A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Maria de Fátima Leite.
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617
Resumo: Nosso interesse pela função Supervisora na referida, originou-se de estudo e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nos o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seus trabalhos, pois sabemos que essa prática se da num sistema, educacional que apresenta várias dificuldades. A educação, durante os últimos anos, não tem merecido atenção necessária das autoridades competentes de modo a favorecer uma prática educativa de qualidade. Além disso, existe todo um cuidado por parte do próprio Estado para que a educação não seja utilizada como instrumento que permita o desvelar das relações que se dão no interior da sociedade brasileira, numa de inibir as possibilidades de transformação dessa sociedade. Desse modo, como aluna do VII Período do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, tentando responder as exigências imposta pelo processo de mudanças no campo educacional.
id UFCG_fbb750f80e31a410737caacfa7b3a0ae
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12617
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.Supervisory action in a public school: an exploratory study.EducaçãoSupervisão escolarSociedadeEscolas PúblicasEducationSchool SupervisionSocietyPublic SchoolsEducação.Nosso interesse pela função Supervisora na referida, originou-se de estudo e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nos o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seus trabalhos, pois sabemos que essa prática se da num sistema, educacional que apresenta várias dificuldades. A educação, durante os últimos anos, não tem merecido atenção necessária das autoridades competentes de modo a favorecer uma prática educativa de qualidade. Além disso, existe todo um cuidado por parte do próprio Estado para que a educação não seja utilizada como instrumento que permita o desvelar das relações que se dão no interior da sociedade brasileira, numa de inibir as possibilidades de transformação dessa sociedade. Desse modo, como aluna do VII Período do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, tentando responder as exigências imposta pelo processo de mudanças no campo educacional.Our interest in the Supervisory function in the aforementioned, originated from study and discussions held in the classroom. This aroused in us the desire to seek more substantial information on the practice of Supervision and on the difficulties that the supervisors encounter in the development of their work, as we know that this practice takes place in an educational system that presents several difficulties. Education, during the last few years, has not received the necessary attention from the competent authorities in order to favor a quality educational practice. In addition, there is a lot of care on the part of the State itself so that education is not used as an instrument that allows the unveiling of relationships that take place within society Brazilian society, in order to inhibit the possibilities of transformation of this society. Thus, as a student of the VII Period of the Pedagogy Course at the Teacher Training Center of Campus V of the Federal University of Paraíba, trying to answer the demands imposed by the process of changes in the educational field.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG1992-092020-03-19T13:10:42Z2020-03-192020-03-19T13:10:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617RAMOS, Maria de Fátima Leite. Ação Supervisora numa Escola Pública: Um Estudo Exploratório. 1992. 20f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.porRAMOS, Maria de Fátima Leite.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T14:21:22Zoai:localhost:riufcg/12617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T14:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
Supervisory action in a public school: an exploratory study.
title A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
spellingShingle A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
RAMOS, Maria de Fátima Leite.
Educação
Supervisão escolar
Sociedade
Escolas Públicas
Education
School Supervision
Society
Public Schools
Educação.
title_short A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
title_full A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
title_fullStr A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
title_full_unstemmed A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
title_sort A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
author RAMOS, Maria de Fátima Leite.
author_facet RAMOS, Maria de Fátima Leite.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Maria de Fátima Leite.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Sociedade
Escolas Públicas
Education
School Supervision
Society
Public Schools
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Sociedade
Escolas Públicas
Education
School Supervision
Society
Public Schools
Educação.
description Nosso interesse pela função Supervisora na referida, originou-se de estudo e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nos o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seus trabalhos, pois sabemos que essa prática se da num sistema, educacional que apresenta várias dificuldades. A educação, durante os últimos anos, não tem merecido atenção necessária das autoridades competentes de modo a favorecer uma prática educativa de qualidade. Além disso, existe todo um cuidado por parte do próprio Estado para que a educação não seja utilizada como instrumento que permita o desvelar das relações que se dão no interior da sociedade brasileira, numa de inibir as possibilidades de transformação dessa sociedade. Desse modo, como aluna do VII Período do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, tentando responder as exigências imposta pelo processo de mudanças no campo educacional.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-09
2020-03-19T13:10:42Z
2020-03-19
2020-03-19T13:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617
RAMOS, Maria de Fátima Leite. Ação Supervisora numa Escola Pública: Um Estudo Exploratório. 1992. 20f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617
identifier_str_mv RAMOS, Maria de Fátima Leite. Ação Supervisora numa Escola Pública: Um Estudo Exploratório. 1992. 20f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744441997524992