A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004). |
id |
UFCG_f6be5a7cf37eab0857563323f22ced51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34963 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.The permanence of the traditional: the content in EJA history teaching.Ensino de História - EJAEducação de Jovens e Adultos - EJAHistória na Educação de Jovens e AdultosCurrículo - Educação de Jovens e AdultosTeaching History - EJAYouth and Adult Education - EJAHistory in Youth and Adult EducationCurriculum - Youth and Adult EducationHistória.Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-07T18:44:32Z2024-03-072024-03-07T18:44:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963porCHACON, Diego Firmino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-07T18:45:06Zoai:localhost:riufcg/34963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-07T18:45:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. The permanence of the traditional: the content in EJA history teaching. |
title |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. |
spellingShingle |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. CHACON, Diego Firmino. Ensino de História - EJA Educação de Jovens e Adultos - EJA História na Educação de Jovens e Adultos Currículo - Educação de Jovens e Adultos Teaching History - EJA Youth and Adult Education - EJA History in Youth and Adult Education Curriculum - Youth and Adult Education História. |
title_short |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. |
title_full |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. |
title_fullStr |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. |
title_full_unstemmed |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. |
title_sort |
A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. |
author |
CHACON, Diego Firmino. |
author_facet |
CHACON, Diego Firmino. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHACON, Diego Firmino. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História - EJA Educação de Jovens e Adultos - EJA História na Educação de Jovens e Adultos Currículo - Educação de Jovens e Adultos Teaching History - EJA Youth and Adult Education - EJA History in Youth and Adult Education Curriculum - Youth and Adult Education História. |
topic |
Ensino de História - EJA Educação de Jovens e Adultos - EJA História na Educação de Jovens e Adultos Currículo - Educação de Jovens e Adultos Teaching History - EJA Youth and Adult Education - EJA History in Youth and Adult Education Curriculum - Youth and Adult Education História. |
description |
Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-03-07T18:44:32Z 2024-03-07 2024-03-07T18:44:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 |
identifier_str_mv |
CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616111472640 |