Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_29cd8e20b85564b9f802fb3a2201b123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:5762 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProcessos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1 ano de ensino fundamental.2012-09-03Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Marilete Geralda da Silva36694410697http://lattes.cnpq.br/994393021235288093523171387 http://lattes.cnpq.br/0813881580014580Luiza HermÃnia de Almeida Assis BrilhanteUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRProcessus mÃtacognitifs Production de texteprocessos metacognitivos produÃÃo textual alfabetizaÃÃo de crianÃasEDUCACAOnÃo hÃA metacogniÃÃo desempenha um importante papel na aquisiÃÃo da linguagem escrita e na aprendizagem das quatro habilidades linguÃsticas - produÃÃo oral e escrita, compreensÃo oral e escrita (FLAVELL, 1979). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar os processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1 ano do Ensino Fundamental (EF), a fim de compreender sua importÃncia para a aprendizagem da lÃngua escrita. Como objetivos especÃficos, nos propusemos a: 1. Analisar as concepÃÃes das crianÃas sobre a atividade de produzir, revisar e reescrever textos; 2. Identificar as estratÃgias metacognitivas utilizadas na escrita de seus textos; 3. Identificar como os conhecimentos metacognitivos emergem durante a escrita de seus textos. Dessa forma, trouxemos como mote de investigaÃÃo o entrelaÃamento da Teoria Metacognitiva (FLAVELL, 1979; 1999), do processamento da produÃÃo textual (GOMBERT, 1990; JOLIBERT, 1994; ABAURRE et al. 1995; COSTA VAL, 2006; MARCUSCHI, 2008) enfocando na atividade de revisÃo e reescrita de textos de crianÃas, assim como tambÃm da aquisiÃÃo e desenvolvimento da lÃngua escrita (FERREIRO, 1985, 1989, 2003, 2005; TEBEROSKY e COLOMER, 2003, MORAIS, 2005). Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso MÃltiplo (BOGDAN E BIKLEN, 1994) com nove crianÃas de seis anos de idade do 1 ano do EF. Os dados foram coletados por meio da observaÃÃo-participante; da entrevista semiestruturada utilizando o desenho como tÃcnica de provocaÃÃo; da entrevista de explicitaÃÃo nas quatro situaÃÃes distintas em que as crianÃas foram convidadas a produzir textos, bem como a revisÃ-los e reescrevÃ-los, tanto individualmente quanto em duplas. Os resultados mostraram que as crianÃas fazem reflexÃes metacognitivas, evidenciando conhecimentos e estratÃgias ao realizar a produÃÃo, a revisÃo e a reescrita de seus textos, provocando assim, a regulaÃÃo e a tomada de consciÃncia acerca do seu processo de apropriaÃÃo da escrita. As concepÃÃes das crianÃas representaram os conhecimentos metacognitivos que possuem, pois atribuem ao esforÃo pessoal, sua capacidade de pensar e ler, a competÃncia de escrever textos, embora considerem a necessidade de auxÃlio externo, ou seja, de pessoas que acreditam ser mais experientes com a escrita, como pais, professores e alguns colegas. A revisÃo em duplas foi feita com estratÃgias que jà se manifestavam ao realizÃ-la individualmente, porÃm houve aumento expressivo no uso de estratÃgias de natureza metacognitiva. Salientamos a necessidade da mediaÃÃo para a efetivaÃÃo do procedimento de revisÃo textual, sendo este um fator importante para o processo de construÃÃo da lÃngua escrita e parte integrante do processamento da produÃÃo textual.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:10Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
title |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
spellingShingle |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante processos metacognitivos produÃÃo textual alfabetizaÃÃo de crianÃas EDUCACAO |
title_short |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
title_full |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
title_fullStr |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
title_sort |
Processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1Â ano de ensino fundamental. |
author |
Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante |
author_facet |
Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
74089269768 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Adriana Leite Limaverde Gomes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
16927974334 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3072347002192936 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marilete Geralda da Silva |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
36694410697 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9943930212352880 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
93523171387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0813881580014580 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiza HermÃnia de Almeida Assis Brilhante |
contributor_str_mv |
Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins Adriana Leite Limaverde Gomes Marilete Geralda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processos metacognitivos produÃÃo textual alfabetizaÃÃo de crianÃas |
topic |
processos metacognitivos produÃÃo textual alfabetizaÃÃo de crianÃas EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A metacogniÃÃo desempenha um importante papel na aquisiÃÃo da linguagem escrita e na aprendizagem das quatro habilidades linguÃsticas - produÃÃo oral e escrita, compreensÃo oral e escrita (FLAVELL, 1979). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar os processos metacognitivos implicados na produÃÃo escrita de crianÃas do 1 ano do Ensino Fundamental (EF), a fim de compreender sua importÃncia para a aprendizagem da lÃngua escrita. Como objetivos especÃficos, nos propusemos a: 1. Analisar as concepÃÃes das crianÃas sobre a atividade de produzir, revisar e reescrever textos; 2. Identificar as estratÃgias metacognitivas utilizadas na escrita de seus textos; 3. Identificar como os conhecimentos metacognitivos emergem durante a escrita de seus textos. Dessa forma, trouxemos como mote de investigaÃÃo o entrelaÃamento da Teoria Metacognitiva (FLAVELL, 1979; 1999), do processamento da produÃÃo textual (GOMBERT, 1990; JOLIBERT, 1994; ABAURRE et al. 1995; COSTA VAL, 2006; MARCUSCHI, 2008) enfocando na atividade de revisÃo e reescrita de textos de crianÃas, assim como tambÃm da aquisiÃÃo e desenvolvimento da lÃngua escrita (FERREIRO, 1985, 1989, 2003, 2005; TEBEROSKY e COLOMER, 2003, MORAIS, 2005). Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso MÃltiplo (BOGDAN E BIKLEN, 1994) com nove crianÃas de seis anos de idade do 1 ano do EF. Os dados foram coletados por meio da observaÃÃo-participante; da entrevista semiestruturada utilizando o desenho como tÃcnica de provocaÃÃo; da entrevista de explicitaÃÃo nas quatro situaÃÃes distintas em que as crianÃas foram convidadas a produzir textos, bem como a revisÃ-los e reescrevÃ-los, tanto individualmente quanto em duplas. Os resultados mostraram que as crianÃas fazem reflexÃes metacognitivas, evidenciando conhecimentos e estratÃgias ao realizar a produÃÃo, a revisÃo e a reescrita de seus textos, provocando assim, a regulaÃÃo e a tomada de consciÃncia acerca do seu processo de apropriaÃÃo da escrita. As concepÃÃes das crianÃas representaram os conhecimentos metacognitivos que possuem, pois atribuem ao esforÃo pessoal, sua capacidade de pensar e ler, a competÃncia de escrever textos, embora considerem a necessidade de auxÃlio externo, ou seja, de pessoas que acreditam ser mais experientes com a escrita, como pais, professores e alguns colegas. A revisÃo em duplas foi feita com estratÃgias que jà se manifestavam ao realizÃ-la individualmente, porÃm houve aumento expressivo no uso de estratÃgias de natureza metacognitiva. Salientamos a necessidade da mediaÃÃo para a efetivaÃÃo do procedimento de revisÃo textual, sendo este um fator importante para o processo de construÃÃo da lÃngua escrita e parte integrante do processamento da produÃÃo textual. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295168543064064 |