Aplicação das ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA NETO, José Silvino de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2021.tccmon.limaneto
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23422
Resumo: As empresas sempre buscam formas alternativas para aumentar suas margens de lucro e eficiência no mercado. Para que isso seja possível, elas precisam além de possuir preços competitivos com o mercado, reduzir a grande quantidade de erros, retrabalhos e produtos avariados, mas de uma forma que não gere muitos custos e não afete a imagem da empresa, visando então ter a maior qualidade de seus produtos. A crescente exigência pela qualidade nos produtos e serviços é decorrente do aumento da concorrência, já que, atualmente, as empresas veem a qualidade como uma estratégia para não pôr em risco a sobrevivência da organização, portanto, com o objetivo de adequar processos para que atinjam as exigências das organizações e de seus clientes, as ferramentas da qualidade, conseguem alto desempenho através das definições, análises, medidas e sugestões de soluções. Diante disso, o estudo teve como objetivo aplicar as ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil. A metodologia deu-se através de um estudo de caso, com visitas in loco. A coleta dos dados decorreu através da folha de verificação, com intuito de analisar as causas mais críticas envolvidas no processo. Utilizou-se das ferramentas Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto e do 5W2H para desenvolver um plano de ação. Diante disso, os resultados obtidos demonstram impactos significativos como produtos não conformes e retrabalhos que geram custos para a empresa bem como queda de produtividade. Deste modo, a partir das análises das folhas de verificação, identificou-se que o setor de acabamento gera 39% dos problemas registrados, especificamente nos elásticos dos shorts. Com isso, o Diagrama de Ishikawa auxiliou a entender a problemática e junto com o 5W1H e o fluxograma, gerou-se um plano de ação, com análises em diversos setores da empresa. Como melhorias do processo, sugeriu-se reajustar o fluxo produtivo da montagem final, afim de evitar que os erros cheguem no acabamento da peça ou que eventualmente podem chegar até o cliente final.
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A crescente exigência pela qualidade nos produtos e serviços é decorrente do aumento da concorrência, já que, atualmente, as empresas veem a qualidade como uma estratégia para não pôr em risco a sobrevivência da organização, portanto, com o objetivo de adequar processos para que atinjam as exigências das organizações e de seus clientes, as ferramentas da qualidade, conseguem alto desempenho através das definições, análises, medidas e sugestões de soluções. Diante disso, o estudo teve como objetivo aplicar as ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil. A metodologia deu-se através de um estudo de caso, com visitas in loco. A coleta dos dados decorreu através da folha de verificação, com intuito de analisar as causas mais críticas envolvidas no processo. Utilizou-se das ferramentas Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto e do 5W2H para desenvolver um plano de ação. Diante disso, os resultados obtidos demonstram impactos significativos como produtos não conformes e retrabalhos que geram custos para a empresa bem como queda de produtividade. Deste modo, a partir das análises das folhas de verificação, identificou-se que o setor de acabamento gera 39% dos problemas registrados, especificamente nos elásticos dos shorts. Com isso, o Diagrama de Ishikawa auxiliou a entender a problemática e junto com o 5W1H e o fluxograma, gerou-se um plano de ação, com análises em diversos setores da empresa. Como melhorias do processo, sugeriu-se reajustar o fluxo produtivo da montagem final, afim de evitar que os erros cheguem no acabamento da peça ou que eventualmente podem chegar até o cliente final.Companies are always looking for alternative ways to increase their profit margins and market efficiency. For this to be possible, they need, in addition to having prices that are competitive with the market, to reduce the large amount of errors, rework and damaged products, but in a way that does not generate too many costs and does not affect the company's image, so as to have the higher quality of its products. The growing demand for quality in products and services is due to increased competition, as companies currently see quality as a strategy not to jeopardize the survival of the organization, therefore, with the objective of adapting processes to achieve the requirements of organizations and their customers, the quality tools, achieve high performance through definitions, analyses, measures and suggestions for solutions. Therefore, the study aimed to apply quality tools to improve processes in a company in the textile sector. The methodology was carried out through a case study, with onsite visits. The collection of quantitative data took place through the verification sheet in order to analyze the most critical causes involved in the process. We used the tools Ishikawa Diagram, Pareto Chart and the 5W2H to develop an action plan. Therefore, the results obtained demonstrate significant impacts such as non-conforming products and rework that generate costs for the company as well as a drop in productivity. In this way, the verification sheets generated in the finishing were analyzed, where 39% of the problems registered were in the elastics of the shorts, with this the Ishikawa Diagram helped to understand the problem and together with the 5W1H and flowchart, an action plan was generated, which generated analyzes in various sectors of the company, one of the improvements was to readjust the production flow of the Final Assembly, in order to prevent errors from reaching the Finishing, aiming to reduce them, which may eventually reach the end customer.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGPEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.PEREIRA, F. R. R.http://lattes.cnpq.br/6865151397795312SANTOS, Fernanda Ferreira dos.SANTOS, F. F.LIMA JÚNIOR, Josean da Silva.LIMA JÚNIOR, J. S.LIMA NETO, José Silvino de.2021-10-262022-01-31T17:49:18Z2022-01-312022-01-31T17:49:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2021.tccmon.limanetohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23422LIMA NETO, José Silvino de. Aplicação das ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. 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