MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Rangel Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3943
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_2204088bd812fa15e3f5319a302f2441
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3106
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃMedias in the education: a study on proposal of continued formation of professors for the pedagogical use of the different technologies of the information and the communication in the public net of education of the State of AmapÃ2007-12-10Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/0649693969807037Sonia Schechtman Sette00000555888SETTE, Sonia Schechtman Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/397273379529495623749380825091http://lattes.cnpq.br/8332374938082509Antonio Rangel Costa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBRMÃdias na EducaÃÃo FormaÃÃo de Professores EducaÃÃo Continuada EducaÃÃo à DistÃncia Medias in Education Teachersâs Formation, Continuous EducationEducation at Distance EDUCACAOnÃo hÃAo longo dos anos as propostas de capacitaÃÃo de professores na modalidade presencial tÃm sido consideradas um grande desafio para os gestores da educaÃÃo, em funÃÃo dos conflitos de interesses entre Professores e Gestores. Preparar uma Proposta PedagÃgica como a do Programa de FormaÃÃo Continuada de Professores em MÃdias na EducaÃÃo, ministrado à distÃncia na modalidade on-line, para que professores aprendam a utilizar as Novas Tecnologias da InformaÃÃo e da ComunicaÃÃo e as MÃdias com possibilidades pedagÃgicas, foi algo de inovador. Assim, esta dissertaÃÃo buscou atravÃs da avaliaÃÃo da proposta pedagÃgica do Programa de FormaÃÃo Continuada em MÃdias na educaÃÃo, apÃs a conclusÃo do seu Ciclo BÃsico, a partir do acompanhamento de um grupo de professores cursistas no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo saber qual o nÃvel de preparo dos docentes, quanto ao uso das diversas mÃdias na educaÃÃo e quais as repercussÃes do curso MÃdias na DocÃncia no Ensino BÃsico no Estado do AmapÃ. Avaliou as possibilidades pedagÃgicas do uso das diferentes mÃdias para produzir e articular projetos de aprendizagem conforme a realidade de suas escolas, em quatro Ãreas bÃsicas como: material impresso, TV/VÃdeo, rÃdio e informÃtica e o repasse desses novos conhecimentos com aos alunos visando à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas escolas pÃblicas do Estado do AmapÃ. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3943application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:00Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Medias in the education: a study on proposal of continued formation of professors for the pedagogical use of the different technologies of the information and the communication in the public net of education of the State of AmapÃ
title MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
spellingShingle MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
Antonio Rangel Costa
MÃdias na EducaÃÃo
FormaÃÃo de Professores
EducaÃÃo Continuada
EducaÃÃo à DistÃncia
Medias in Education
Teachersâs Formation, Continuous Education
Education at Distance
EDUCACAO
title_short MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
title_full MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
title_fullStr MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
title_full_unstemmed MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
title_sort MÃdias na educaÃÃo: um estudo sobre a proposta do curso de formaÃÃo continuada de professores para o uso pedagÃgico das diferentes tecnologias da informaÃÃo e da comunicaÃÃo na Rede PÃblica de Ensino do Estado do AmapÃ
author Antonio Rangel Costa
author_facet Antonio Rangel Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauro Cavalcante Pequeno
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 61616161616
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0649693969807037
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sonia Schechtman Sette
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000555888
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv SETTE, Sonia Schechtman
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 27337952949560
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3972733795294956
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23749380825091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8332374938082509
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio Rangel Costa
contributor_str_mv Mauro Cavalcante Pequeno
Sonia Schechtman Sette
Ymiracy Nascimento de Souza Polak
dc.subject.por.fl_str_mv MÃdias na EducaÃÃo
FormaÃÃo de Professores
EducaÃÃo Continuada
EducaÃÃo à DistÃncia
topic MÃdias na EducaÃÃo
FormaÃÃo de Professores
EducaÃÃo Continuada
EducaÃÃo à DistÃncia
Medias in Education
Teachersâs Formation, Continuous Education
Education at Distance
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Medias in Education
Teachersâs Formation, Continuous Education
Education at Distance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Ao longo dos anos as propostas de capacitaÃÃo de professores na modalidade presencial tÃm sido consideradas um grande desafio para os gestores da educaÃÃo, em funÃÃo dos conflitos de interesses entre Professores e Gestores. Preparar uma Proposta PedagÃgica como a do Programa de FormaÃÃo Continuada de Professores em MÃdias na EducaÃÃo, ministrado à distÃncia na modalidade on-line, para que professores aprendam a utilizar as Novas Tecnologias da InformaÃÃo e da ComunicaÃÃo e as MÃdias com possibilidades pedagÃgicas, foi algo de inovador. Assim, esta dissertaÃÃo buscou atravÃs da avaliaÃÃo da proposta pedagÃgica do Programa de FormaÃÃo Continuada em MÃdias na educaÃÃo, apÃs a conclusÃo do seu Ciclo BÃsico, a partir do acompanhamento de um grupo de professores cursistas no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-ProInfo saber qual o nÃvel de preparo dos docentes, quanto ao uso das diversas mÃdias na educaÃÃo e quais as repercussÃes do curso MÃdias na DocÃncia no Ensino BÃsico no Estado do AmapÃ. Avaliou as possibilidades pedagÃgicas do uso das diferentes mÃdias para produzir e articular projetos de aprendizagem conforme a realidade de suas escolas, em quatro Ãreas bÃsicas como: material impresso, TV/VÃdeo, rÃdio e informÃtica e o repasse desses novos conhecimentos com aos alunos visando à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas escolas pÃblicas do Estado do AmapÃ.
description nÃo hÃ
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3943
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134943543296