da avaliação, desde os anos iniciais, utilizando a avaliação educacional como meio de estimular os professores a fazer desta prática como algo significativo e não cansativo. Para alcançar este objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um "estudo de caso" em que foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre esses a observação e as entrevistas aos sujeitos educativos das séries iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Santa Helena PB. Desse modo, a monografia apresenta-se dividida em três capítulos, na qual contextualiza seus principais conceitos e concepções de modo a contribuir para a pratica do professor em sala de aula, bem como possibilitando para a melhor construção do conhecimento de seus alunos, na medida em que, de modo os docentes da escola acima citada concebem e praticam a avaliação educacional nas series iniciais dos alunos do ensino fundamental.
id UFCG_f5a51c00dcb62c8ba99ff6aad2ddb189
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13535
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.Educational evaluation as a mediation system in the teaching and learning process in the initial grades.Avaliação educacionalPráticas avaliativasConstrução do conhecimentoEducational assessmentEvaluative practicesKnowledge buildingEducação.A referente monografia analisa a pratica da avaliação educacional no contexto de sala de aula, na formação do educando a partir do processo de ensino e aprendizagem destacando a importância do processo avaliativo na educação bem como acompanhando o desenvolvimento do saber na aquisição e na capacidade do discente a partir da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho e oferecer contribuições para o entendimento da importância da avaliação, desde os anos iniciais, utilizando a avaliação educacional como meio de estimular os professores a fazer desta prática como algo significativo e não cansativo. Para alcançar este objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um "estudo de caso" em que foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre esses a observação e as entrevistas aos sujeitos educativos das séries iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Santa Helena PB. Desse modo, a monografia apresenta-se dividida em três capítulos, na qual contextualiza seus principais conceitos e concepções de modo a contribuir para a pratica do professor em sala de aula, bem como possibilitando para a melhor construção do conhecimento de seus alunos, na medida em que, de modo os docentes da escola acima citada concebem e praticam a avaliação educacional nas series iniciais dos alunos do ensino fundamental.The accompanying monograph examines the practice of educational evaluation in the context of the classroom in elementary education from the process of teaching and learning highlighting the importance of the evaluation process in education as well as tracking the development of knowledge acquisition and ability of the student from the construction of knowledge. Thus the a im of this work is to provide contributions to the understanding of the importance of evaluation, since the early years, using the educational evaluation as a means of stimulating teachers to do this practice as something meaningful and not tiring. To accomplish this, the research was effected through a "case study" in which procedures and instruments were used for data collection, among others, the observation and interviews the subjects of educational series of elementary school School Bulletin Childhood Education and Elementary. Thus, the monograph presents itself divided into three chapters, in which contextualizes its main concepts and ideas to contribute to the practice of the teacher in the classroom, as well as allowing for the construction of better knowledge of their students, as where, so the aforementioned school teachers conceive and practice educational evaluation in the early grades of elementary school students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502SANTIAGO, Stela Maria de Morais.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.20132020-07-25T17:41:08Z2020-07-252020-07-25T17:41:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. 2013. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:05:21Zoai:localhost:riufcg/13535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:05:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
Educational evaluation as a mediation system in the teaching and learning process in the initial grades.
title Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
spellingShingle Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.
Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Construção do conhecimento
Educational assessment
Evaluative practices
Knowledge building
Educação.
title_short Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
title_full Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
title_fullStr Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
title_full_unstemmed Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
title_sort Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.
author PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.
author_facet PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
SANTIAGO, Stela Maria de Morais.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Construção do conhecimento
Educational assessment
Evaluative practices
Knowledge building
Educação.
topic Avaliação educacional
Práticas avaliativas
Construção do conhecimento
Educational assessment
Evaluative practices
Knowledge building
Educação.
description A referente monografia analisa a pratica da avaliação educacional no contexto de sala de aula, na formação do educando a partir do processo de ensino e aprendizagem destacando a importância do processo avaliativo na educação bem como acompanhando o desenvolvimento do saber na aquisição e na capacidade do discente a partir da construção do conhecimento. Assim, o objetivo do trabalho e oferecer contribuições para o entendimento da importância da avaliação, desde os anos iniciais, utilizando a avaliação educacional como meio de estimular os professores a fazer desta prática como algo significativo e não cansativo. Para alcançar este objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um "estudo de caso" em que foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre esses a observação e as entrevistas aos sujeitos educativos das séries iniciais do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Santa Helena PB. Desse modo, a monografia apresenta-se dividida em três capítulos, na qual contextualiza seus principais conceitos e concepções de modo a contribuir para a pratica do professor em sala de aula, bem como possibilitando para a melhor construção do conhecimento de seus alunos, na medida em que, de modo os docentes da escola acima citada concebem e praticam a avaliação educacional nas series iniciais dos alunos do ensino fundamental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-07-25T17:41:08Z
2020-07-25
2020-07-25T17:41:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535
PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. 2013. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13535
identifier_str_mv PARNAIBA, Edna Glaucy Gomes. Avaliação educacional como sistemática de mediação no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais. 2013. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744449003061248