Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magda Silony Maciel do Carmo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8432
Resumo: A presente pesquisa em EducaÃÃo ambiental DialÃgica identifica os Marcadores sociais do discurso do lugar e a percepÃÃo dos mesmos sobre as demandas ambientais da Sabiaguaba, reconhece a cultura dos indivÃduos, a experiÃncia dos mesmos, sua interdependÃncia com os ambientes naturais e a complexidade existente na relaÃÃo entre homem natureza e cultura, privilegia as relaÃÃes interculturais entre os autores epistÃmicos, que se estabeleceram ao longo da tessitura do trabalho tracejando seu carÃter Eco Relacional e eminentemente qualitativo. Interliga os dados coletados e analisa os mesmos na sua integralidade, fundamentando-se na etnografia cultural proposta por James Clifford e Nestor Garcia Canclini, os definiu discursos ecolÃgicos circundantes no campo proposto, levando em conta o tecido social do lugar, a criaÃÃo das Unidades de ConservaÃÃo e a preparaÃÃo para o plano de manejo das mesmas. LanÃou mÃo de notas de campo, multi linguagens, observaÃÃo participante, valorizando a complementaridade oferece um contributo nos estudos ambientais, na EducaÃÃo Popular e na histÃria do povoamento e instrumentalizaÃÃo do espaÃo da Sabiaguaba.
id UFC_0952319dd48b29865cad51f1af1cd16d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4088
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDemandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugarEnvironmental demands of Sabiaguaba the perspective of social markers of place2011-01-31JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Ana Maria Bezerra de Almeida34453791500http://lattes.cnpq.br/1344537915587640 ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 75667657368http://lattes.cnpq.br/1742160887599106Magda Silony Maciel do CarmoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPerspectiva Eco Relacional Marcadores do discurso Social da Sabiaguaba Demandas Ambientais EducaÃÃo Ambiental DialÃgica Unidades de ConservaÃÃoEco Relational Perspective Social Bookmarks speech Sabiaguaba Environmental Claims Environmental Dialogical Education Conservation UnitsEDUCACAOA presente pesquisa em EducaÃÃo ambiental DialÃgica identifica os Marcadores sociais do discurso do lugar e a percepÃÃo dos mesmos sobre as demandas ambientais da Sabiaguaba, reconhece a cultura dos indivÃduos, a experiÃncia dos mesmos, sua interdependÃncia com os ambientes naturais e a complexidade existente na relaÃÃo entre homem natureza e cultura, privilegia as relaÃÃes interculturais entre os autores epistÃmicos, que se estabeleceram ao longo da tessitura do trabalho tracejando seu carÃter Eco Relacional e eminentemente qualitativo. Interliga os dados coletados e analisa os mesmos na sua integralidade, fundamentando-se na etnografia cultural proposta por James Clifford e Nestor Garcia Canclini, os definiu discursos ecolÃgicos circundantes no campo proposto, levando em conta o tecido social do lugar, a criaÃÃo das Unidades de ConservaÃÃo e a preparaÃÃo para o plano de manejo das mesmas. LanÃou mÃo de notas de campo, multi linguagens, observaÃÃo participante, valorizando a complementaridade oferece um contributo nos estudos ambientais, na EducaÃÃo Popular e na histÃria do povoamento e instrumentalizaÃÃo do espaÃo da Sabiaguaba.The current research in environmental Dialogical education identifies markers of social discourse of place and perception about the environmental demands of Sabiaguaba neighborhood in Fortaleza/ Brazil. It recognizes the culture of individuals, their experinces, their interdependence with the natural environment and the complexity existing in the relationship between man, nature and culture. It also focuses on their intercultural relations between epistemic authors who settled along the fabric of their working character by tracing highly qualitative Eco Relationship. The research connects the data collected and analyzes them in their entirety, citing the cultural ethnography proposed by James Clifford and Nestor Garcia Canclini. The defined ecological discourses surrounding the proposed field, taking into account the social structure of the place, the creation of Units conservation and preparing the management plan for the same. It made use of field notes, multi languages, participant observation, valuing complementarity provides a contribution in environmental studies, and Popular Education in the history of the settlement and exploitation of the space Sabiaguaba.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8432application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:55Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmental demands of Sabiaguaba the perspective of social markers of place
title Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
spellingShingle Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
Magda Silony Maciel do Carmo
Perspectiva Eco Relacional
Marcadores do discurso Social da Sabiaguaba
Demandas Ambientais
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Unidades de ConservaÃÃo
Eco Relational Perspective
Social Bookmarks speech Sabiaguaba
Environmental Claims
Environmental Dialogical Education
Conservation Units
EDUCACAO
title_short Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
title_full Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
title_fullStr Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
title_full_unstemmed Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
title_sort Demandas ambientais de Sabiaguaba na perspectiva dos marcadores sociais do lugar
author Magda Silony Maciel do Carmo
author_facet Magda Silony Maciel do Carmo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Bezerra de Almeida
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 34453791500
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1344537915587640
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12146145315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3596726681015906
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 75667657368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1742160887599106
dc.contributor.author.fl_str_mv Magda Silony Maciel do Carmo
contributor_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Ana Maria Bezerra de Almeida
ErcÃlia Maria Braga de Olinda
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva Eco Relacional
Marcadores do discurso Social da Sabiaguaba
Demandas Ambientais
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Unidades de ConservaÃÃo
topic Perspectiva Eco Relacional
Marcadores do discurso Social da Sabiaguaba
Demandas Ambientais
EducaÃÃo Ambiental DialÃgica
Unidades de ConservaÃÃo
Eco Relational Perspective
Social Bookmarks speech Sabiaguaba
Environmental Claims
Environmental Dialogical Education
Conservation Units
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Eco Relational Perspective
Social Bookmarks speech Sabiaguaba
Environmental Claims
Environmental Dialogical Education
Conservation Units
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa em EducaÃÃo ambiental DialÃgica identifica os Marcadores sociais do discurso do lugar e a percepÃÃo dos mesmos sobre as demandas ambientais da Sabiaguaba, reconhece a cultura dos indivÃduos, a experiÃncia dos mesmos, sua interdependÃncia com os ambientes naturais e a complexidade existente na relaÃÃo entre homem natureza e cultura, privilegia as relaÃÃes interculturais entre os autores epistÃmicos, que se estabeleceram ao longo da tessitura do trabalho tracejando seu carÃter Eco Relacional e eminentemente qualitativo. Interliga os dados coletados e analisa os mesmos na sua integralidade, fundamentando-se na etnografia cultural proposta por James Clifford e Nestor Garcia Canclini, os definiu discursos ecolÃgicos circundantes no campo proposto, levando em conta o tecido social do lugar, a criaÃÃo das Unidades de ConservaÃÃo e a preparaÃÃo para o plano de manejo das mesmas. LanÃou mÃo de notas de campo, multi linguagens, observaÃÃo participante, valorizando a complementaridade oferece um contributo nos estudos ambientais, na EducaÃÃo Popular e na histÃria do povoamento e instrumentalizaÃÃo do espaÃo da Sabiaguaba.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The current research in environmental Dialogical education identifies markers of social discourse of place and perception about the environmental demands of Sabiaguaba neighborhood in Fortaleza/ Brazil. It recognizes the culture of individuals, their experinces, their interdependence with the natural environment and the complexity existing in the relationship between man, nature and culture. It also focuses on their intercultural relations between epistemic authors who settled along the fabric of their working character by tracing highly qualitative Eco Relationship. The research connects the data collected and analyzes them in their entirety, citing the cultural ethnography proposed by James Clifford and Nestor Garcia Canclini. The defined ecological discourses surrounding the proposed field, taking into account the social structure of the place, the creation of Units conservation and preparing the management plan for the same. It made use of field notes, multi languages, participant observation, valuing complementarity provides a contribution in environmental studies, and Popular Education in the history of the settlement and exploitation of the space Sabiaguaba.
description A presente pesquisa em EducaÃÃo ambiental DialÃgica identifica os Marcadores sociais do discurso do lugar e a percepÃÃo dos mesmos sobre as demandas ambientais da Sabiaguaba, reconhece a cultura dos indivÃduos, a experiÃncia dos mesmos, sua interdependÃncia com os ambientes naturais e a complexidade existente na relaÃÃo entre homem natureza e cultura, privilegia as relaÃÃes interculturais entre os autores epistÃmicos, que se estabeleceram ao longo da tessitura do trabalho tracejando seu carÃter Eco Relacional e eminentemente qualitativo. Interliga os dados coletados e analisa os mesmos na sua integralidade, fundamentando-se na etnografia cultural proposta por James Clifford e Nestor Garcia Canclini, os definiu discursos ecolÃgicos circundantes no campo proposto, levando em conta o tecido social do lugar, a criaÃÃo das Unidades de ConservaÃÃo e a preparaÃÃo para o plano de manejo das mesmas. LanÃou mÃo de notas de campo, multi linguagens, observaÃÃo participante, valorizando a complementaridade oferece um contributo nos estudos ambientais, na EducaÃÃo Popular e na histÃria do povoamento e instrumentalizaÃÃo do espaÃo da Sabiaguaba.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8432
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295194264633344