Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabel Magda Said Pierre Carneiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1191
Resumo: Este ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagÃgico e sua especificidade a partir das aÃÃes desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso mÃltiplo na organizaÃÃo nÃo governamental ComunicaÃÃo e Cultura â CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho â IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observaÃÃo direta das prÃticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a anÃlise de documentos. TambÃm fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretÃria executiva do CC e o coordenador do ambiente de QualificaÃÃo Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagÃgico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formaÃÃo no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se tambÃm que as condiÃÃes sociais, polÃticas e econÃmicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites Ãs possibilidades objetivas de humanizaÃÃo e à autonomia profissional das pedagogas. As caracterÃsticas divergentes das instituiÃÃes quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais tambÃm influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagÃgicos se define desde trÃs eixos: relaÃÃo pedagÃgica, articulaÃÃo teoria e prÃtica e caracterÃsticas pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagÃgico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboraÃÃo que se assemelha a um arco originado na formaÃÃo profissional e nas concepÃÃes de homem, mundo, sociedade e educaÃÃo das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulaÃÃo teoria e prÃtica, produzindo nova prÃxis.
id UFC_2fc72865b86cfdd2438032ed397bab51
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:681
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Pedagogical work and its peculiarities:the praxis by pedagogs out of school 2007-03-22Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Maria Marina Dias Cavalcante0467254230092312349353http://lattes.cnpq.br/1030954758084059Isabel Magda Said Pierre CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho pedagÃgico especificidade pedagÃgica profissional de Pedagogia espaÃos nÃo escolares. Pedagogical work pedagogical peculiaritie pedagogs out of schoolCIENCIAS HUMANASEste ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagÃgico e sua especificidade a partir das aÃÃes desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso mÃltiplo na organizaÃÃo nÃo governamental ComunicaÃÃo e Cultura â CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho â IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observaÃÃo direta das prÃticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a anÃlise de documentos. TambÃm fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretÃria executiva do CC e o coordenador do ambiente de QualificaÃÃo Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagÃgico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formaÃÃo no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se tambÃm que as condiÃÃes sociais, polÃticas e econÃmicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites Ãs possibilidades objetivas de humanizaÃÃo e à autonomia profissional das pedagogas. As caracterÃsticas divergentes das instituiÃÃes quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais tambÃm influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagÃgicos se define desde trÃs eixos: relaÃÃo pedagÃgica, articulaÃÃo teoria e prÃtica e caracterÃsticas pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagÃgico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboraÃÃo que se assemelha a um arco originado na formaÃÃo profissional e nas concepÃÃes de homem, mundo, sociedade e educaÃÃo das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulaÃÃo teoria e prÃtica, produzindo nova prÃxis. The purpose of this work is to understand the pedagogical work and its peculiarities by analyzing the actions developed by pedagogs out of school. In order to do that, a qualitative research was conducted in the model of a multiple case study in the non-governmental organization ComunicaÃÃo e Cultura â CC and in the Instituto de Desenvolvimento do Trabalho â IDT, both located in Fortaleza. The direct observation of the two pedagogsâ work, the open and semi-structured interviews, and the document analyses were the source of the collected data. Other professionals like the executive secretary of CC and the Coordinator of the Professional Qualification and Enterprising Department of IDT were also investigated. Based on the data, we could see that the pedagogical work tries to improve the learning outcome of the youth and adults, as well as provide them with higher quality in education in what is concerned with maturity and development as humans. The research shows that social, political and economical conditions reflect on the work carried at CC and IDT setting up limits to the objective possibilities of humanization and the professional autonomy of the pedagogs. The opposing characteristics of the institutions concerning their organizational and structural sets also influence the way priorities are set up. It is identified that the peculiarities of the pedagogical work hold up three aspects: the pedagogical relationship, the articulation between theory and practice, and the personal characteristics. Therefore, characterizing the pedagogical work aiming to delineate its peculiarities implies planning that involves a relation that goes from the professional formation and the human, world, society and educational concepts, to the working routines guided by the articulation between theory and practice resulting in a new praxis.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1191application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:14:06Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical work and its peculiarities:the praxis by pedagogs out of school
title Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
spellingShingle Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
Isabel Magda Said Pierre Carneiro
Trabalho pedagÃgico
especificidade pedagÃgica
profissional de Pedagogia
espaÃos nÃo escolares.
Pedagogical work
pedagogical peculiaritie
pedagogs
out of school
CIENCIAS HUMANAS
title_short Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
title_full Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
title_fullStr Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
title_full_unstemmed Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
title_sort Trabalho pedagÃgico e sua especificidade: a prÃxis de profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares.
author Isabel Magda Said Pierre Carneiro
author_facet Isabel Magda Said Pierre Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Terezinha de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38362821787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149446324352374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Marina Dias Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04672542300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 92312349353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1030954758084059
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabel Magda Said Pierre Carneiro
contributor_str_mv Angela Terezinha de Souza
Jacques Therrien
Maria Marina Dias Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho pedagÃgico
especificidade pedagÃgica
profissional de Pedagogia
espaÃos nÃo escolares.
topic Trabalho pedagÃgico
especificidade pedagÃgica
profissional de Pedagogia
espaÃos nÃo escolares.
Pedagogical work
pedagogical peculiaritie
pedagogs
out of school
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical work
pedagogical peculiaritie
pedagogs
out of school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagÃgico e sua especificidade a partir das aÃÃes desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso mÃltiplo na organizaÃÃo nÃo governamental ComunicaÃÃo e Cultura â CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho â IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observaÃÃo direta das prÃticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a anÃlise de documentos. TambÃm fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretÃria executiva do CC e o coordenador do ambiente de QualificaÃÃo Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagÃgico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formaÃÃo no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se tambÃm que as condiÃÃes sociais, polÃticas e econÃmicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites Ãs possibilidades objetivas de humanizaÃÃo e à autonomia profissional das pedagogas. As caracterÃsticas divergentes das instituiÃÃes quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais tambÃm influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagÃgicos se define desde trÃs eixos: relaÃÃo pedagÃgica, articulaÃÃo teoria e prÃtica e caracterÃsticas pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagÃgico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboraÃÃo que se assemelha a um arco originado na formaÃÃo profissional e nas concepÃÃes de homem, mundo, sociedade e educaÃÃo das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulaÃÃo teoria e prÃtica, produzindo nova prÃxis.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The purpose of this work is to understand the pedagogical work and its peculiarities by analyzing the actions developed by pedagogs out of school. In order to do that, a qualitative research was conducted in the model of a multiple case study in the non-governmental organization ComunicaÃÃo e Cultura â CC and in the Instituto de Desenvolvimento do Trabalho â IDT, both located in Fortaleza. The direct observation of the two pedagogsâ work, the open and semi-structured interviews, and the document analyses were the source of the collected data. Other professionals like the executive secretary of CC and the Coordinator of the Professional Qualification and Enterprising Department of IDT were also investigated. Based on the data, we could see that the pedagogical work tries to improve the learning outcome of the youth and adults, as well as provide them with higher quality in education in what is concerned with maturity and development as humans. The research shows that social, political and economical conditions reflect on the work carried at CC and IDT setting up limits to the objective possibilities of humanization and the professional autonomy of the pedagogs. The opposing characteristics of the institutions concerning their organizational and structural sets also influence the way priorities are set up. It is identified that the peculiarities of the pedagogical work hold up three aspects: the pedagogical relationship, the articulation between theory and practice, and the personal characteristics. Therefore, characterizing the pedagogical work aiming to delineate its peculiarities implies planning that involves a relation that goes from the professional formation and the human, world, society and educational concepts, to the working routines guided by the articulation between theory and practice resulting in a new praxis.
description Este ensaio tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagÃgico e sua especificidade a partir das aÃÃes desenvolvidas por profissionais de Pedagogia em espaÃos nÃo escolares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso mÃltiplo na organizaÃÃo nÃo governamental ComunicaÃÃo e Cultura â CC e no Instituto do Desenvolvimento do Trabalho â IDT, em Fortaleza. Foram utilizados como instrumentos de coleta da pesquisa, a observaÃÃo direta das prÃticas de duas pedagogas, as entrevistas aberta e semi-estruturada e a anÃlise de documentos. TambÃm fizeram parte deste estudo outros profissionais, como a secretÃria executiva do CC e o coordenador do ambiente de QualificaÃÃo Profissional e Empreendedorismo do IDT. Com base nos dados, percebe-se que o trabalho pedagÃgico busca melhorar os resultados da aprendizagem de jovens e adultos e elevar a qualidade de sua formaÃÃo no que diz respeito ao amadurecimento e desenvolvimento como pessoas. Constata-se tambÃm que as condiÃÃes sociais, polÃticas e econÃmicas repercutem no trabalho realizado no CC e no IDT, estabelecendo limites Ãs possibilidades objetivas de humanizaÃÃo e à autonomia profissional das pedagogas. As caracterÃsticas divergentes das instituiÃÃes quanto aos seus modelos organizacionais e estruturais tambÃm influenciam nos modos de fazer suas prioridades. Identifica-se, ainda, que a especificidade de seus trabalhos pedagÃgicos se define desde trÃs eixos: relaÃÃo pedagÃgica, articulaÃÃo teoria e prÃtica e caracterÃsticas pessoais. Considera-se, portanto, que o ato de caracterizar o trabalho pedagÃgico no intuito de revelar sua especificidade aponta para uma elaboraÃÃo que se assemelha a um arco originado na formaÃÃo profissional e nas concepÃÃes de homem, mundo, sociedade e educaÃÃo das pedagogas e segue pelo cotidiano de seu trabalho, mediado pela articulaÃÃo teoria e prÃtica, produzindo nova prÃxis.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1191
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295117551861760