Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859 |
Resumo: | O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, temse os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didáticopedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, tratase de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de SousaPB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e préescolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a préescola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza. |
id |
UFCG_ff1e9ffb6cd700234ecbc48ecbe56dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21859 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.Existing challenges in pedagogical practices: a reflection of the supervised internship.Prática pedagógicaDesafiosEstágio supervisionadoEducação infantilEducaçãoCriançasPrática docentePedagogical practiceChallengesSupervised internshipchild educationeducationKidsteaching practiceEducação.O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, temse os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didáticopedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, tratase de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de SousaPB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e préescolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a préescola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza.The work presents a reflection on the existing challenges in pedagogical practices in Early Childhood Education about the Internship, with the general objective of analyzing the challenges of mediating pedagogical practices. In this way, we have the following specific objectives: to describe historically how the process of advances in childhood and early childhood education took place; verify how didacticpedagogical activities were proposed and present different methodologies that were developed in education. About the methodology, it is a study of a descriptive nature and qualitative approach. The data for the production of the work are the results of observations and interventions carried out during the period of the supervised internship in early childhood education at a school in the city of SousaPB. The observations took place during seven days, for a period of four hours, each day in the morning class, having as a source of information the daily life and experiences of teachers and students who make up Early Childhood Education. The framework is divided into three parts. The first deals with the concepts of childhood throughout history, being grounded by Áriés (1981), among other authors who contributed with their approaches regarding childhood. The second part addresses the challenges of training early childhood education teachers, through legal documents that deal with Brazilian education and the daytoday action of daycare and preschool educators. The approach is supported by authors such as Aranha (2006), Bujes (2001) and Alves (2011). In the third part, it presents reports of the experiences during the supervised internship in early childhood education, with approaches by the authors Zabalza (1998), Craidy and Kaercher (2001), which bring the importance of the space and the appropriate practices for the preschool. From the reflections on the internship, it was possible to conclude that the teacher needs to keep up to date, well prepared and motivated to perform his role efficiently and promptly.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAÚJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. A.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.PEREIRA, Zildene Francisca.http://lattes.cnpq.br/6839150263503872SOUZA, Joana Darc de.2021-03-072021-11-05T12:08:51Z2021-11-052021-11-05T12:08:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T10:36:50Zoai:localhost:riufcg/21859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T10:36:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. Existing challenges in pedagogical practices: a reflection of the supervised internship. |
title |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. |
spellingShingle |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. SOUZA, Joana Darc de. Prática pedagógica Desafios Estágio supervisionado Educação infantil Educação Crianças Prática docente Pedagogical practice Challenges Supervised internship child education education Kids teaching practice Educação. |
title_short |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. |
title_full |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. |
title_fullStr |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. |
title_full_unstemmed |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. |
title_sort |
Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. |
author |
SOUZA, Joana Darc de. |
author_facet |
SOUZA, Joana Darc de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. ARAUJO, E. A. SOARES, Luisa de Marillac Ramos. PEREIRA, Zildene Francisca. http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Joana Darc de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Desafios Estágio supervisionado Educação infantil Educação Crianças Prática docente Pedagogical practice Challenges Supervised internship child education education Kids teaching practice Educação. |
topic |
Prática pedagógica Desafios Estágio supervisionado Educação infantil Educação Crianças Prática docente Pedagogical practice Challenges Supervised internship child education education Kids teaching practice Educação. |
description |
O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, temse os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didáticopedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, tratase de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de SousaPB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e préescolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a préescola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-07 2021-11-05T12:08:51Z 2021-11-05 2021-11-05T12:08:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859 SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744514086076416 |