Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960 |
Resumo: | As Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela. |
id |
UFC_51560125186e7b279096deaa884a6dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3120 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso Proposal of teaching qualification for performance in EAD: a case study2007-09-10Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/3972733795294956Paulo Gileno Cysneiros01025287487http://lattes.cnpq.br/5486517825557523Sergio Scheer06958993827http://lattes.cnpq.br/069589938278231240191466760http://lattes.cnpq.br/5340191466760543Sandra Maria AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Docente GestÃo EducaÃÃo ContinuadaLong-Distance Education Teaching Formation Management Continued EducationEDUCACAOAs Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela.The Information and Communication Technologies bring new requirements and new guidelines for the world of education that become more expressive in the Long-Distance Education (EAD). These requirements transfer the complexity of this educative modality existing in the administrative and pedagogical sphere and they justify the concern of the managers in investing in the qualification of its personnel, in view of assuring the work with more quality and social commitment. The new lines of direction and requirements make imperative that new pedagogical questions and the new challenges that people put relating to the formation of the professor are argued. Considering the situation, a qualitative and quantitative study was done to detect the distrusts, the difficulties and the expectations of the professors from a determined college relating to the implantation of the Distance Education with the objective to present a proposal of pedagogical formation of the professors. In this sense, a semistructuralized interview that was applied among the actors of the research was done. The results of the study make possible the delineation of a proposal which you believe it will make possible a better insertion of the culture in EAD, as well as it will facilitate the elaboration and implementation of projects, mediated by the technologies in the searched institution.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposal of teaching qualification for performance in EAD: a case study |
title |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
spellingShingle |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso Sandra Maria AraÃjo EducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Docente GestÃo EducaÃÃo Continuada Long-Distance Education Teaching Formation Management Continued Education EDUCACAO |
title_short |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
title_full |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
title_fullStr |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
title_sort |
Proposta de CapacitaÃÃo Docente para AtuaÃÃo em EAD: um Estudo de Caso |
author |
Sandra Maria AraÃjo |
author_facet |
Sandra Maria AraÃjo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ymiracy Nascimento de Souza Polak |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
27337952949560 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3972733795294956 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Gileno Cysneiros |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
01025287487 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5486517825557523 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sergio Scheer |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
06958993827 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0695899382782312 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
40191466760 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5340191466760543 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandra Maria AraÃjo |
contributor_str_mv |
Ymiracy Nascimento de Souza Polak Paulo Gileno Cysneiros Sergio Scheer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Docente GestÃo EducaÃÃo Continuada |
topic |
EducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Docente GestÃo EducaÃÃo Continuada Long-Distance Education Teaching Formation Management Continued Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Long-Distance Education Teaching Formation Management Continued Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The Information and Communication Technologies bring new requirements and new guidelines for the world of education that become more expressive in the Long-Distance Education (EAD). These requirements transfer the complexity of this educative modality existing in the administrative and pedagogical sphere and they justify the concern of the managers in investing in the qualification of its personnel, in view of assuring the work with more quality and social commitment. The new lines of direction and requirements make imperative that new pedagogical questions and the new challenges that people put relating to the formation of the professor are argued. Considering the situation, a qualitative and quantitative study was done to detect the distrusts, the difficulties and the expectations of the professors from a determined college relating to the implantation of the Distance Education with the objective to present a proposal of pedagogical formation of the professors. In this sense, a semistructuralized interview that was applied among the actors of the research was done. The results of the study make possible the delineation of a proposal which you believe it will make possible a better insertion of the culture in EAD, as well as it will facilitate the elaboration and implementation of projects, mediated by the technologies in the searched institution. |
description |
As Tecnologias da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo trazem para o mundo do ensino novas exigÃncias e novas diretrizes que se tornam mais expressivas na EducaÃÃo à DistÃncia. Essas exigÃncias traduzem a complexidade desta modalidade educativa presente na esfera administrativa e pedagÃgica, e justificam a preocupaÃÃo dos gestores em investirem na qualificaÃÃo de seu quadro de pessoal, tendo em vista a assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social. As novas diretrizes e exigÃncias tornam imperativo que sejam discutidas novas questÃes pedagÃgicas e os novos desafios que se colocam em relaÃÃo à formaÃÃo do professor. Considerando a problemÃtica, foi realizado um estudo quanti/qualitativo visando detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituiÃÃo de ensino superior em relaÃÃo a implantaÃÃo da EducaÃÃo à DistÃncia, com vistas a apresentaÃÃo de uma proposta de capacitaÃÃo pedagÃgica dos docentes. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi estruturada que foi aplicada junto aos atores da pesquisa. Os resultados do estudo possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitarà uma melhor inserÃÃo da cultura em EAD, bem como facilitarà a elaboraÃÃo e implementaÃÃo de projetos, mediados pelas tecnologias na instituiÃÃo em tela. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295135020089344 |