Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FabrÃcio Veras dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14718
Resumo: O trabalho aqui exposto visa apresentar a inserÃÃo do uso do computador, especificamente, o software Kig no processo de ensino-aprendizagem de Geometria AnalÃtica, de modo particular no Estudo da Reta, estudo esse feito na terceira sÃrie do Ensino MÃdio. As metodologias ora apresentadas abordam o uso do software livre Kig, programa da plataforma Linux, em atividades manipulativas, onde o aluno por si sÃ, com o uso do computador constrÃi o conhecimento, relacionando o conteÃdo fundamental teoricamente ao conteÃdo trabalhado por meio do computador. Ao se manusear o Kig, software escolhido para este trabalho, tanto o professor quanto o aluno poderÃo analisar variaÃÃes reais e concretas nas caracterÃsticas dos conjuntos algÃbricos estudados em Geometria AnalÃtica, que aqui tratamos do estudo do ponto e estudo da reta. Com isso, na resoluÃÃo de um problema apresentado, o aluno nÃo mais precisa elaborar e aplicar aquelas tÃo apresentadas e conhecidas fÃrmulas algÃbricas. AlÃm do mais, o trabalho apresenta a fundamentaÃÃo teÃrica do conteÃdo abordado, possibilidades no crescimento e melhorias no processo ensino e aprendizagem de Geometria AnalÃtica e atà mesmo dificuldades apresentadas por muitos nesse processo, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos.
id UFC_a0906cc7088eacf3a89a1beeb79e2f6b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9805
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlgumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃticaSome kig applications in the study of analytic geometry2014-06-07Marcos Ferreira de Melo89509811300http://lattes.cnpq.br/5162031037556851 Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/913807094731428262686208368http://lattes.cnpq.br/5779832168749655FabrÃcio Veras dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRkig estudo da reta geometria dinÃmica plataforma Linux ensino mÃdio ensino e aprendizagemkig line of study dynamic geometry Linux platform high school teaching and learningMATEMATICAO trabalho aqui exposto visa apresentar a inserÃÃo do uso do computador, especificamente, o software Kig no processo de ensino-aprendizagem de Geometria AnalÃtica, de modo particular no Estudo da Reta, estudo esse feito na terceira sÃrie do Ensino MÃdio. As metodologias ora apresentadas abordam o uso do software livre Kig, programa da plataforma Linux, em atividades manipulativas, onde o aluno por si sÃ, com o uso do computador constrÃi o conhecimento, relacionando o conteÃdo fundamental teoricamente ao conteÃdo trabalhado por meio do computador. Ao se manusear o Kig, software escolhido para este trabalho, tanto o professor quanto o aluno poderÃo analisar variaÃÃes reais e concretas nas caracterÃsticas dos conjuntos algÃbricos estudados em Geometria AnalÃtica, que aqui tratamos do estudo do ponto e estudo da reta. Com isso, na resoluÃÃo de um problema apresentado, o aluno nÃo mais precisa elaborar e aplicar aquelas tÃo apresentadas e conhecidas fÃrmulas algÃbricas. AlÃm do mais, o trabalho apresenta a fundamentaÃÃo teÃrica do conteÃdo abordado, possibilidades no crescimento e melhorias no processo ensino e aprendizagem de Geometria AnalÃtica e atà mesmo dificuldades apresentadas por muitos nesse processo, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos.The work exposed here aims to present the insertion of computer use, particularly, the Kig Software in the teaching-learning of analytic geometry, in particular the study of Straight Line, this study was done in the third year of high school. The methodologies presented approach the use of free software âKigâ, the Linux platform program in manipulative active-ties, where the student alone, using the computer builds knowledge relating to the content, based theoretically, which was worked though computer. When handling the âKigâ chosen software for this work, booth the teacher and the student can analyze real and concrete variations in the characteristics of algebraic sets studied in Analytic Geometry, that here we deal with the study of point and study the Straight Line. Thus, in solving a given problem, the student no longer needs to develop and implement those presented and known as algebraic formulas. Furthermore, the paper presents the theoretical foundation of content addressed, possibilities for growth and improvements in the process of teaching and learning. Analytic Geometry and even though many difficulties presented by this procedure, booth by teachers and by students.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14718application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Some kig applications in the study of analytic geometry
title Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
spellingShingle Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
FabrÃcio Veras dos Santos
kig
estudo da reta
geometria dinÃmica
plataforma Linux
ensino mÃdio
ensino e aprendizagem
kig
line of study
dynamic geometry
Linux platform
high school
teaching and learning
MATEMATICA
title_short Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
title_full Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
title_fullStr Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
title_full_unstemmed Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
title_sort Algumas aplicaÃÃes do kig no estudo da geometria analÃtica
author FabrÃcio Veras dos Santos
author_facet FabrÃcio Veras dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Ferreira de Melo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 89509811300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5162031037556851
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jonatan Floriano da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 96069457315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62686208368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5779832168749655
dc.contributor.author.fl_str_mv FabrÃcio Veras dos Santos
contributor_str_mv Marcos Ferreira de Melo
Francisco Regis Vieira Alves
Jonatan Floriano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv kig
estudo da reta
geometria dinÃmica
plataforma Linux
ensino mÃdio
ensino e aprendizagem
topic kig
estudo da reta
geometria dinÃmica
plataforma Linux
ensino mÃdio
ensino e aprendizagem
kig
line of study
dynamic geometry
Linux platform
high school
teaching and learning
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv kig
line of study
dynamic geometry
Linux platform
high school
teaching and learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho aqui exposto visa apresentar a inserÃÃo do uso do computador, especificamente, o software Kig no processo de ensino-aprendizagem de Geometria AnalÃtica, de modo particular no Estudo da Reta, estudo esse feito na terceira sÃrie do Ensino MÃdio. As metodologias ora apresentadas abordam o uso do software livre Kig, programa da plataforma Linux, em atividades manipulativas, onde o aluno por si sÃ, com o uso do computador constrÃi o conhecimento, relacionando o conteÃdo fundamental teoricamente ao conteÃdo trabalhado por meio do computador. Ao se manusear o Kig, software escolhido para este trabalho, tanto o professor quanto o aluno poderÃo analisar variaÃÃes reais e concretas nas caracterÃsticas dos conjuntos algÃbricos estudados em Geometria AnalÃtica, que aqui tratamos do estudo do ponto e estudo da reta. Com isso, na resoluÃÃo de um problema apresentado, o aluno nÃo mais precisa elaborar e aplicar aquelas tÃo apresentadas e conhecidas fÃrmulas algÃbricas. AlÃm do mais, o trabalho apresenta a fundamentaÃÃo teÃrica do conteÃdo abordado, possibilidades no crescimento e melhorias no processo ensino e aprendizagem de Geometria AnalÃtica e atà mesmo dificuldades apresentadas por muitos nesse processo, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The work exposed here aims to present the insertion of computer use, particularly, the Kig Software in the teaching-learning of analytic geometry, in particular the study of Straight Line, this study was done in the third year of high school. The methodologies presented approach the use of free software âKigâ, the Linux platform program in manipulative active-ties, where the student alone, using the computer builds knowledge relating to the content, based theoretically, which was worked though computer. When handling the âKigâ chosen software for this work, booth the teacher and the student can analyze real and concrete variations in the characteristics of algebraic sets studied in Analytic Geometry, that here we deal with the study of point and study the Straight Line. Thus, in solving a given problem, the student no longer needs to develop and implement those presented and known as algebraic formulas. Furthermore, the paper presents the theoretical foundation of content addressed, possibilities for growth and improvements in the process of teaching and learning. Analytic Geometry and even though many difficulties presented by this procedure, booth by teachers and by students.
description O trabalho aqui exposto visa apresentar a inserÃÃo do uso do computador, especificamente, o software Kig no processo de ensino-aprendizagem de Geometria AnalÃtica, de modo particular no Estudo da Reta, estudo esse feito na terceira sÃrie do Ensino MÃdio. As metodologias ora apresentadas abordam o uso do software livre Kig, programa da plataforma Linux, em atividades manipulativas, onde o aluno por si sÃ, com o uso do computador constrÃi o conhecimento, relacionando o conteÃdo fundamental teoricamente ao conteÃdo trabalhado por meio do computador. Ao se manusear o Kig, software escolhido para este trabalho, tanto o professor quanto o aluno poderÃo analisar variaÃÃes reais e concretas nas caracterÃsticas dos conjuntos algÃbricos estudados em Geometria AnalÃtica, que aqui tratamos do estudo do ponto e estudo da reta. Com isso, na resoluÃÃo de um problema apresentado, o aluno nÃo mais precisa elaborar e aplicar aquelas tÃo apresentadas e conhecidas fÃrmulas algÃbricas. AlÃm do mais, o trabalho apresenta a fundamentaÃÃo teÃrica do conteÃdo abordado, possibilidades no crescimento e melhorias no processo ensino e aprendizagem de Geometria AnalÃtica e atà mesmo dificuldades apresentadas por muitos nesse processo, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14718
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206552895488