O desafio de integrar a educaÃÃo profissional à educaÃÃo bÃsica de jovens e adultos, no IFPA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonia de FÃtima Rodrigues Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7849
Resumo: Esta investigaÃÃo teve como objetivo identificar por meio de interpretaÃÃes pautadas nos relatos dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas e nos documentos de institucionalizaÃÃo do PROEJA no IFPA se acontece a articulaÃÃo e a interlocuÃÃo entre os contextos da EducaÃÃo BÃsica e Profissional na formataÃÃo de integraÃÃo do ensino. A motivaÃÃo para o desenvolvimento da pesquisa pautou-se as seguintes perguntas: a) Como o PROEJA foi assimilado no IFPA? b) Que prÃticas pedagÃgicas tÃm sido desenvolvidas no Curso TÃcnico de MecÃnica do PROEJA/IFPA? c) A integraÃÃo da EducaÃÃo BÃsica com a EducaÃÃo Profissional à um fundamento explicitado na visÃo dos professores em suas prÃticas docentes e na proposta pedagÃgica do Curso de MecÃnica do PROEJA/IFPA? Para responder aos questionamentos da pesquisa utilizamos como referÃncia para a pesquisa qualitativa por se tratar de um estudo do processo educativo, que visa propor alternativas metodolÃgicas ao desenvolvimento de um curso, e por sabermos que muitas informaÃÃes sobre o desenvolvimento das prÃticas pedagÃgicas pelos professores nÃo podem ser quantificadas, e sim interpretadas de forma mais ampla amparada principalmente nos aspectos culturais sociais dos sujeitos da pesquisa. Na primeira fase foi realizado uma revisÃo bibliogrÃfica para delimitar um referencial especÃfico para fundamentar teoricamente o estudo. Em seguida foram levantados, nos documentos oficiais subsÃdios legais para basear as reflexÃes e anÃlises sobre o objeto da pesquisa tais como: o Documento Base do PROEJA; o Documento Base Um salto para o futuro; os Referenciais do PROEJA para o Ensino Fundamental e MÃdio; o Decreto 5.840/2006 que institui, no Ãmbito federal, o Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos â PROEJA; a OrganizaÃÃo DidÃtica dos Cursos PROEJA; a Proposta PedagÃgica dos Cursos do PROEJA no IFPA; e os RelatÃrios dos Cursos de FormaÃÃo em PROEJA realizados com os professores da InstituiÃÃo a fim de reunir nÃo apenas dados quantitativos, mas, acima de tudo, informaÃÃes que possibilitassem realizar anÃlises qualitativas do fenÃmeno. A pesquisa empÃrica tambÃm foi empregada, realizamos uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas junto aos professores do curso. Durante o desenvolvimento das entrevistas, identificamos a necessidade de aprofundar a investigaÃÃo. Nesta lÃgica empregamos a tÃcnica da pesquisa participante, momento em que envolvemos um nÃmero significativo de professores no desenvolvimento de oficina prÃtica sobre a temÃtica com o propÃsito de responder aos objetivos da pesquisa referentes à identificaÃÃo das alternativas metodolÃgicas propostas pelos professores para o curso. O resultado da pesquisa revelou em relaÃÃo a prÃtica pedagÃgica desenvolvidas nas salas do PROEJA à perceptÃvel a dificuldade encontrada pelos professores no que diz respeito a integraÃÃo dos conhecimentos da formaÃÃo geral com a formaÃÃo tÃcnica. A problemÃtica da organizaÃÃo do trabalho pedagÃgico aprofunda-se no desenvolvimento dos Cursos PROEJA do IFPA, que aponta a necessidade de um trabalho mais coletivo no qual ocorra uma integraÃÃo entre as diversas disciplinas em torno de situaÃÃes concretas da prÃtica dos alunos. Como resultados da oficina concluÃmos a necessidade de esclarecermos junto aos professores lotados no Curso que o PROEJA à um programa que tem como objetivo o resgate de cidadania dos jovens e adultos que nÃo puderam estudar na idade escolar. Sendo necessÃrio que os professores e gestores institucionais se atentem para o fato de que os alunos do PROEJA possuem traÃos de vida origens idades vivÃncias profissionais histÃricos escolares ritmos de aprendizagem diferenciados. Realidade que deve ser atendida com qualidade. TambÃm foi amplamente defendido que devemos ter como prÃtica o diÃlogo e a troca de experiÃncias, pois os alunos da EJA sÃo alunos que tÃm um grande acÃmulo de conhecimento de vida prÃtica e buscam em sala de aula na teoria a complementaÃÃo daquilo que jà conhecem do dia a dia. Esperamos que este trabalho possa contribuir para o desenvolvimento de um ensino profissionalizante baseado na integraÃÃo do conhecimento tÃcnico, cientÃfico e cultural e que assegure tÃcnicas e metodologias de ensino capazes de proporcionar aos alunos condiÃÃes de permanÃncia e aprendizagem conduzindo-os a melhores resultados acadÃmicos assim como e uma preparaÃÃo de trabalhadores que eleve o nÃvel de escolarizaÃÃo da populaÃÃo
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO desafio de integrar a educaÃÃo profissional à educaÃÃo bÃsica de jovens e adultos, no IFPA.The challenge to integrate profissional education basic education and young adults2012-05-08Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 KÃtia Regina Rodrigues Lima23088460382Jacqueline Cunha da Serra Freire2632696526818564520265http://lattes.cnpq.br/5762740014243144Sonia de FÃtima Rodrigues SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPROEJA IntegraÃÃo dos Conhecimentos PrÃtica PedagÃgica.PROEJA Integration of Knowledge Pedagogical PracticeEDUCACAOEsta investigaÃÃo teve como objetivo identificar por meio de interpretaÃÃes pautadas nos relatos dos professores sobre suas prÃticas pedagÃgicas e nos documentos de institucionalizaÃÃo do PROEJA no IFPA se acontece a articulaÃÃo e a interlocuÃÃo entre os contextos da EducaÃÃo BÃsica e Profissional na formataÃÃo de integraÃÃo do ensino. A motivaÃÃo para o desenvolvimento da pesquisa pautou-se as seguintes perguntas: a) Como o PROEJA foi assimilado no IFPA? b) Que prÃticas pedagÃgicas tÃm sido desenvolvidas no Curso TÃcnico de MecÃnica do PROEJA/IFPA? c) A integraÃÃo da EducaÃÃo BÃsica com a EducaÃÃo Profissional à um fundamento explicitado na visÃo dos professores em suas prÃticas docentes e na proposta pedagÃgica do Curso de MecÃnica do PROEJA/IFPA? Para responder aos questionamentos da pesquisa utilizamos como referÃncia para a pesquisa qualitativa por se tratar de um estudo do processo educativo, que visa propor alternativas metodolÃgicas ao desenvolvimento de um curso, e por sabermos que muitas informaÃÃes sobre o desenvolvimento das prÃticas pedagÃgicas pelos professores nÃo podem ser quantificadas, e sim interpretadas de forma mais ampla amparada principalmente nos aspectos culturais sociais dos sujeitos da pesquisa. 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The motivation for the development of the research was based on the following questions: a) How PROEJA was assimilated into the IFPA? b) What pedagogical practices have been developed in the Technical Course Mechanics PROEJA / IFPA? c) Integration of Basic Education to the Education Professional is an explicit basis in view of the teachers in their teaching practices and pedagogical Course Mechanics PROEJA / IFPA? To answer the questions of the research used as a reference for qualitative research, because it is a study of the educational process, which aims to propose alternatives to the methodological development of a course, and we know that a lot of information on the development of pedagogical practices by teachers do not can be quantified, but interpreted more broadly, supported mainly in the cultural, social research subjects. In the first phase a literature review was conducted to define a specific framework to support the theoretical study. Then, they were raised, in official documents, legal allowances to base analyzes and reflections on the object of research such as: PROEJA Base Document, the Document Base A leap into the future; PROEJA of the Benchmarks for Elementary and East; Decree 5.840/2006 establishing, at the federal level, the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Form of Youth and Adults - PROEJA, the Organization of the Curriculum Courses PROEJA, the Pedagogical Plan of Courses PROEJA the IFPA, and the reports of training courses PROEJA conducted with teachers of the institution in order to meet not only quantitative data, but, above all, information that would allow conduct qualitative analysis of the phenomenon. Empirical research has also been employed, we conducted a qualitative approach using semi-structured interviews with teachers developed the course. During development of the interviews, we identified the need for further research. Following this logic we use the technique of participatory research, time involved a significant number of teachers in the development of practical workshop on the theme, in order to meet the objectives of the research concerning the identification of methodological alternatives proposed by the teachers for the course. The survey results revealed concerning the pedagogical practice developed in the halls of PROEJA is noticeable difficulties encountered by teachers regarding the integration of knowledge of general education with technical training. The issue of organization of educational work delves into the development of courses PROEJA the IFPA, which indicates the need for a more collective in which integration occurs between the different disciplines, based on real situations in the practice of students. As a result of the workshop concluded the need to clarify with teachers crowded the PROEJA Course is a program that aims to rescue the citizenship of young people and adults who could not study at school age. Is necessary that teachers and institutional managers to pay attention to the fact that students have the PROEJA traces of life, backgrounds, ages, professional experiences, transcripts, different rates of learning. Reality that must be met with quality. It was also widely argued that we should have as a practice dialogue and exchange of experiences as students of adult education are students who have a large accumulation of knowledge of practical life and seek in the classroom, in theory, to complement what we already know day to day. We hope this work can contribute to the development of a vocational education based on the integration of technical, scientific and cultural techniques and methodologies to ensure education can provide students with conditions of stay and learning, leading them to better academic results, well as preparing workers and raising the level of schooling of the population.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7849application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:50Zmail@mail.com -
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Sonia de FÃtima Rodrigues Santos
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