A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617 |
Resumo: | Nosso interesse pela função Supervisora na referida, originou-se de estudo e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nos o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seus trabalhos, pois sabemos que essa prática se da num sistema, educacional que apresenta várias dificuldades. A educação, durante os últimos anos, não tem merecido atenção necessária das autoridades competentes de modo a favorecer uma prática educativa de qualidade. Além disso, existe todo um cuidado por parte do próprio Estado para que a educação não seja utilizada como instrumento que permita o desvelar das relações que se dão no interior da sociedade brasileira, numa de inibir as possibilidades de transformação dessa sociedade. Desse modo, como aluna do VII Período do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, tentando responder as exigências imposta pelo processo de mudanças no campo educacional. |
id |
UFCG_fbb750f80e31a410737caacfa7b3a0ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12617 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório.Supervisory action in a public school: an exploratory study.EducaçãoSupervisão escolarSociedadeEscolas PúblicasEducationSchool SupervisionSocietyPublic SchoolsEducação.Nosso interesse pela função Supervisora na referida, originou-se de estudo e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nos o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seus trabalhos, pois sabemos que essa prática se da num sistema, educacional que apresenta várias dificuldades. A educação, durante os últimos anos, não tem merecido atenção necessária das autoridades competentes de modo a favorecer uma prática educativa de qualidade. Além disso, existe todo um cuidado por parte do próprio Estado para que a educação não seja utilizada como instrumento que permita o desvelar das relações que se dão no interior da sociedade brasileira, numa de inibir as possibilidades de transformação dessa sociedade. Desse modo, como aluna do VII Período do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, tentando responder as exigências imposta pelo processo de mudanças no campo educacional.Our interest in the Supervisory function in the aforementioned, originated from study and discussions held in the classroom. This aroused in us the desire to seek more substantial information on the practice of Supervision and on the difficulties that the supervisors encounter in the development of their work, as we know that this practice takes place in an educational system that presents several difficulties. Education, during the last few years, has not received the necessary attention from the competent authorities in order to favor a quality educational practice. In addition, there is a lot of care on the part of the State itself so that education is not used as an instrument that allows the unveiling of relationships that take place within society Brazilian society, in order to inhibit the possibilities of transformation of this society. Thus, as a student of the VII Period of the Pedagogy Course at the Teacher Training Center of Campus V of the Federal University of Paraíba, trying to answer the demands imposed by the process of changes in the educational field.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG1992-092020-03-19T13:10:42Z2020-03-192020-03-19T13:10:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617RAMOS, Maria de Fátima Leite. Ação Supervisora numa Escola Pública: Um Estudo Exploratório. 1992. 20f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992.porRAMOS, Maria de Fátima Leite.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T14:21:22Zoai:localhost:riufcg/12617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T14:21:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. Supervisory action in a public school: an exploratory study. |
title |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. |
spellingShingle |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. RAMOS, Maria de Fátima Leite. Educação Supervisão escolar Sociedade Escolas Públicas Education School Supervision Society Public Schools Educação. |
title_short |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. |
title_full |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. |
title_fullStr |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. |
title_full_unstemmed |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. |
title_sort |
A Ação Supervisora Numa Escola Pública: um Estudo Exploratório. |
author |
RAMOS, Maria de Fátima Leite. |
author_facet |
RAMOS, Maria de Fátima Leite. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Maria de Fátima Leite. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Sociedade Escolas Públicas Education School Supervision Society Public Schools Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Sociedade Escolas Públicas Education School Supervision Society Public Schools Educação. |
description |
Nosso interesse pela função Supervisora na referida, originou-se de estudo e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nos o desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento de seus trabalhos, pois sabemos que essa prática se da num sistema, educacional que apresenta várias dificuldades. A educação, durante os últimos anos, não tem merecido atenção necessária das autoridades competentes de modo a favorecer uma prática educativa de qualidade. Além disso, existe todo um cuidado por parte do próprio Estado para que a educação não seja utilizada como instrumento que permita o desvelar das relações que se dão no interior da sociedade brasileira, numa de inibir as possibilidades de transformação dessa sociedade. Desse modo, como aluna do VII Período do Curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, tentando responder as exigências imposta pelo processo de mudanças no campo educacional. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-09 2020-03-19T13:10:42Z 2020-03-19 2020-03-19T13:10:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617 RAMOS, Maria de Fátima Leite. Ação Supervisora numa Escola Pública: Um Estudo Exploratório. 1992. 20f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12617 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Maria de Fátima Leite. Ação Supervisora numa Escola Pública: Um Estudo Exploratório. 1992. 20f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744441997524992 |