AeC e Orbitall: trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande (2020-2021).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448 |
Resumo: | A indústria de Call Center mostrou-se um terreno privilegiado para a observação das transformações atuais do precariado brasileiro. O trabalho busca analisar esse sujeito e as condições de precarização no setor. As empresas objeto de estudo são a AeC e Orbitall, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Para compreender o conceito de “Trabalho” e como ele se apresenta de diferentes formas ao longo do processo histórico, o presente estudo se utiliza das contribuições de alguns autores, mas principalmente Marx e Engels, para que compreendamos a dinâmica alienante e exploratória do capital. Para entender o conceito de “precariado”, o trabalho se vale das contribuições de Standing (2017) e da crítica de Braga (2012). O trabalho também recorre às discussões que vislumbram o contexto do aumento expressivo no número de tele atendentes no Brasil por intermédio dos estudos organizados por Antunes e Braga (2009), pois com a financeirização e os anseios neoliberais temos uma multiplicação das formas de contratação, aumentando terceirizações, aumento de rotatividade e flexibilização de jornadas. Destacando o perfil do sujeito explorado, destacam-se jovens universitários, mulheres, negros e população LGBTQIA+. Para essas e outras discussões quanto as relações de exploração nas empresas de Campina Grande nos dias atuais, serão utilizados os aportes encontrados nos estudos de Nogueira (2011), Pimentel (2010) e Venco (2009), além de fontes orais a partir de depoimentos colhidos via Google Forms entre os funcionários de ambas empresas (2020 – 2021). |
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AeC e Orbitall: trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande (2020-2021).AeC and Orbitall: Work and precariousness of call center attendants in Campina Grande (2020-2021).Trabalho e precarizaçãoPrecarização do trabalhoCall Centers - atendentesPrecariadoNeoliberalismoTrabalhadores e trabalhadoras na ParaíbaOrbitall – Call CenterWork and precariousnessPrecariousness ofWorkCall Centers - attendantsPrecariatNeoliberalismWorkers in theHistóriaA indústria de Call Center mostrou-se um terreno privilegiado para a observação das transformações atuais do precariado brasileiro. O trabalho busca analisar esse sujeito e as condições de precarização no setor. As empresas objeto de estudo são a AeC e Orbitall, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Para compreender o conceito de “Trabalho” e como ele se apresenta de diferentes formas ao longo do processo histórico, o presente estudo se utiliza das contribuições de alguns autores, mas principalmente Marx e Engels, para que compreendamos a dinâmica alienante e exploratória do capital. Para entender o conceito de “precariado”, o trabalho se vale das contribuições de Standing (2017) e da crítica de Braga (2012). O trabalho também recorre às discussões que vislumbram o contexto do aumento expressivo no número de tele atendentes no Brasil por intermédio dos estudos organizados por Antunes e Braga (2009), pois com a financeirização e os anseios neoliberais temos uma multiplicação das formas de contratação, aumentando terceirizações, aumento de rotatividade e flexibilização de jornadas. Destacando o perfil do sujeito explorado, destacam-se jovens universitários, mulheres, negros e população LGBTQIA+. Para essas e outras discussões quanto as relações de exploração nas empresas de Campina Grande nos dias atuais, serão utilizados os aportes encontrados nos estudos de Nogueira (2011), Pimentel (2010) e Venco (2009), além de fontes orais a partir de depoimentos colhidos via Google Forms entre os funcionários de ambas empresas (2020 – 2021).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIMA, Luciano Mendonça de.LIMA, L. M.http://lattes.cnpq.br/4118013374734521AIRES, José Luciano de Queiroz.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.SOUTO, Gabriel de Araujo.2021-102022-02-04T12:53:10Z2022-02-042022-02-04T12:53:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448SOUTO, Gabriel de Araujo. AEC e Orbital: Trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande ( 2020-2021). 2021. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-20T19:56:46Zoai:localhost:riufcg/23448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-20T19:56:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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