Impactos do repasse do ICMS sobre a proficiÃncia dos alunos do estado do cearà - uma medida do IQE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anna MÃrcia Cordeiro Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15085
Resumo: Esta dissertaÃÃo tem por objetivo mensurar o impacto do Ãndice Municipal de Qualidade da EducaÃÃo â IQE e do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal â IDHM dos municÃpios cearenses sobre a proficiÃncia dos alunos do 5 e 9 anos do ensino fundamental das escolas pÃblicas municipais cearenses na Prova Brasil para o ano de 2011. A fonte de dados utilizada para as variÃveis que representam a Prova Brasil foi extraÃda do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (INEP) para o ano de 2011. Jà para o IDHM foi extraÃdo do Programa das NaÃÃes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para os anos de 2010 e pelo Instituto de Pesquisa EstratÃgica EconÃmica do Estado do Cearà (IPECE) para o IQE, para os anos de 2011. Com a utilizaÃÃo do mÃtodo dos MÃnimos Quadrados OrdinÃrios foram feitas estimaÃÃes que indicaram que a proficiÃncia nas disciplinas de PortuguÃs e MatemÃtica apenas para o 5 ando ensino fundamental das escolas pÃblicas municipais cearenses à melhor quanto mais alto for o IDHM e o IQE. E mais importante, a existÃncia de assimetrias no impacto do IQE sobre a proficiÃncia dos alunos em MatemÃtica e PortuguÃs para os dois anos escolares analisados. Sendo os alunos do 5 ano os mais beneficiados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisImpactos do repasse do ICMS sobre a proficiÃncia dos alunos do estado do cearà - uma medida do IQEICMS transfer of impacts on the proficiency of students in the state of Cearà - a measure the IQE2015-01-23Marcelo de Castro Callado00070000035Ricardo AntÃnio de Castro Pereira00000000119http://lattes.cnpq.br/5079227739945692Eleydiane Maria Gomes Vale0007000008782550530349Anna MÃrcia Cordeiro TeixeiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBREducaÃÃo ICMS Ãndice de Qualidade de EducaÃÃo â IQEEducation ICMS Index of Educational Quality â IEQCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta dissertaÃÃo tem por objetivo mensurar o impacto do Ãndice Municipal de Qualidade da EducaÃÃo â IQE e do Ãndice de Desenvolvimento Humano Municipal â IDHM dos municÃpios cearenses sobre a proficiÃncia dos alunos do 5 e 9 anos do ensino fundamental das escolas pÃblicas municipais cearenses na Prova Brasil para o ano de 2011. A fonte de dados utilizada para as variÃveis que representam a Prova Brasil foi extraÃda do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (INEP) para o ano de 2011. Jà para o IDHM foi extraÃdo do Programa das NaÃÃes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para os anos de 2010 e pelo Instituto de Pesquisa EstratÃgica EconÃmica do Estado do Cearà (IPECE) para o IQE, para os anos de 2011. Com a utilizaÃÃo do mÃtodo dos MÃnimos Quadrados OrdinÃrios foram feitas estimaÃÃes que indicaram que a proficiÃncia nas disciplinas de PortuguÃs e MatemÃtica apenas para o 5 ando ensino fundamental das escolas pÃblicas municipais cearenses à melhor quanto mais alto for o IDHM e o IQE. E mais importante, a existÃncia de assimetrias no impacto do IQE sobre a proficiÃncia dos alunos em MatemÃtica e PortuguÃs para os dois anos escolares analisados. Sendo os alunos do 5 ano os mais beneficiados.This paper aims to measure the impact of Municipal Index of Educational Quality - IEQ and the Municipal Human Development Index - MHDI of Cearà municipalities on the proficiency of students in 5 and 9 years of basic education of public schools of Cearà in Prova Brasil Exam, for the year 2011. The data source used for variables representing Brazil Support was extracted from the National Institute of Educational Studies Teixeira (INEP) for the year 2011. As for the MHDI was extracted from the United Nations Program United Nations Development Programme (UNDP), for the years 2010 and 2011 and the IEQ from the Institute for Economic Strategy Research of the State of Cearà (IPECE) for the IEQ, for the years 2010 and 2011. Using the method of Ordinary Least Squares stimations were made which indicated that proficiency in the subjects of Portuguese and Math for only the 5th year of basic education of public schools Cearà is better the higher the IDHM. And more importantly, the existence of asymmetries in the impact of IQE about student proficiency in math and Portuguese for two school years analyzed. Being students of the 5th year the most benefit.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15085application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:08Zmail@mail.com -
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