Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Joana Darc de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859
Resumo: O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, tem­se os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didático­pedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, trata­se de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de Sousa­PB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e pré­escolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a pré­escola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza.
id UFCG_ff1e9ffb6cd700234ecbc48ecbe56dc8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21859
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.Existing challenges in pedagogical practices: a reflection of the supervised internship.Prática pedagógicaDesafiosEstágio supervisionadoEducação infantilEducaçãoCriançasPrática docentePedagogical practiceChallengesSupervised internshipchild educationeducationKidsteaching practiceEducação.O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, tem­se os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didático­pedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, trata­se de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de Sousa­PB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e pré­escolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a pré­escola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza.The work presents a reflection on the existing challenges in pedagogical practices in Early Childhood Education about the Internship, with the general objective of analyzing the challenges of mediating pedagogical practices. In this way, we have the following specific objectives: to describe historically how the process of advances in childhood and early childhood education took place; verify how didactic­pedagogical activities were proposed and present different methodologies that were developed in education. About the methodology, it is a study of a descriptive nature and qualitative approach. The data for the production of the work are the results of observations and interventions carried out during the period of the supervised internship in early childhood education at a school in the city of Sousa­PB. The observations took place during seven days, for a period of four hours, each day in the morning class, having as a source of information the daily life and experiences of teachers and students who make up Early Childhood Education. The framework is divided into three parts. The first deals with the concepts of childhood throughout history, being grounded by Áriés (1981), among other authors who contributed with their approaches regarding childhood. The second part addresses the challenges of training early childhood education teachers, through legal documents that deal with Brazilian education and the day­to­day action of daycare and pre­school educators. The approach is supported by authors such as Aranha (2006), Bujes (2001) and Alves (2011). In the third part, it presents reports of the experiences during the supervised internship in early childhood education, with approaches by the authors Zabalza (1998), Craidy and Kaercher (2001), which bring the importance of the space and the appropriate practices for the preschool. From the reflections on the internship, it was possible to conclude that the teacher needs to keep up to date, well prepared and motivated to perform his role efficiently and promptly.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAÚJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. A.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.PEREIRA, Zildene Francisca.http://lattes.cnpq.br/6839150263503872SOUZA, Joana Darc de.2021-03-072021-11-05T12:08:51Z2021-11-052021-11-05T12:08:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T10:36:50Zoai:localhost:riufcg/21859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T10:36:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
Existing challenges in pedagogical practices: a reflection of the supervised internship.
title Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
spellingShingle Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
SOUZA, Joana Darc de.
Prática pedagógica
Desafios
Estágio supervisionado
Educação infantil
Educação
Crianças
Prática docente
Pedagogical practice
Challenges
Supervised internship
child education
education
Kids
teaching practice
Educação.
title_short Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
title_full Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
title_fullStr Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
title_full_unstemmed Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
title_sort Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.
author SOUZA, Joana Darc de.
author_facet SOUZA, Joana Darc de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
ARAUJO, E. A.
SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
PEREIRA, Zildene Francisca.
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Joana Darc de.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Desafios
Estágio supervisionado
Educação infantil
Educação
Crianças
Prática docente
Pedagogical practice
Challenges
Supervised internship
child education
education
Kids
teaching practice
Educação.
topic Prática pedagógica
Desafios
Estágio supervisionado
Educação infantil
Educação
Crianças
Prática docente
Pedagogical practice
Challenges
Supervised internship
child education
education
Kids
teaching practice
Educação.
description O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, tem­se os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didático­pedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, trata­se de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de Sousa­PB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e pré­escolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a pré­escola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-07
2021-11-05T12:08:51Z
2021-11-05
2021-11-05T12:08:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859
SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859
identifier_str_mv SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744514086076416