A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Neurilane Viana Nogueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11540
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_3626661aa8c70f8669e3c7dd51fea34e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7855
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.The educational dimension of human rights and the education of the whole being at Lar Fabiano de Cristo: weaving a compliment to hope.2014-02-21Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues40989089304http://lattes.cnpq.br/3475629358113340 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/431458624138598772374063372http://lattes.cnpq.br/6456095439100855Maria Neurilane Viana NogueiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃoDireitos humanosEducaÃÃo espÃritaMultidimensionalidadeEducation Human Rights Spiritist Education multidimensionalityEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA humanidade vive um momento de grandes transformaÃÃes; o pensamento cartesiano, que por muito tempo foi dominante, com seu aspecto tradicional, reduzindo o humano tÃo somente a dimensÃo material, nÃo responde mais aos anseios da modernidade. Estamos diante de uma nova era para a homem, o limiar de um novo paradigma, cuja base à a dimensÃo espiritual do ser: o paradigma do espÃrito. Esse novo olhar nos convida a desenvolver nos sujeitos a educaÃÃo do espÃrito como forma de contemplar no processo educativo todas as dimensÃes do ser humano. A pesquisa em questÃo foi desenvolvida a partir do eixo temÃtico EducaÃÃo, Direitos Humanos e Espiritualidade. Partindo dessa perspectiva, propomos como lÃcus desse trabalho o Lar Fabiano de Cristo, uma instituiÃÃo de educaÃÃo formal, que tendo por base a visÃo espÃrita de educaÃÃo, desenvolvida travÃs de um projeto intitulado âEducaÃÃo Integral do Ser que considera a crianÃa como ser espiritual. Essa proposta educativa busca desenvolver as mÃltiplas dimensÃes do educando, entendendo-o enquanto sujeito espiritual em constante processo evolutivo, em meio a desafios de transformaÃÃo concretos. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa à descrever e analisar a produÃÃo de saber ÃntrÃnseca no diÃlogo entre Direitos Humanos e Espiritualidade, a partir do projeto EducaÃÃo do Ser Integral no contexto educativo do Lar Fabiano de Cristo, enfocando a dimensÃo espiritual do sujeito da educaÃÃo e apresentando a prÃtica dessa instituiÃÃo como ambiÃncia de problematizaÃÃo do acesso aos direitos da infÃncia. Para contemplar os objetivos propostos no estudo em questÃo, trabalhamos com a metodologia da HistÃria de Vida e FormaÃÃo, calÃada em Josso e Warschauer (2004; 2001), em especial, utilizando tÃcnicas de observaÃÃo participante, entrevistas grupais e individuais, bem como fontes documentais, capazes de nos permitir capturar o modo como a vivÃncia dos direitos da crianÃa e seus devires sÃo vivenciados por jovens, adultos e crianÃas no Lar Fabiano de Cristo. LanÃamos mÃo, de modo a complementar à fala das crianÃas, da linguagem do desenho prÃpria à expressividade do pensamento infantil. Dessa forma à que a pesquisa pretende ter como um dos referenciais teÃricos a aproximaÃÃo entre os Direitos Humanos e a espiritualidade, tendo por base a visÃo espÃrita do Direito e as contribuiÃÃes da Pedagogia EspÃrita para a formaÃÃo do sujeito crÃtico, autÃnomo e reflexivo. Destacamos como referenciais teÃricos dessa pesquisa: HERRERA FLORES,1999; SILVA, 2010; DINIZ 1996 ( Direitos Humanos); TILLMANN & PILAR, 2003, 2009; SCHELER, 2008; YUS, 2002; ÃNGELIS, 1994; KARDEC, 2000, 2002, 2004, 2005; BARSANULFO, 2000 (EducaÃÃo e Valores Humanos), EducaÃÃo das CrianÃas ( MONTESSORI, 2001; PACHECO, 2012).http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11540application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:42Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The educational dimension of human rights and the education of the whole being at Lar Fabiano de Cristo: weaving a compliment to hope.
title A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
spellingShingle A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
Maria Neurilane Viana Nogueira
EducaÃÃo
Direitos humanos
EducaÃÃo espÃrita
Multidimensionalidade
Education
Human Rights
Spiritist
Education multidimensionality
EDUCACAO
title_short A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
title_full A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
title_fullStr A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
title_full_unstemmed A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
title_sort A DimensÃo Educativa dos Direitos Humanos e a EducaÃÃo do Ser Integral do Lar Fabiano de Cristo: tecendo um elogio da esperanÃa.
author Maria Neurilane Viana Nogueira
author_facet Maria Neurilane Viana Nogueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 40989089304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3475629358113340
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 72374063372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6456095439100855
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Neurilane Viana Nogueira
contributor_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
Lidia Valesca Bonfim Pimentel Rodrigues
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
Direitos humanos
EducaÃÃo espÃrita
Multidimensionalidade
topic EducaÃÃo
Direitos humanos
EducaÃÃo espÃrita
Multidimensionalidade
Education
Human Rights
Spiritist
Education multidimensionality
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Human Rights
Spiritist
Education multidimensionality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A humanidade vive um momento de grandes transformaÃÃes; o pensamento cartesiano, que por muito tempo foi dominante, com seu aspecto tradicional, reduzindo o humano tÃo somente a dimensÃo material, nÃo responde mais aos anseios da modernidade. Estamos diante de uma nova era para a homem, o limiar de um novo paradigma, cuja base à a dimensÃo espiritual do ser: o paradigma do espÃrito. Esse novo olhar nos convida a desenvolver nos sujeitos a educaÃÃo do espÃrito como forma de contemplar no processo educativo todas as dimensÃes do ser humano. A pesquisa em questÃo foi desenvolvida a partir do eixo temÃtico EducaÃÃo, Direitos Humanos e Espiritualidade. Partindo dessa perspectiva, propomos como lÃcus desse trabalho o Lar Fabiano de Cristo, uma instituiÃÃo de educaÃÃo formal, que tendo por base a visÃo espÃrita de educaÃÃo, desenvolvida travÃs de um projeto intitulado âEducaÃÃo Integral do Ser que considera a crianÃa como ser espiritual. Essa proposta educativa busca desenvolver as mÃltiplas dimensÃes do educando, entendendo-o enquanto sujeito espiritual em constante processo evolutivo, em meio a desafios de transformaÃÃo concretos. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa à descrever e analisar a produÃÃo de saber ÃntrÃnseca no diÃlogo entre Direitos Humanos e Espiritualidade, a partir do projeto EducaÃÃo do Ser Integral no contexto educativo do Lar Fabiano de Cristo, enfocando a dimensÃo espiritual do sujeito da educaÃÃo e apresentando a prÃtica dessa instituiÃÃo como ambiÃncia de problematizaÃÃo do acesso aos direitos da infÃncia. Para contemplar os objetivos propostos no estudo em questÃo, trabalhamos com a metodologia da HistÃria de Vida e FormaÃÃo, calÃada em Josso e Warschauer (2004; 2001), em especial, utilizando tÃcnicas de observaÃÃo participante, entrevistas grupais e individuais, bem como fontes documentais, capazes de nos permitir capturar o modo como a vivÃncia dos direitos da crianÃa e seus devires sÃo vivenciados por jovens, adultos e crianÃas no Lar Fabiano de Cristo. LanÃamos mÃo, de modo a complementar à fala das crianÃas, da linguagem do desenho prÃpria à expressividade do pensamento infantil. Dessa forma à que a pesquisa pretende ter como um dos referenciais teÃricos a aproximaÃÃo entre os Direitos Humanos e a espiritualidade, tendo por base a visÃo espÃrita do Direito e as contribuiÃÃes da Pedagogia EspÃrita para a formaÃÃo do sujeito crÃtico, autÃnomo e reflexivo. Destacamos como referenciais teÃricos dessa pesquisa: HERRERA FLORES,1999; SILVA, 2010; DINIZ 1996 ( Direitos Humanos); TILLMANN & PILAR, 2003, 2009; SCHELER, 2008; YUS, 2002; ÃNGELIS, 1994; KARDEC, 2000, 2002, 2004, 2005; BARSANULFO, 2000 (EducaÃÃo e Valores Humanos), EducaÃÃo das CrianÃas ( MONTESSORI, 2001; PACHECO, 2012).
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11540
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295186065817600