Escola, uma instituição excludente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35086 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo analisar alguns aspectos da educação formal, especialmente a evasão escolar, no turno da noite, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego, uma escola publica do município de Queimadas. A opção por esse tema deve-se, primeiro, ao nosso interesse em refletir algumas das mais cruciais questões do ensino uma vez que a nossa observação enquanto docente que ha 17 anos vem lecionando na escola publica, e atualmente na Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego. Em segundo lugar, o nosso interesse pelo tema deve-se também a nossa constatação de que esta aumentando o numero de evasão escolar, como denuncia o censo geográfico escolar que analisaremos ao longo deste trabalho e, por ultimo, pela importância desse problema que constitui um elemento de grande preocupação para a maioria dos profissionais do ensino. Causa-nos preocupação detectar que a evasão na Escola Francisco Ernesto do Rego vem aumentando e, por isso, entendemos como oportuno realizar como trabalho de conclusão de curso uma monografia que tem como objetivo realizar uma investigação sobre os fatores que vem contribuindo para que os alunos estejam se afastando da escola. E, para essa investigação, estamos certos de que a colaboração tanto do corpo docente, quanto do discente, serão imprescindíveis. Para tanto, sentimos necessidade de fazer um levantamento dos dados estatísticos referentes a evasão escolar, que foi feito através de amostragem, com os alunos da segunda fase do Ensino Fundamental da escola acima citada. Nossa amostra percorreu o período entre 1992 e 2002, porque entendemos ser suficiente para problematizar a questão da evasão escolar, nessa escola. Assim, iniciamos nosso trabalho tragando um mapeamento da problemática, através da utilização de quadros estatísticos que, posteriormente, serão analisados e comparados. Utilizamos, também, pesquisas realizadas com os alunos e depoimentos tornados aos professores dessa citada Escola. Este procedimento foi escolhido com o objetivo de tragar um perfil do alunado, detectar os problemas que contribuirão para que a evasão ocorresse e buscar subsídios para minimizar a situação que ora se apresenta. Acreditamos que, dessa maneira, poderemos realizar uma reflexão cuja intenção e buscar caminhos que nos ajudem a reverter, diminuir ou, ate mesmo, resgatar em nossos alunos o desejo de permanecer na escola e, mais que isso, fazer brotar nesses indivíduos o gosto pela aprendizagem, o desvendamento do mundo, a ampliação dos horizontes e expectativas de melhora de vida que a escola possa proporcionar. 0 nosso trabalho esta organizado em três capítulos. O primeiro trata de uma discussão bibliográfica, em que apresento as principais referencias, no campo da educação, para o conhecimento e analise do tema evasão escolar. 0 segundo capitulo trata da analise especifica dos dados e da questão da evasão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. E, por fim, o terceiro capitulo trata da analise dos questionários aplicados a alunos. |
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Escola, uma instituição excludente?School, an exclusionary institution?Exclusão escolarFracasso escolarEvasão escolarEscola Estadual Francisco Ernesto do Rego - Queimadas - PBSchool exclusionSchool failureSchool dropoutFrancisco Ernesto do Rego State School - Queimadas - PBHistória.Esta monografia tem como objetivo analisar alguns aspectos da educação formal, especialmente a evasão escolar, no turno da noite, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego, uma escola publica do município de Queimadas. A opção por esse tema deve-se, primeiro, ao nosso interesse em refletir algumas das mais cruciais questões do ensino uma vez que a nossa observação enquanto docente que ha 17 anos vem lecionando na escola publica, e atualmente na Escola de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego. Em segundo lugar, o nosso interesse pelo tema deve-se também a nossa constatação de que esta aumentando o numero de evasão escolar, como denuncia o censo geográfico escolar que analisaremos ao longo deste trabalho e, por ultimo, pela importância desse problema que constitui um elemento de grande preocupação para a maioria dos profissionais do ensino. Causa-nos preocupação detectar que a evasão na Escola Francisco Ernesto do Rego vem aumentando e, por isso, entendemos como oportuno realizar como trabalho de conclusão de curso uma monografia que tem como objetivo realizar uma investigação sobre os fatores que vem contribuindo para que os alunos estejam se afastando da escola. E, para essa investigação, estamos certos de que a colaboração tanto do corpo docente, quanto do discente, serão imprescindíveis. Para tanto, sentimos necessidade de fazer um levantamento dos dados estatísticos referentes a evasão escolar, que foi feito através de amostragem, com os alunos da segunda fase do Ensino Fundamental da escola acima citada. Nossa amostra percorreu o período entre 1992 e 2002, porque entendemos ser suficiente para problematizar a questão da evasão escolar, nessa escola. Assim, iniciamos nosso trabalho tragando um mapeamento da problemática, através da utilização de quadros estatísticos que, posteriormente, serão analisados e comparados. Utilizamos, também, pesquisas realizadas com os alunos e depoimentos tornados aos professores dessa citada Escola. Este procedimento foi escolhido com o objetivo de tragar um perfil do alunado, detectar os problemas que contribuirão para que a evasão ocorresse e buscar subsídios para minimizar a situação que ora se apresenta. Acreditamos que, dessa maneira, poderemos realizar uma reflexão cuja intenção e buscar caminhos que nos ajudem a reverter, diminuir ou, ate mesmo, resgatar em nossos alunos o desejo de permanecer na escola e, mais que isso, fazer brotar nesses indivíduos o gosto pela aprendizagem, o desvendamento do mundo, a ampliação dos horizontes e expectativas de melhora de vida que a escola possa proporcionar. 0 nosso trabalho esta organizado em três capítulos. O primeiro trata de uma discussão bibliográfica, em que apresento as principais referencias, no campo da educação, para o conhecimento e analise do tema evasão escolar. 0 segundo capitulo trata da analise especifica dos dados e da questão da evasão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. E, por fim, o terceiro capitulo trata da analise dos questionários aplicados a alunos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTENEGRO, Rosilene Dias.MONTENEGRO, R. D.MONTENEGRO, José Benjamim.MONTENEGRO, J. B.FREITAS, Maria Liege.FREITAS, M. L.ELIAS, Maria das Graças.2003-042024-03-14T21:42:42Z2024-03-142024-03-14T21:42:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35086ELIAS, Maria das Graças. Escola, uma instituição excludente? 2003. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-14T21:43:04Zoai:localhost:riufcg/35086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-14T21:43:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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