AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuella Sampaio Freire
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18500
Resumo: As avaliaÃÃes externas em larga escala tÃm, dentre seus muitos objetivos, o de acompanhar a qualidade da educaÃÃo por meio dos resultados sobre o desempenho dos alunos submetidos aos testes. Na mesma perspectiva, o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) desenvolve, no Estado do CearÃ, uma avaliaÃÃo da leitura em larga escala, externa à escola e censitÃria, aplicada anualmente aos alunos da rede pÃblica ao final do 2 ano do Ensino Fundamental. No entanto, essas avaliaÃÃes sÃo pontuais e seus resultados, por vezes, demoram a chegar à mÃo dos professores. Para minimizar esse problema, a Secretaria Municipal da EducaÃÃo (SME) de Fortaleza propÃe avaliaÃÃes sistemÃticas da leitura, aplicadas pelos professores, para acompanhar a evoluÃÃo das crianÃas. Entretanto, esses instrumentais carecem de uma fundamentaÃÃo teÃrica, de orientaÃÃes sobre a aplicaÃÃo e sobre a interpretaÃÃo dos resultados para que sejam considerados verdadeiramente eficazes. Desse modo, este estudo intencionou analisar os instrumentais de avaliaÃÃo sistemÃtica da leitura aplicados pela SME aos alunos do 2 ano do Ensino Fundamental da rede pÃblica de Fortaleza e, na sequÃncia, propÃs um protocolo de aplicaÃÃo e de interpretaÃÃo dos resultados. Esse material foi submetido a teste pelos professores e, em seguida, analisados os seus resultados, o que contribuiu para a elaboraÃÃo do produto final. O percurso metodolÃgico envolveu os passos da pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como da pesquisa de campo. Foi aplicada uma entrevista com 3 professoras lotadas em turmas do 2 ano de escolas da rede municipal de Fortaleza, que se configurou na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa foi a elaboraÃÃo do novo protocolo de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, o qual foi efetivado mediante a anÃlise dos dados oriundos da etapa 1 e da busca bibliogrÃfica e documental. As tÃcnicas de recolha de dados na terceira etapa, compreendida pelo prÃ-teste e pÃs-teste do protocolo desenvolvido, foram constituÃdas pela observaÃÃo e pela entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra espontÃnea de 1 professora do 2 ano. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho: a definiÃÃo conceitual do desenvolvimento da leitura e a orientaÃÃo para compreender os resultados norteiam a aÃÃo do professor para melhor observar os processos de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a avaliaÃÃo da competÃncia leitora das crianÃas do 2 ano ainda à um campo que apresenta muitos desafios, tanto para a esfera micro (Escola), quanto para a macro (Secretaria), tendo em vista a complexidade do objeto avaliado (competÃncia leitora) e as limitaÃÃes dos instrumentais. Espera-se que o referido trabalho possa ser uma alternativa de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, para que os professores se sintam mais seguros em identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos.
id UFC_bcb2f7f9541e5fbd19f1cc3818af34c4
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11837
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2 ano do ensino fundamental Evaluation of literacy: a proposal to accompany the development of the reading of children of the 2Âyear of fundamental education2016-12-23ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Grace Troccoli Vitorino26734869334Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 62164694368http://lattes.cnpq.br/9871598460407895Emanuella Sampaio FreireUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRLeitura AvaliaÃÃo formativa CompetÃncia leitora AlfabetizaÃÃoReading Formative evaluation Reading skills AlphabetizationAVALIACAO DA APRENDIZAGEMAs avaliaÃÃes externas em larga escala tÃm, dentre seus muitos objetivos, o de acompanhar a qualidade da educaÃÃo por meio dos resultados sobre o desempenho dos alunos submetidos aos testes. Na mesma perspectiva, o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) desenvolve, no Estado do CearÃ, uma avaliaÃÃo da leitura em larga escala, externa à escola e censitÃria, aplicada anualmente aos alunos da rede pÃblica ao final do 2 ano do Ensino Fundamental. No entanto, essas avaliaÃÃes sÃo pontuais e seus resultados, por vezes, demoram a chegar à mÃo dos professores. Para minimizar esse problema, a Secretaria Municipal da EducaÃÃo (SME) de Fortaleza propÃe avaliaÃÃes sistemÃticas da leitura, aplicadas pelos professores, para acompanhar a evoluÃÃo das crianÃas. Entretanto, esses instrumentais carecem de uma fundamentaÃÃo teÃrica, de orientaÃÃes sobre a aplicaÃÃo e sobre a interpretaÃÃo dos resultados para que sejam considerados verdadeiramente eficazes. Desse modo, este estudo intencionou analisar os instrumentais de avaliaÃÃo sistemÃtica da leitura aplicados pela SME aos alunos do 2 ano do Ensino Fundamental da rede pÃblica de Fortaleza e, na sequÃncia, propÃs um protocolo de aplicaÃÃo e de interpretaÃÃo dos resultados. Esse material foi submetido a teste pelos professores e, em seguida, analisados os seus resultados, o que contribuiu para a elaboraÃÃo do produto final. O percurso metodolÃgico envolveu os passos da pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como da pesquisa de campo. Foi aplicada uma entrevista com 3 professoras lotadas em turmas do 2 ano de escolas da rede municipal de Fortaleza, que se configurou na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa foi a elaboraÃÃo do novo protocolo de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, o qual foi efetivado mediante a anÃlise dos dados oriundos da etapa 1 e da busca bibliogrÃfica e documental. As tÃcnicas de recolha de dados na terceira etapa, compreendida pelo prÃ-teste e pÃs-teste do protocolo desenvolvido, foram constituÃdas pela observaÃÃo e pela entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra espontÃnea de 1 professora do 2 ano. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho: a definiÃÃo conceitual do desenvolvimento da leitura e a orientaÃÃo para compreender os resultados norteiam a aÃÃo do professor para melhor observar os processos de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a avaliaÃÃo da competÃncia leitora das crianÃas do 2 ano ainda à um campo que apresenta muitos desafios, tanto para a esfera micro (Escola), quanto para a macro (Secretaria), tendo em vista a complexidade do objeto avaliado (competÃncia leitora) e as limitaÃÃes dos instrumentais. Espera-se que o referido trabalho possa ser uma alternativa de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, para que os professores se sintam mais seguros em identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos.The large scale outside evaluation has, among its many goals, the goal to track the quality of education through results of students submitted to testing. On the same perspective, the Alphabetization on the Right Age (PAIC) develops outside of school, on the state of CearÃ, a large scale evaluation of reading skills, applied annually to students from the Public System at the end of 2nd grade of Elementary School. However, those evaluations are punctual and its results, sometimes, take a long time to get to the teachers. To minimize this problem, the Municipal Department of Education (SME) proposes systematic reading skills evaluations, applied by the teachers, to monitor the studentsâ learning development. Those tools, however, lack of theoretical foundations, of guidance on how to apply them and on how to interpret results to be considered truly effective. On that context, this study aimed to analyze the tools of systematic evaluation of reading skills applied by SME to students of the 2nd grade of Elementary School from the Public Education System of Fortaleza and, following that, it proposed an application and result interpretation protocol. This material was submitted to testing by the teachers and then, its results were analyzed which contributed to the making of the final product. The methodological path of this research involved bibliographical and documental research as well as field research. An interview was applied to 3 teachers from the 2nd grade of schools of the Public Education System in Fortaleza as the first step of this study. The second step was the construction of the new reading skills evaluation protocol, which was made from the analysis of the data collected during the first step and the bibliographical and documental research. The techniques of data collection on the third step, comprehended by the pre and post-test of the developed protocol were constituted by observation and by the semi-structured interview applied to a spontaneous sample of 1 teacher from the 2nd grade. The results of this research confirmed the hypothesis: The conceptual definition of the development of the skill of reading and the guidance to comprehend the results establish a north to teachersâ actions so they can better follow their studentsâ learning progress. It can be concluded that the evaluation of the reading skills on kids in the 2nd grade still faces many challenges both on a micro-environment (school) and on a macro-environment (Municipal Department of Education), regarding the complexity of the evaluated object (reading skills) and the toolsâ limitations. This thesis hopes that this work can be an alternative to the evaluation of the reading skills, so the teachers feel sure when evaluating the difficulties and potentialities of their students. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18500application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:25Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of literacy: a proposal to accompany the development of the reading of children of the 2Âyear of fundamental education
title AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
spellingShingle AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
Emanuella Sampaio Freire
Leitura
AvaliaÃÃo formativa
CompetÃncia leitora
AlfabetizaÃÃo
Reading
Formative evaluation
Reading skills
Alphabetization
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
title_full AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
title_fullStr AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
title_sort AvaliaÃÃo formativa da alfabetizaÃÃo: uma proposta para acompanhar o desenvolvimento da leitura das crianÃas do 2Â ano do ensino fundamental
author Emanuella Sampaio Freire
author_facet Emanuella Sampaio Freire
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 28361660372
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 25904612320
dc.contributor.referee3.fl_str_mv XÃnia DiÃgenes Benfatti
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 38153882368
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0724002945099128
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62164694368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9871598460407895
dc.contributor.author.fl_str_mv Emanuella Sampaio Freire
contributor_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Grace Troccoli Vitorino
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
XÃnia DiÃgenes Benfatti
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
AvaliaÃÃo formativa
CompetÃncia leitora
AlfabetizaÃÃo
topic Leitura
AvaliaÃÃo formativa
CompetÃncia leitora
AlfabetizaÃÃo
Reading
Formative evaluation
Reading skills
Alphabetization
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Formative evaluation
Reading skills
Alphabetization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv As avaliaÃÃes externas em larga escala tÃm, dentre seus muitos objetivos, o de acompanhar a qualidade da educaÃÃo por meio dos resultados sobre o desempenho dos alunos submetidos aos testes. Na mesma perspectiva, o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) desenvolve, no Estado do CearÃ, uma avaliaÃÃo da leitura em larga escala, externa à escola e censitÃria, aplicada anualmente aos alunos da rede pÃblica ao final do 2 ano do Ensino Fundamental. No entanto, essas avaliaÃÃes sÃo pontuais e seus resultados, por vezes, demoram a chegar à mÃo dos professores. Para minimizar esse problema, a Secretaria Municipal da EducaÃÃo (SME) de Fortaleza propÃe avaliaÃÃes sistemÃticas da leitura, aplicadas pelos professores, para acompanhar a evoluÃÃo das crianÃas. Entretanto, esses instrumentais carecem de uma fundamentaÃÃo teÃrica, de orientaÃÃes sobre a aplicaÃÃo e sobre a interpretaÃÃo dos resultados para que sejam considerados verdadeiramente eficazes. Desse modo, este estudo intencionou analisar os instrumentais de avaliaÃÃo sistemÃtica da leitura aplicados pela SME aos alunos do 2 ano do Ensino Fundamental da rede pÃblica de Fortaleza e, na sequÃncia, propÃs um protocolo de aplicaÃÃo e de interpretaÃÃo dos resultados. Esse material foi submetido a teste pelos professores e, em seguida, analisados os seus resultados, o que contribuiu para a elaboraÃÃo do produto final. O percurso metodolÃgico envolveu os passos da pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como da pesquisa de campo. Foi aplicada uma entrevista com 3 professoras lotadas em turmas do 2 ano de escolas da rede municipal de Fortaleza, que se configurou na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa foi a elaboraÃÃo do novo protocolo de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, o qual foi efetivado mediante a anÃlise dos dados oriundos da etapa 1 e da busca bibliogrÃfica e documental. As tÃcnicas de recolha de dados na terceira etapa, compreendida pelo prÃ-teste e pÃs-teste do protocolo desenvolvido, foram constituÃdas pela observaÃÃo e pela entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra espontÃnea de 1 professora do 2 ano. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho: a definiÃÃo conceitual do desenvolvimento da leitura e a orientaÃÃo para compreender os resultados norteiam a aÃÃo do professor para melhor observar os processos de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a avaliaÃÃo da competÃncia leitora das crianÃas do 2 ano ainda à um campo que apresenta muitos desafios, tanto para a esfera micro (Escola), quanto para a macro (Secretaria), tendo em vista a complexidade do objeto avaliado (competÃncia leitora) e as limitaÃÃes dos instrumentais. Espera-se que o referido trabalho possa ser uma alternativa de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, para que os professores se sintam mais seguros em identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The large scale outside evaluation has, among its many goals, the goal to track the quality of education through results of students submitted to testing. On the same perspective, the Alphabetization on the Right Age (PAIC) develops outside of school, on the state of CearÃ, a large scale evaluation of reading skills, applied annually to students from the Public System at the end of 2nd grade of Elementary School. However, those evaluations are punctual and its results, sometimes, take a long time to get to the teachers. To minimize this problem, the Municipal Department of Education (SME) proposes systematic reading skills evaluations, applied by the teachers, to monitor the studentsâ learning development. Those tools, however, lack of theoretical foundations, of guidance on how to apply them and on how to interpret results to be considered truly effective. On that context, this study aimed to analyze the tools of systematic evaluation of reading skills applied by SME to students of the 2nd grade of Elementary School from the Public Education System of Fortaleza and, following that, it proposed an application and result interpretation protocol. This material was submitted to testing by the teachers and then, its results were analyzed which contributed to the making of the final product. The methodological path of this research involved bibliographical and documental research as well as field research. An interview was applied to 3 teachers from the 2nd grade of schools of the Public Education System in Fortaleza as the first step of this study. The second step was the construction of the new reading skills evaluation protocol, which was made from the analysis of the data collected during the first step and the bibliographical and documental research. The techniques of data collection on the third step, comprehended by the pre and post-test of the developed protocol were constituted by observation and by the semi-structured interview applied to a spontaneous sample of 1 teacher from the 2nd grade. The results of this research confirmed the hypothesis: The conceptual definition of the development of the skill of reading and the guidance to comprehend the results establish a north to teachersâ actions so they can better follow their studentsâ learning progress. It can be concluded that the evaluation of the reading skills on kids in the 2nd grade still faces many challenges both on a micro-environment (school) and on a macro-environment (Municipal Department of Education), regarding the complexity of the evaluated object (reading skills) and the toolsâ limitations. This thesis hopes that this work can be an alternative to the evaluation of the reading skills, so the teachers feel sure when evaluating the difficulties and potentialities of their students.
description As avaliaÃÃes externas em larga escala tÃm, dentre seus muitos objetivos, o de acompanhar a qualidade da educaÃÃo por meio dos resultados sobre o desempenho dos alunos submetidos aos testes. Na mesma perspectiva, o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) desenvolve, no Estado do CearÃ, uma avaliaÃÃo da leitura em larga escala, externa à escola e censitÃria, aplicada anualmente aos alunos da rede pÃblica ao final do 2 ano do Ensino Fundamental. No entanto, essas avaliaÃÃes sÃo pontuais e seus resultados, por vezes, demoram a chegar à mÃo dos professores. Para minimizar esse problema, a Secretaria Municipal da EducaÃÃo (SME) de Fortaleza propÃe avaliaÃÃes sistemÃticas da leitura, aplicadas pelos professores, para acompanhar a evoluÃÃo das crianÃas. Entretanto, esses instrumentais carecem de uma fundamentaÃÃo teÃrica, de orientaÃÃes sobre a aplicaÃÃo e sobre a interpretaÃÃo dos resultados para que sejam considerados verdadeiramente eficazes. Desse modo, este estudo intencionou analisar os instrumentais de avaliaÃÃo sistemÃtica da leitura aplicados pela SME aos alunos do 2 ano do Ensino Fundamental da rede pÃblica de Fortaleza e, na sequÃncia, propÃs um protocolo de aplicaÃÃo e de interpretaÃÃo dos resultados. Esse material foi submetido a teste pelos professores e, em seguida, analisados os seus resultados, o que contribuiu para a elaboraÃÃo do produto final. O percurso metodolÃgico envolveu os passos da pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como da pesquisa de campo. Foi aplicada uma entrevista com 3 professoras lotadas em turmas do 2 ano de escolas da rede municipal de Fortaleza, que se configurou na primeira etapa da pesquisa. A segunda etapa foi a elaboraÃÃo do novo protocolo de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, o qual foi efetivado mediante a anÃlise dos dados oriundos da etapa 1 e da busca bibliogrÃfica e documental. As tÃcnicas de recolha de dados na terceira etapa, compreendida pelo prÃ-teste e pÃs-teste do protocolo desenvolvido, foram constituÃdas pela observaÃÃo e pela entrevista semiestruturada aplicada a uma amostra espontÃnea de 1 professora do 2 ano. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho: a definiÃÃo conceitual do desenvolvimento da leitura e a orientaÃÃo para compreender os resultados norteiam a aÃÃo do professor para melhor observar os processos de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a avaliaÃÃo da competÃncia leitora das crianÃas do 2 ano ainda à um campo que apresenta muitos desafios, tanto para a esfera micro (Escola), quanto para a macro (Secretaria), tendo em vista a complexidade do objeto avaliado (competÃncia leitora) e as limitaÃÃes dos instrumentais. Espera-se que o referido trabalho possa ser uma alternativa de avaliaÃÃo da competÃncia leitora, para que os professores se sintam mais seguros em identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18500
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230327259136