A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marly dos Santos Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4838
Resumo: Esta pesquisa objetivou, de modo geral, verificar como as aÃÃes desenvolvidas pelo eixo de avaliaÃÃo do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) tÃm contribuÃdo para a melhoria da qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente intencionou-se analisar como se deu o processo de implantaÃÃo do PAIC nas escolas municipais; identificar o nÃvel de conhecimento que os professores tinham sobre a concepÃÃo de avaliaÃÃo promovida pelo PAIC; levantar junto aos professores qual a formaÃÃo recebida para atuar junto ao programa; verificar como os professores utilizam o material didÃtico em sala de aula; identificar as mudanÃas na prÃtica do professor alfabetizador proporcionada pela divulgaÃÃo os resultados da avaliaÃÃo por aluno; e buscar informaÃÃes quanto ao acompanhamento da Secretaria de EducaÃÃo nas aÃÃes desenvolvidas nas escolas junto ao PAIC. A alfabetizaÃÃo à uma etapa da escolaridade na qual as crianÃas precisam adquirir as competÃncias bÃsicas de leitura e escrita. De acordo com os resultados do Estado do Cearà nas avaliaÃÃes realizadas pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura, os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental apresentavam um estado crÃtico e muito crÃtico na leitura e na escrita. Assim, criou-se o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa, cuja meta à alfabetizar todas as crianÃas atà 7 anos de idade, trazendo para as escolas uma nova metodologia de ensino e avaliaÃÃo, buscando assim, auxiliar a prÃtica do professor alfabetizador, e elevar a qualidade da educaÃÃo no Estado. Nesse sentido, apÃs 3 anos de implantaÃÃo do programa, procedeu-se uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, com uma amostra composta de dez professores de um municÃpio, cujos alunos participam do PAIC desde a sua implantaÃÃo no Estado, e que apresentaram mudanÃas significativas nesses 3 anos. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Ademais, foram consultados trabalhos na Ãrea de alfabetizaÃÃo e avaliaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais e documentos referentes ao Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa e ao Programa de FormaÃÃo Continuada de Professores dos anos/sÃries iniciais do ensino fundamental. A anÃlise dos dados revelou uma significativa mudanÃa na prÃtica avaliativa do professor e no desempenho apresentado pelos alunos na avaliaÃÃo realizada pelo PAIC, demonstrando que este programa veio para melhorar a qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental.
id UFC_0a962b8d23f85056d5bdb4569146e80d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3217
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)Evaluation as an instrument for improving the quality of literacy: an analysis of the experience of literacy program at the right age (PAIC).2010-02-19ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546276588343353http://lattes.cnpq.br/6367246198305433 Marly dos Santos AlvesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAlfabetizaÃÃo AvaliaÃÃo CompetÃncias PrÃticas PedagÃgica Programa AlfabetizaÃÃo na Idade CertaLiteracy program Skills Pedagogical Practice Literacy Program in the Middle One ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa objetivou, de modo geral, verificar como as aÃÃes desenvolvidas pelo eixo de avaliaÃÃo do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) tÃm contribuÃdo para a melhoria da qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente intencionou-se analisar como se deu o processo de implantaÃÃo do PAIC nas escolas municipais; identificar o nÃvel de conhecimento que os professores tinham sobre a concepÃÃo de avaliaÃÃo promovida pelo PAIC; levantar junto aos professores qual a formaÃÃo recebida para atuar junto ao programa; verificar como os professores utilizam o material didÃtico em sala de aula; identificar as mudanÃas na prÃtica do professor alfabetizador proporcionada pela divulgaÃÃo os resultados da avaliaÃÃo por aluno; e buscar informaÃÃes quanto ao acompanhamento da Secretaria de EducaÃÃo nas aÃÃes desenvolvidas nas escolas junto ao PAIC. A alfabetizaÃÃo à uma etapa da escolaridade na qual as crianÃas precisam adquirir as competÃncias bÃsicas de leitura e escrita. De acordo com os resultados do Estado do Cearà nas avaliaÃÃes realizadas pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura, os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental apresentavam um estado crÃtico e muito crÃtico na leitura e na escrita. Assim, criou-se o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa, cuja meta à alfabetizar todas as crianÃas atà 7 anos de idade, trazendo para as escolas uma nova metodologia de ensino e avaliaÃÃo, buscando assim, auxiliar a prÃtica do professor alfabetizador, e elevar a qualidade da educaÃÃo no Estado. Nesse sentido, apÃs 3 anos de implantaÃÃo do programa, procedeu-se uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, com uma amostra composta de dez professores de um municÃpio, cujos alunos participam do PAIC desde a sua implantaÃÃo no Estado, e que apresentaram mudanÃas significativas nesses 3 anos. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Ademais, foram consultados trabalhos na Ãrea de alfabetizaÃÃo e avaliaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais e documentos referentes ao Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa e ao Programa de FormaÃÃo Continuada de Professores dos anos/sÃries iniciais do ensino fundamental. A anÃlise dos dados revelou uma significativa mudanÃa na prÃtica avaliativa do professor e no desempenho apresentado pelos alunos na avaliaÃÃo realizada pelo PAIC, demonstrando que este programa veio para melhorar a qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental. This research was, in general, see how the actions taken by the axis of evaluation of the Literacy in the Middle One (PAIC) have contributed to improving the quality of education in the early years of elementary school. Specifically intended to look as it did the process of the PAIC in public schools, to identify the level of knowledge that teachers had on the design of assessment promoted by PAIC; raise with which the teachers received training to work with the program; see how teachers use the teaching materials in the classroom, identifying the changes in the practice of literacy teachers provided by the disclosure of the evaluation results by student, seeking information about monitoring the Education Department in the activities developed in schools with the PAIC. Literacy is a stage of schooling in which children need to acquire the basic skills of reading and writing. According to the data with the results of the state of Ceara in the evaluations conducted by the Ministry of Education and Culture, students enrolled in the early years of elementary school had a critical and very critical reading and writing. Thus was created the Literacy Program at Age One, whose goal is to alphabetize all children by age 7, bringing the schools a new teaching methodology and assessment, by thus facilitate the task of teacher literacy and raise the quality education in the state. Accordingly, after 3 years of program implementation, carried out a qualitative research with a sample of ten teachers from a city whose students participate in PAIC since its implementation in the state and with significant changes in these three years . Were used as research tools: a semistructured interview and a bibliographic authors in the field of literacy assessment, the National Curriculum Guidelines, the Literacy Program at Age One and Continuing Training Program for Teachers of years / grades of elementary school. Data analysis revealed a significant change in the teacher evaluation practices and performance of the students that the evaluation by the program, demonstrating that the PAIC came to improve the quality of education in the early years of elementary school. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4838application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation as an instrument for improving the quality of literacy: an analysis of the experience of literacy program at the right age (PAIC).
title A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
spellingShingle A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
Marly dos Santos Alves
AlfabetizaÃÃo
AvaliaÃÃo
CompetÃncias
PrÃticas PedagÃgica
Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa
Literacy program
Skills
Pedagogical Practice
Literacy Program in the Middle One
ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
title_full A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
title_fullStr A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
title_full_unstemmed A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
title_sort A avaliaÃÃo como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetizaÃÃo: uma anÃlise da experiÃncia do programa alfabetizaÃÃo na idade certa (PAIC)
author Marly dos Santos Alves
author_facet Marly dos Santos Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 28361660372
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone Trindade da Cunha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35368683049
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936309945835462
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 76588343353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6367246198305433
dc.contributor.author.fl_str_mv Marly dos Santos Alves
contributor_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Simone Trindade da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv AlfabetizaÃÃo
AvaliaÃÃo
CompetÃncias
PrÃticas PedagÃgica
Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa
topic AlfabetizaÃÃo
AvaliaÃÃo
CompetÃncias
PrÃticas PedagÃgica
Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa
Literacy program
Skills
Pedagogical Practice
Literacy Program in the Middle One
ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy program
Skills
Pedagogical Practice
Literacy Program in the Middle One
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa objetivou, de modo geral, verificar como as aÃÃes desenvolvidas pelo eixo de avaliaÃÃo do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) tÃm contribuÃdo para a melhoria da qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente intencionou-se analisar como se deu o processo de implantaÃÃo do PAIC nas escolas municipais; identificar o nÃvel de conhecimento que os professores tinham sobre a concepÃÃo de avaliaÃÃo promovida pelo PAIC; levantar junto aos professores qual a formaÃÃo recebida para atuar junto ao programa; verificar como os professores utilizam o material didÃtico em sala de aula; identificar as mudanÃas na prÃtica do professor alfabetizador proporcionada pela divulgaÃÃo os resultados da avaliaÃÃo por aluno; e buscar informaÃÃes quanto ao acompanhamento da Secretaria de EducaÃÃo nas aÃÃes desenvolvidas nas escolas junto ao PAIC. A alfabetizaÃÃo à uma etapa da escolaridade na qual as crianÃas precisam adquirir as competÃncias bÃsicas de leitura e escrita. De acordo com os resultados do Estado do Cearà nas avaliaÃÃes realizadas pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura, os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental apresentavam um estado crÃtico e muito crÃtico na leitura e na escrita. Assim, criou-se o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa, cuja meta à alfabetizar todas as crianÃas atà 7 anos de idade, trazendo para as escolas uma nova metodologia de ensino e avaliaÃÃo, buscando assim, auxiliar a prÃtica do professor alfabetizador, e elevar a qualidade da educaÃÃo no Estado. Nesse sentido, apÃs 3 anos de implantaÃÃo do programa, procedeu-se uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, com uma amostra composta de dez professores de um municÃpio, cujos alunos participam do PAIC desde a sua implantaÃÃo no Estado, e que apresentaram mudanÃas significativas nesses 3 anos. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Ademais, foram consultados trabalhos na Ãrea de alfabetizaÃÃo e avaliaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais e documentos referentes ao Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa e ao Programa de FormaÃÃo Continuada de Professores dos anos/sÃries iniciais do ensino fundamental. A anÃlise dos dados revelou uma significativa mudanÃa na prÃtica avaliativa do professor e no desempenho apresentado pelos alunos na avaliaÃÃo realizada pelo PAIC, demonstrando que este programa veio para melhorar a qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research was, in general, see how the actions taken by the axis of evaluation of the Literacy in the Middle One (PAIC) have contributed to improving the quality of education in the early years of elementary school. Specifically intended to look as it did the process of the PAIC in public schools, to identify the level of knowledge that teachers had on the design of assessment promoted by PAIC; raise with which the teachers received training to work with the program; see how teachers use the teaching materials in the classroom, identifying the changes in the practice of literacy teachers provided by the disclosure of the evaluation results by student, seeking information about monitoring the Education Department in the activities developed in schools with the PAIC. Literacy is a stage of schooling in which children need to acquire the basic skills of reading and writing. According to the data with the results of the state of Ceara in the evaluations conducted by the Ministry of Education and Culture, students enrolled in the early years of elementary school had a critical and very critical reading and writing. Thus was created the Literacy Program at Age One, whose goal is to alphabetize all children by age 7, bringing the schools a new teaching methodology and assessment, by thus facilitate the task of teacher literacy and raise the quality education in the state. Accordingly, after 3 years of program implementation, carried out a qualitative research with a sample of ten teachers from a city whose students participate in PAIC since its implementation in the state and with significant changes in these three years . Were used as research tools: a semistructured interview and a bibliographic authors in the field of literacy assessment, the National Curriculum Guidelines, the Literacy Program at Age One and Continuing Training Program for Teachers of years / grades of elementary school. Data analysis revealed a significant change in the teacher evaluation practices and performance of the students that the evaluation by the program, demonstrating that the PAIC came to improve the quality of education in the early years of elementary school.
description Esta pesquisa objetivou, de modo geral, verificar como as aÃÃes desenvolvidas pelo eixo de avaliaÃÃo do Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) tÃm contribuÃdo para a melhoria da qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente intencionou-se analisar como se deu o processo de implantaÃÃo do PAIC nas escolas municipais; identificar o nÃvel de conhecimento que os professores tinham sobre a concepÃÃo de avaliaÃÃo promovida pelo PAIC; levantar junto aos professores qual a formaÃÃo recebida para atuar junto ao programa; verificar como os professores utilizam o material didÃtico em sala de aula; identificar as mudanÃas na prÃtica do professor alfabetizador proporcionada pela divulgaÃÃo os resultados da avaliaÃÃo por aluno; e buscar informaÃÃes quanto ao acompanhamento da Secretaria de EducaÃÃo nas aÃÃes desenvolvidas nas escolas junto ao PAIC. A alfabetizaÃÃo à uma etapa da escolaridade na qual as crianÃas precisam adquirir as competÃncias bÃsicas de leitura e escrita. De acordo com os resultados do Estado do Cearà nas avaliaÃÃes realizadas pelo MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura, os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental apresentavam um estado crÃtico e muito crÃtico na leitura e na escrita. Assim, criou-se o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa, cuja meta à alfabetizar todas as crianÃas atà 7 anos de idade, trazendo para as escolas uma nova metodologia de ensino e avaliaÃÃo, buscando assim, auxiliar a prÃtica do professor alfabetizador, e elevar a qualidade da educaÃÃo no Estado. Nesse sentido, apÃs 3 anos de implantaÃÃo do programa, procedeu-se uma investigaÃÃo de natureza qualitativa, com uma amostra composta de dez professores de um municÃpio, cujos alunos participam do PAIC desde a sua implantaÃÃo no Estado, e que apresentaram mudanÃas significativas nesses 3 anos. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Ademais, foram consultados trabalhos na Ãrea de alfabetizaÃÃo e avaliaÃÃo, os ParÃmetros Curriculares Nacionais e documentos referentes ao Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa e ao Programa de FormaÃÃo Continuada de Professores dos anos/sÃries iniciais do ensino fundamental. A anÃlise dos dados revelou uma significativa mudanÃa na prÃtica avaliativa do professor e no desempenho apresentado pelos alunos na avaliaÃÃo realizada pelo PAIC, demonstrando que este programa veio para melhorar a qualidade da educaÃÃo nos anos iniciais do ensino fundamental.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4838
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295141197250560