Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruani Cordeiro de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14682
Resumo: Esta pesquisa investiga a educaÃÃo integral do Programa Mais EducaÃÃo â PME, a partir de um estudo de caso realizado na EMEIF Herbert de Souza, uma das primeiras escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a participar do PME, que foi instituÃdo pela Portaria Normativa Interministerial n 17 de 24 de abril de 2007. A EMEIF Herbert de Souza localiza-se no Bom Jardim, bairro de grande vulnerabilidade social da periferia da capital cearense, e desenvolveu, no Ãmbito do PME, vÃrias aÃÃes, no perÃodo de 2008 a 2012, que contribuÃram para a melhoria da educaÃÃo oferecida à comunidade. O objetivo principal dessa pesquisa à analisar o processo de implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica para entender os caminhos da educaÃÃo integral â propostas e realizaÃÃes â os quais se materializam no PME, que se insere no contexto das polÃticas educacionais pÃblicas recentes. Empreendeu-se, tambÃm, um estudo de registros referentes ao PME na EMEIF Herbert de Souza: documentos pedagÃgicos, relatÃrios do Programa, experiÃncias vivenciadas nas oficinas pedagÃgicas, relatos de sujeitos que participaram do processo e das minhas lembranÃas, na qualidade de vice-diretora dessa Escola. à luz desses conjuntos de contribuiÃÃes, foram analisados os conceitos de tempo, espaÃo e currÃculo escolares e as concepÃÃes que dessas dimensÃes emergiram, a partir da perspectiva dos atores pedagÃgicos envolvidos na implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Constatou-se, ao final dessa investigaÃÃo, que o PME proporcionou a divulgaÃÃo do conceito de educaÃÃo integral em jornada ampliada na escola, por meio da realizaÃÃo de atividades socioeducativas no contraturno escolar, materializadas no espaÃo escolar e em outros espaÃos, conforme a concepÃÃo de territÃrios educativos difundida pelo PME. Espera-se que os resultados desta investigaÃÃo contribuam para a continuidade do debate sobre a educaÃÃo integral no Brasil e inspirem outros estudos sobre esse tema, merecedor de divulgaÃÃo, implantaÃÃo e ampliaÃÃo.
id UFC_0839b427d088f35ac89142eebfebf028
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7497
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPassos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de SouzaSteps and mismatches: The Mais EducaÃÃo Program in EMEIF Herbert de Souza2013-12-17Paulo Meireles Barguil38297760391Luiz Botelho Albuquerque00200220187Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Josà Ernandi Mendes21065411391http://lattes.cnpq.br/024840884082358879787428300http://lattes.cnpq.br/5771537025514923Ruani Cordeiro de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrograma Mais EducaÃÃo EducaÃÃo Integral Tempo Escolar EspaÃo Escolar CurrÃculo EscolarMais EducaÃÃo Program Integral Education School Time School Space School CurriculumCURRICULOEsta pesquisa investiga a educaÃÃo integral do Programa Mais EducaÃÃo â PME, a partir de um estudo de caso realizado na EMEIF Herbert de Souza, uma das primeiras escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a participar do PME, que foi instituÃdo pela Portaria Normativa Interministerial n 17 de 24 de abril de 2007. A EMEIF Herbert de Souza localiza-se no Bom Jardim, bairro de grande vulnerabilidade social da periferia da capital cearense, e desenvolveu, no Ãmbito do PME, vÃrias aÃÃes, no perÃodo de 2008 a 2012, que contribuÃram para a melhoria da educaÃÃo oferecida à comunidade. O objetivo principal dessa pesquisa à analisar o processo de implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica para entender os caminhos da educaÃÃo integral â propostas e realizaÃÃes â os quais se materializam no PME, que se insere no contexto das polÃticas educacionais pÃblicas recentes. Empreendeu-se, tambÃm, um estudo de registros referentes ao PME na EMEIF Herbert de Souza: documentos pedagÃgicos, relatÃrios do Programa, experiÃncias vivenciadas nas oficinas pedagÃgicas, relatos de sujeitos que participaram do processo e das minhas lembranÃas, na qualidade de vice-diretora dessa Escola. à luz desses conjuntos de contribuiÃÃes, foram analisados os conceitos de tempo, espaÃo e currÃculo escolares e as concepÃÃes que dessas dimensÃes emergiram, a partir da perspectiva dos atores pedagÃgicos envolvidos na implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Constatou-se, ao final dessa investigaÃÃo, que o PME proporcionou a divulgaÃÃo do conceito de educaÃÃo integral em jornada ampliada na escola, por meio da realizaÃÃo de atividades socioeducativas no contraturno escolar, materializadas no espaÃo escolar e em outros espaÃos, conforme a concepÃÃo de territÃrios educativos difundida pelo PME. Espera-se que os resultados desta investigaÃÃo contribuam para a continuidade do debate sobre a educaÃÃo integral no Brasil e inspirem outros estudos sobre esse tema, merecedor de divulgaÃÃo, implantaÃÃo e ampliaÃÃo.This research has as its central theme the comprehensive education and aims to understand the concept of integral education present the principles of Programa Mais EducaÃÃo - PME established by Normative Interministerial n 17 of April 24, 2007, from a study of event held at EMEIF Herbert de Souza, one of the first schools in the municipal schools from Fortaleza to participate in the Program. Located in a neighborhood of high social vulnerability on the outskirts of the capital of CearÃ, the EMEIF Herbert de Souza stood out as a relevant proposal for deployment by PME set of actions developed over the years that have contributed to improving the education provided to the community Bom Jardim neighborhood . Thus, I present the main objective to analyze the deployment process and implementation of the PME in this school unit from the study of educational documents, reports Program, records of experiences in teaching workshops, the reports of the subjects who participated in the process and contribute my experience as vice - principal of the school. This study is justified by the importance that the subject of comprehensive education has gained in the context of recent public education policy with consequent need for deeper on the subject. To achieve the proposed objectives, we conducted a literature search , which backed the considerations of the paths of integral education under the laws underlying the PME, the historical path that contributed to the construction of the proposed comprehensive education in Brazil. From the documentary studies and records impressions of the subject generated by the questionnaires, the concepts of time, space and school curriculum and the concepts which these dimensions emerged from the perspective of educational stakeholders have been analyzed in the process of implementing the SME in EMEIF Herbert de Souza. Observed at the end of this study that the program provided the dissemination of the concept of integral education in the school expanded through the realization of socio-educational activities after school, performed at school and in other spaces journey, as the design of educational territories scattered by PME. We believe that the ideas presented will contribute to the continuing debate on the issue and to raise other studies as a means to expand and promote the concept of the integral education in Brazil.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14682application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Steps and mismatches: The Mais EducaÃÃo Program in EMEIF Herbert de Souza
title Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
spellingShingle Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
Ruani Cordeiro de Sousa
Programa Mais EducaÃÃo
EducaÃÃo Integral
Tempo Escolar
EspaÃo Escolar
CurrÃculo Escolar
Mais EducaÃÃo Program
Integral Education
School Time
School Space
School Curriculum
CURRICULO
title_short Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
title_full Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
title_fullStr Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
title_full_unstemmed Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
title_sort Passos e descompassos: O Programa Mais EducaÃÃo na EMEIF Herbert de Souza
author Ruani Cordeiro de Sousa
author_facet Ruani Cordeiro de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo Meireles Barguil
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38297760391
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà Ernandi Mendes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 21065411391
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0248408840823588
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 79787428300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5771537025514923
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruani Cordeiro de Sousa
contributor_str_mv Paulo Meireles Barguil
Luiz Botelho Albuquerque
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Josà Ernandi Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Mais EducaÃÃo
EducaÃÃo Integral
Tempo Escolar
EspaÃo Escolar
CurrÃculo Escolar
topic Programa Mais EducaÃÃo
EducaÃÃo Integral
Tempo Escolar
EspaÃo Escolar
CurrÃculo Escolar
Mais EducaÃÃo Program
Integral Education
School Time
School Space
School Curriculum
CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mais EducaÃÃo Program
Integral Education
School Time
School Space
School Curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CURRICULO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa investiga a educaÃÃo integral do Programa Mais EducaÃÃo â PME, a partir de um estudo de caso realizado na EMEIF Herbert de Souza, uma das primeiras escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a participar do PME, que foi instituÃdo pela Portaria Normativa Interministerial n 17 de 24 de abril de 2007. A EMEIF Herbert de Souza localiza-se no Bom Jardim, bairro de grande vulnerabilidade social da periferia da capital cearense, e desenvolveu, no Ãmbito do PME, vÃrias aÃÃes, no perÃodo de 2008 a 2012, que contribuÃram para a melhoria da educaÃÃo oferecida à comunidade. O objetivo principal dessa pesquisa à analisar o processo de implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica para entender os caminhos da educaÃÃo integral â propostas e realizaÃÃes â os quais se materializam no PME, que se insere no contexto das polÃticas educacionais pÃblicas recentes. Empreendeu-se, tambÃm, um estudo de registros referentes ao PME na EMEIF Herbert de Souza: documentos pedagÃgicos, relatÃrios do Programa, experiÃncias vivenciadas nas oficinas pedagÃgicas, relatos de sujeitos que participaram do processo e das minhas lembranÃas, na qualidade de vice-diretora dessa Escola. à luz desses conjuntos de contribuiÃÃes, foram analisados os conceitos de tempo, espaÃo e currÃculo escolares e as concepÃÃes que dessas dimensÃes emergiram, a partir da perspectiva dos atores pedagÃgicos envolvidos na implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Constatou-se, ao final dessa investigaÃÃo, que o PME proporcionou a divulgaÃÃo do conceito de educaÃÃo integral em jornada ampliada na escola, por meio da realizaÃÃo de atividades socioeducativas no contraturno escolar, materializadas no espaÃo escolar e em outros espaÃos, conforme a concepÃÃo de territÃrios educativos difundida pelo PME. Espera-se que os resultados desta investigaÃÃo contribuam para a continuidade do debate sobre a educaÃÃo integral no Brasil e inspirem outros estudos sobre esse tema, merecedor de divulgaÃÃo, implantaÃÃo e ampliaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research has as its central theme the comprehensive education and aims to understand the concept of integral education present the principles of Programa Mais EducaÃÃo - PME established by Normative Interministerial n 17 of April 24, 2007, from a study of event held at EMEIF Herbert de Souza, one of the first schools in the municipal schools from Fortaleza to participate in the Program. Located in a neighborhood of high social vulnerability on the outskirts of the capital of CearÃ, the EMEIF Herbert de Souza stood out as a relevant proposal for deployment by PME set of actions developed over the years that have contributed to improving the education provided to the community Bom Jardim neighborhood . Thus, I present the main objective to analyze the deployment process and implementation of the PME in this school unit from the study of educational documents, reports Program, records of experiences in teaching workshops, the reports of the subjects who participated in the process and contribute my experience as vice - principal of the school. This study is justified by the importance that the subject of comprehensive education has gained in the context of recent public education policy with consequent need for deeper on the subject. To achieve the proposed objectives, we conducted a literature search , which backed the considerations of the paths of integral education under the laws underlying the PME, the historical path that contributed to the construction of the proposed comprehensive education in Brazil. From the documentary studies and records impressions of the subject generated by the questionnaires, the concepts of time, space and school curriculum and the concepts which these dimensions emerged from the perspective of educational stakeholders have been analyzed in the process of implementing the SME in EMEIF Herbert de Souza. Observed at the end of this study that the program provided the dissemination of the concept of integral education in the school expanded through the realization of socio-educational activities after school, performed at school and in other spaces journey, as the design of educational territories scattered by PME. We believe that the ideas presented will contribute to the continuing debate on the issue and to raise other studies as a means to expand and promote the concept of the integral education in Brazil.
description Esta pesquisa investiga a educaÃÃo integral do Programa Mais EducaÃÃo â PME, a partir de um estudo de caso realizado na EMEIF Herbert de Souza, uma das primeiras escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza a participar do PME, que foi instituÃdo pela Portaria Normativa Interministerial n 17 de 24 de abril de 2007. A EMEIF Herbert de Souza localiza-se no Bom Jardim, bairro de grande vulnerabilidade social da periferia da capital cearense, e desenvolveu, no Ãmbito do PME, vÃrias aÃÃes, no perÃodo de 2008 a 2012, que contribuÃram para a melhoria da educaÃÃo oferecida à comunidade. O objetivo principal dessa pesquisa à analisar o processo de implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Foi realizada uma pesquisa bibliogrÃfica para entender os caminhos da educaÃÃo integral â propostas e realizaÃÃes â os quais se materializam no PME, que se insere no contexto das polÃticas educacionais pÃblicas recentes. Empreendeu-se, tambÃm, um estudo de registros referentes ao PME na EMEIF Herbert de Souza: documentos pedagÃgicos, relatÃrios do Programa, experiÃncias vivenciadas nas oficinas pedagÃgicas, relatos de sujeitos que participaram do processo e das minhas lembranÃas, na qualidade de vice-diretora dessa Escola. à luz desses conjuntos de contribuiÃÃes, foram analisados os conceitos de tempo, espaÃo e currÃculo escolares e as concepÃÃes que dessas dimensÃes emergiram, a partir da perspectiva dos atores pedagÃgicos envolvidos na implantaÃÃo e implementaÃÃo do PME na EMEIF Herbert de Souza. Constatou-se, ao final dessa investigaÃÃo, que o PME proporcionou a divulgaÃÃo do conceito de educaÃÃo integral em jornada ampliada na escola, por meio da realizaÃÃo de atividades socioeducativas no contraturno escolar, materializadas no espaÃo escolar e em outros espaÃos, conforme a concepÃÃo de territÃrios educativos difundida pelo PME. Espera-se que os resultados desta investigaÃÃo contribuam para a continuidade do debate sobre a educaÃÃo integral no Brasil e inspirem outros estudos sobre esse tema, merecedor de divulgaÃÃo, implantaÃÃo e ampliaÃÃo.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14682
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206492078080