AvaliaÃÃo da eficiÃncia dos portos utilizando anÃlise envoltÃria de dados: estudo de caso dos portos da RegiÃo Nordeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4476 |
Resumo: | O sistema portuÃrio à elemento-chave para o desenvolvimento macroeconÃmico da sua Ãrea de influÃncia. A avaliaÃÃo de desempenho do setor portuÃrio torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades deste setor para buscar atingir a eficiÃncia. A AnÃlise EnvoltÃria de Dados (Data Envelopment Analysis â DEA) à um mÃtodo baseado em programaÃÃo matemÃtica, que analisa, com base nos recursos (inputs) e produtos (outputs) utilizados em dado processo, a eficiÃncia de um conjunto de unidades tomadoras de decisÃo (Decision Making Units - DMU). O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar modelo para a mediÃÃo da eficiÃncia dos portos da RegiÃo Nordeste do Brasil, no ano de 2006, adotando o mÃtodo DEA. A seleÃÃo de variÃveis foi feita com auxÃlio do mÃtodo CompensatÃrio de NormalizaÃÃo Ãnica, o qual à determina as variÃveis a serem utilizadas atravÃs do Ãndice S que depende da eficiÃncia mÃdia (relaÃÃo causal) e da quantidade de DMU na fronteira (poder de discriminaÃÃo). Foram analisadas as instalaÃÃes e operaÃÃes de contÃineres e granÃis sÃlidos dos principais portos da RegiÃo Nordeste. Este modelo foi aplicado, por intermÃdio dos programas SIADv3.0, aos 16 portos da regiÃo supracitada, sendo estes analisados por tipo de carga (contÃiner e granel sÃlido). Os resultados obtidos, atravÃs da anÃlise realizada, constataram que 14, dos 16 portos do Nordeste analisados, tÃm instalaÃÃes precÃrias, com exceÃÃo do porto de Salvador, na movimentaÃÃo de contÃineres, e o terminal de âSÃo LuÃs1â, na movimentaÃÃo de granÃis sÃlidos. As variÃveis âberÃoâ e âcaladoâ nos modelos analisados foram as que tiveram maiores valores de pesos e estiveram presentes em vÃrios cenÃrios, ou seja, a eficiÃncia analisada neste estudo tem forte relaÃÃo com as variÃveis citadas. A obtenÃÃo da eficiÃncia portuÃria, efetuada por tipo de carga, auxilia no planejamento de mÃdio e longo prazos, de forma a organizar os portos para aumentar a movimentaÃÃo horÃria e a movimentaÃÃo de cargas, contribuindo, assim, para a eficiÃncia dos terminais. A AnÃlise EnvoltÃria de Dados mostrou-se como mÃtodo que pode contribuir com os tomadores de decisÃes para anÃlise, gestÃo e planejamento no setor portuÃrio |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da eficiÃncia dos portos utilizando anÃlise envoltÃria de dados: estudo de caso dos portos da RegiÃo Nordeste do BrasilEfficiency evaluation of the ports utilizing data envelopment analysis: study case on the ports of Brazilâs Northwest Region 2010-03-18Ernesto Ferreira Nobre JÃnior13194135449Julio Francisco Barros Neto54209510378Nadja Glheuca da Silva Dutra 4300874735JoÃo Carlos Correia Baptista Soares de Mello6961162975301037630319http://lattes.cnpq.br/6813562007985967 Josà Nauri Cazuza de Sousa JuniorUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de Transportes-PETRANUFCBRPlanejamento portuÃrio AnÃlise envoltÃria de dados AvaliaÃÃo de desempenhoPort planning Data envelopment analysis performance evaluationENGENHARIA DE TRANSPORTESO sistema portuÃrio à elemento-chave para o desenvolvimento macroeconÃmico da sua Ãrea de influÃncia. A avaliaÃÃo de desempenho do setor portuÃrio torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades deste setor para buscar atingir a eficiÃncia. A AnÃlise EnvoltÃria de Dados (Data Envelopment Analysis â DEA) à um mÃtodo baseado em programaÃÃo matemÃtica, que analisa, com base nos recursos (inputs) e produtos (outputs) utilizados em dado processo, a eficiÃncia de um conjunto de unidades tomadoras de decisÃo (Decision Making Units - DMU). O presente trabalho teve como objetivo elaborar e analisar modelo para a mediÃÃo da eficiÃncia dos portos da RegiÃo Nordeste do Brasil, no ano de 2006, adotando o mÃtodo DEA. A seleÃÃo de variÃveis foi feita com auxÃlio do mÃtodo CompensatÃrio de NormalizaÃÃo Ãnica, o qual à determina as variÃveis a serem utilizadas atravÃs do Ãndice S que depende da eficiÃncia mÃdia (relaÃÃo causal) e da quantidade de DMU na fronteira (poder de discriminaÃÃo). Foram analisadas as instalaÃÃes e operaÃÃes de contÃineres e granÃis sÃlidos dos principais portos da RegiÃo Nordeste. Este modelo foi aplicado, por intermÃdio dos programas SIADv3.0, aos 16 portos da regiÃo supracitada, sendo estes analisados por tipo de carga (contÃiner e granel sÃlido). Os resultados obtidos, atravÃs da anÃlise realizada, constataram que 14, dos 16 portos do Nordeste analisados, tÃm instalaÃÃes precÃrias, com exceÃÃo do porto de Salvador, na movimentaÃÃo de contÃineres, e o terminal de âSÃo LuÃs1â, na movimentaÃÃo de granÃis sÃlidos. As variÃveis âberÃoâ e âcaladoâ nos modelos analisados foram as que tiveram maiores valores de pesos e estiveram presentes em vÃrios cenÃrios, ou seja, a eficiÃncia analisada neste estudo tem forte relaÃÃo com as variÃveis citadas. A obtenÃÃo da eficiÃncia portuÃria, efetuada por tipo de carga, auxilia no planejamento de mÃdio e longo prazos, de forma a organizar os portos para aumentar a movimentaÃÃo horÃria e a movimentaÃÃo de cargas, contribuindo, assim, para a eficiÃncia dos terminais. A AnÃlise EnvoltÃria de Dados mostrou-se como mÃtodo que pode contribuir com os tomadores de decisÃes para anÃlise, gestÃo e planejamento no setor portuÃrioThe port system is a key element for the macroeconomic development of its area of influence. The performance evaluation of the port sector becomes fundamental to the monitoring and improvement of the activities of this sector aiming at accomplishing efficiency. The Data Envelopment Analysis â DEA is a method based on mathematic programming which analyzes, based on the inputs and outputs utilized in a certain process, the efficiency of a set of Decision Making Units â DMU. The present work has as a goal to elaborate and analyze models for the efficiency measuring of the ports in Brazilâs northwest in 2006, adopting the DEA method. The variables selection was done with the aid of the Compensatory method of Normalization (Single Parameter), which determines the variables to be utilized through index S that depends on the average efficiency (causal relation) and the quantity of DMU in the frontier (discrimination power). The facilities of containers and solid bulks of the main ports in northwest were analyzed. This model was applied through the programs SIADv3.0 to the sixteen ports of the region above mentioned, being analyzed through the type of load (container and solid bulk). The results obtained through the analysis accomplished verified that among the sixteen ports analyzed in Northwest, fourteen have precarious facilities, except for Salvador port, concerning the containers turnover, and âSÃo LuÃs1â terminal, when it comes to the solid bulks turnover. The variables berth and draught in the models analyzed were the ones which obtained highest values concerning weight and the ones which were present in different scenarios. In other words, the efficiency analyzed in this study has a strong relation to the variables mentioned. The obtaining of the port efficiency executed by the type of load helps in the medium and long-term planning, so that it organizes the ports to increase the timetable turnover and the loads turnover, contributing to the efficiency of the terminals. 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The port system is a key element for the macroeconomic development of its area of influence. The performance evaluation of the port sector becomes fundamental to the monitoring and improvement of the activities of this sector aiming at accomplishing efficiency. The Data Envelopment Analysis â DEA is a method based on mathematic programming which analyzes, based on the inputs and outputs utilized in a certain process, the efficiency of a set of Decision Making Units â DMU. The present work has as a goal to elaborate and analyze models for the efficiency measuring of the ports in Brazilâs northwest in 2006, adopting the DEA method. The variables selection was done with the aid of the Compensatory method of Normalization (Single Parameter), which determines the variables to be utilized through index S that depends on the average efficiency (causal relation) and the quantity of DMU in the frontier (discrimination power). The facilities of containers and solid bulks of the main ports in northwest were analyzed. This model was applied through the programs SIADv3.0 to the sixteen ports of the region above mentioned, being analyzed through the type of load (container and solid bulk). The results obtained through the analysis accomplished verified that among the sixteen ports analyzed in Northwest, fourteen have precarious facilities, except for Salvador port, concerning the containers turnover, and âSÃo LuÃs1â terminal, when it comes to the solid bulks turnover. The variables berth and draught in the models analyzed were the ones which obtained highest values concerning weight and the ones which were present in different scenarios. In other words, the efficiency analyzed in this study has a strong relation to the variables mentioned. The obtaining of the port efficiency executed by the type of load helps in the medium and long-term planning, so that it organizes the ports to increase the timetable turnover and the loads turnover, contributing to the efficiency of the terminals. The Data Envelopment Analysis has proved to be a method which can contribute to the decision makers for analysis, management and planning of the port sector |
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